Eu viajo constantemente de avião e, desde pequena, fico pálida, com as mãos e os pés suando e a respiração ofegante antes de voar.

Isso nunca me impediu de embarcar numa viagem – conhecer novos destinos é o que eu mais gosto de fazer, além de ser o meu trabalho – mas admito que as horas dentro do avião são extremamente tensas pra mim. Com a prática desenvolvi alguns truques, manias e pseudosoluções que me ajudam a ter voos mais tranquilos e diminuem meu medo de viajar de avião. Pode ser que elas sirvam pra você também: vale testar!

DICAS PRA ENFRENTAR O MEDO DE VIAJAR DE AVIÃO

1. SENTAR NA JANELA

Dizem que o ser humano tem medo das coisas que não consegue controlar. Um assento na janela ajuda a desmistificar a turbulência ao mostrar que o mundo lá embaixo ainda parece próximo, criando uma sensação de vigilância, como se você estivesse a par de tudo o que está acontecendo ou pode acontecer.

2. VIAJAR DE DIA

O mesmo vale pra pegar voos diurnos: não existe nada mais desesperador do que enfrentar uma tempestade no ar de noite, no breu, quando você não enxerga nada lá fora e fica sem referência alguma. Apesar de muitas vezes ser mais cansativo, chato e demorado, eu prefiro viajar de dia.

3. ACOMPANHAR O MAPA DE VOO

Parece que entender que ponto do globo o avião está sobrevoando, juntar isso com as informações que eu sei sobre turbulência e ter consciência de quanto tempo falta pra chegar numa área mais calma faz meu medo ir embora. Por exemplo, se o voo está passando por aquelas faixas do oceano mais escuras e a turbulência de repente fica forte, fico “monitorando” quanto falta pra chegar ao azul mais clarinho do mar e, em seguida, ao continente. Ligar o mapa virou minha primeira reação quando o avião começa a chacoalhar.

4. OBSERVAR OS OUTROS PASSAGEIROS

(e ver como eles aparentam normalidade mesmo numa turbulência)

Reparar nas pessoas ao seu redor, que continuam a fazer o que estavam fazendo antes da turbulência sem drama nenhum, ajuda a sair da histeria. Me sinto boba de ver meus vizinhos de assento vendo um filme sem pausar, lendo um livro sem parar e comendo a refeição numa boa quando eu paro tudo só pra… Ficar sentindo medo???

Tensão pré-viagem: você não sofre disso sozinho! Veja como resolver

5. RESPIRAR, RESPIRAR E RESPIRAR

Pratico yoga há anos, tempo suficiente pra me ensinar a respirar melhor e a entender como esse simples e importantíssimo ato tem capacidade de influenciar (e muito!) a mente. Assim que uma turbulência vem eu me forço a ficar só no “inspira, expira” até passar o medo.

E SEMPRE IMPORTANTE, ESTEJA CONFORTÁVEL:

VEJA TAMBÉM: Como ter um quarto de hotel em casa (com inspirações pra copiar no seu quarto!)
13 almofadas de pescoço pra viajar com mais conforto

6. CONVERSAR COM A PESSOA AO LADO

Se for seu conhecido, ótimo, mas mesmo se não for, puxar papo com a pessoa no assento ao seu lado traz algum nível de familiaridade que vem junto com um pouquinho de segurança. Eu até já dei a mão pra estranhos no voo (ok, eu exagero).

7. BEBER VINHO

Apelar pro vinho na refeição é uma das táticas mais eficientes dentro do voo – sim, beber te deixa mais relax e, consequentemente, sem pânico. Tá certo que não é o mundo ideal pra se livrar do medo, mas pra mim é uma das coisas que mais funcionam. Tem gente que defende também tomar Dramin e outros remédios – eu acho que só piora tudo, fico morrendo de sono mas não durmo porque o medo não deixa e tenho um dia seguinte horrível.

Veja ideias (óbvias e nem tanto) de como passar o tempo dentro do avião

LEIA MAIS: 14 jogos de tabuleiro com tema viagem para viajar sem sair de casa
6 fones de ouvido para viagem que vão te proporcionar um voo mais tranquilo
Músicas de viagem: 46 trilhas sonoras pra acrescentar a sua playlist

8. LER O CARTÃO DE INSTRUÇÕES DO VOO

Precaução faz a gente se sentir, de novo, mais seguro e no falso controle da situação. Então vale sim pegar o cartão com as posições e instruções de pouso de emergência e prestar atenção no showzinho dos comissários pra lembrar: se o avião cair, nem tudo está perdido. O que nos leva a…

9. ENTENDER SOBRE TURBULÊNCIA

(e lembrar que a chance de um avião cair é de 1 em 2 783 874)

Turbulência é o nome dado às bruscas movimentações do ar em grandes altitudes – podem ser nuvens de chuva, oscilações de pressão, mudanças na temperatura ou as chamadas “tesouras de vento”, que são massas de ar que atingem de repente o avião. Para o medo passar, saiba que 1) os aviões são projetados pra enfrentar turbulências, até as mais severas; 2) os pilotos são avisados sobre as turbulência pelos radares; e 3) numa zona de turbulência, o piloto diminui a velocidade, o que faz o balanço melhorar. Ou seja, morrer num acidente de avião é algo muito, muito, mas muito improvável. E, se a gente sabe disso e lida com as probabilidades (num Airbus A330 a chance é de 1 em 2 783 874), por que não confiar na matemática?

10. FOCAR NO DESTINO DA VIAGEM

(ou na volta pra casa, que também é gostosa depois de um tempo fora)

E, por último, lembrar que viajar é a melhor experiência que existe, que traz os aprendizados mais verdadeiros e profundos de vida. Conhecer o mundo é uma dádiva que nem todo mundo tem a chance de vivenciar. A gente sabe, mas não custa lembrar: não vale a pena deixar o medo de viajar de avião estragar isso.

Obs: eu escrevi este post dentro do avião, pra provar que dá pra se concentrar mesmo quando a gente sente medo, o que daria a 11° dica.

LEIA TAMBÉM:

E você, faz o que pra superar o medo de viajar de avião? Conta pra gente aqui embaixo!

Anna Laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

27 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo