dicas para viagem em família

Dicas para planejar a viagem perfeita em família (sem estresse e com boas memórias)

DICAS PARA VIAGENS EM FAMÍLIA

Viajar em família também é sinônimo de fugir da rotina e criar novas formas de conexão entre pais, filhos, irmãos e parentes, além de exigir um certo nível de preparação, comunicação e leveza para tudo fluir melhor. 

Mas não se engane: por trás das fotos e memórias inesquecíveis, há um planejamento minucioso que faz toda a diferença entre o caos e a viagem dos sonhos. Confira abaixo dicas valiosas para quem quer curtir ao máximo com a família (e sem perrengues), como a contratação de um seguro viagem.

LEIA MAIS: 10 destinos no Brasil para férias em família: de cidades à natureza
18 bate-voltas perto de São Paulo: programas de aventura, lazer e família

ÍNDICE:

  1. Contrate um seguro viagem
  2. Escolha destinos com estrutura familiar
  3. Monte o roteiro da viagem com antecedência
  4. Confira os documentos necessários
  5. Arrume a mala com antecedência

DICAS PARA VIAGENS EM FAMÍLIA

1. Contrate um seguro viagem

Imprevistos acontecem: uma dor de ouvido no voo, uma intoxicação alimentar, uma mala extraviada. O seguro oferece suporte médico, indenização por bagagem, assistência jurídica e até cobertura em casos de cancelamento. E acredite: o custo é muito mais acessível do que uma consulta médica fora do país. 

LEIA TAMBÉM: 18 dúvidas sobre seguro de viagem resolvidas: tudo o que você precisa saber
5 razões pra nunca mais viajar sem seguro de viagem
Três sites incríveis pra fazer intercâmbio (quase) de graça

Por que eu preciso de seguro de viagem?

Basicamente porque se qualquer coisa acontecer com você no exterior, você pode pagar uma nota para resolver – em países como os Estados Unidos, acabar com as economias de uma vida ou ter que vender seu carro para pagar (é sério). E, pelo preço dos seguros, vale muito a pena ter essa tranquilidade para não passar perrengue. Eles ainda vêm com uns extrinhas, tipo seguro caso sua mala seja extraviada.

Em que países ele é obrigatório?

Só na Europa, nos 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30 000 para todos os turistas. O objetivo dessa regra é que o visitante possa garantir que terá uma forma de pagar por possíveis despesas médicas feitas durante a viagem, inclusive em caso de morte. Os países são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Liechtenstein, Chipre. Países que NÃO fazem parte: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária. Normalmente eles não pedem um comprovante no aeroporto.

DICAS PARA VIAGENS EM FAMÍLIA

Qual é o melhor seguro viagem para viagens em família?

A Coris é uma das seguradoras mais recomendadas para viagens em familia por sua cobertura completa e flexível, com planos adaptados para longas estadias e necessidades. Além disso, sua presença global é forte, com uma rede de atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em mais de 198 países e pronto atendimento virtual pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

SOBRE A CORIS SEGURO VIAGEM

Seguradora de viagem brasileira com mais de 35 anos de experiência no mercado, reconhecida por um atendimento premium e nacional, inovação e uma ampla gama de produtos , que inclui seguros para intercâmbio, turismo, gestantes e o que mais você precisar, com a tranquilidade de ter uma equipe dedicada de profissionais, garantindo suporte 24 horas em português e cobertura abrangente para diversas situações. 

seguro viagem para fazer intercâmbio coris
diferenciais do seguro viagem para fazer intercâmbio da Coris

DIFERENCIAIS CORIS SEGURO VIAGEM

  • Cobertura pet em todos os planos;
  • Melhor cobertura para esportes amadores ou de aventura;
  • Cobertura para doenças pré existentes sem carência;
  • Assistência pscicológica;
  • Central de atendimento própria;
  • Parcelamento em 12x sem juros.

Diferenciais da Coris Seguro Viagem

Em tempo: a Coris é a única do mercado com cobertura para prática de esportes amadores e profissionais, inclusa sem custo adicional em todos os planos. Além de uma cobertura de bagagem sem limitação de tipo, incluindo os equipamentos esportivos.

2. Escolha destinos com estrutura familiar

Na hora de escolher o destino da viagem em família, vale dar preferência a lugares com boa estrutura, atividades para todas as idades e hospedagens aconchegantes – isso evita perrengues e torna tudo mais leve. No Brasil, Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma ótima opção: além de ver de perto as impressionantes cataratas, que fazem parte das Sete Maravilhas da Natureza e são Patrimônio Mundial da UNESCO, dá para visitar o Parque das Aves, a Usina de Itaipu e curtir bons hotéis. Já o Rio Quente, em Goiás, é ideal para quem busca sossego e diversão nas águas naturalmente quentes do cerrado, com parques aquáticos perfeitos para crianças, adultos e idosos. Fora do país, Orlando é um destino clássico para famílias: e não só pelos parques temáticos como a Disney e a Universal, mas também pela excelente infraestrutura, casas de temporada espaçosas, outlets e atrações para todas as idades.

DICAS PARA VIAGENS EM FAMÍLIA

3. Monte antes o roteiro da viagem

Viajar com crianças ou idosos exige um ritmo mais leve: evite encaixar mil atrações por dia. Planejar direitinho seu roteiro vai facilitar a vida da família inteira e até baratear a viagem. Comece montando um itinerário dia a dia com as datas que vocês pretendem estar em cada lugar. Depois, organize a hospedagem para cada noite e adicione como será o deslocamento entre os destinos. Mesmo se for ficar numa cidade só, vale também escrever o roteiro dia a dia para distribuir bem os programas, evitar longas caminhadas seguidas e não correr o risco de perder tempo. Quando incluir museus, parques e lojas, preste atenção nos horários de funcionamento para não dar com nenhum lugar fechado – o que pode frustrar os pequenos e atrapalhar os planos.

4. Confira os documentos necessários

Em viagens com a família, ter toda a documentação organizada é ainda mais importante – especialmente quando há crianças ou adolescentes no grupo. Grande parte dos países exige passaporte com validade mínima de 6 meses. Em alguns países da América do Sul, você pode entrar só com o RG – mas não com a carteira de motorista, por isso, atenção. No site do Itamaraty tem a lista de países que exigem visto de brasileiros – se organize com antecedência, pois alguns processos de tirar visto podem ser longos.

LEIA MAIS: Qual é o melhor seguro viagem para fazer intercâmbio?

DICAS PARA VIAGENS EM FAMÍLIA

5. Arrume a mala com antecedência

Viajar em família significa pensar nas malas como um quebra-cabeça coletivo – e quanto antes começar, melhor. Especialmente se o destino tiver clima bem diferente do habitual, como um inverno rigoroso, vale revisar com atenção o que realmente é necessário levar. Itens como roupas térmicas, luvas impermeáveis, segunda pele e botas apropriadas fazem diferença no conforto de todos, principalmente de crianças e idosos. Uma boa dica é montar conjuntos práticos para cada dia e separar peças-chave que combinem entre si, otimizando espaço e evitando excesso.

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Paiva
@ddudapaiva_

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário aqui!