10 dias no Peru: eis aqui uma ideia de roteiro pra ter um gostinho das principais atrações do país em uma primeira viagem.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Cusco e no Vale Sagrado
O que fazer em Puno e no Lago Titicaca
Como ir de Cusco a Machu Picchu

Como comprar a passagem de avião para cumprir esse roteiro:

Selecione o modo “múltiplos destinos” em buscadores como o Skyscanner do Brasil para Lima e de Lima para Cusco (pulando um dia). A volta compre saindo de Juliaca (vai necessariamente ter conexão em Lima).

Quando fazer esse roteiro:

De abril a outubro, fora da época das chuvas.

O que precisa reservar antes:

O trem para Machu Picchu é melhor comprar antes para pagar menos – veja no site da Peru Rail. Compre a passagem de ida e volta saindo de Ollantaytambo. Também é bom comprar o ingresso para Machu Picchu – eles não costumam esgotar, mas é só para não ter o trampo de ter que comprar em Cusco. Veja no site oficial e escolha o horário de visita para a parte da manhã.

10 dias no Peru: roteiro completo

DIA 1 – Chegada a Lima

limaperu

A ordem das coisas que você vai fazer em Lima vai variar depender da hora do seu voo. O ideal é que você tenha pelo menos um dia e meio para curtir a cidade.

Se hospede em Miraflores, o bairro mais agradável de Lima, e dê uma voltinha por ali: o bonito Parque Kennedy, unido ao Parque Central de Miraflores, é o coração do lugar, com árvores em flor, lojas, feirinhas de artesanato. Almoce no La Lucha para os melhores sanduíches da cidade. Vale também ir ao Shopping Larcomar, um centro de compras a céu aberto com lojinhas e restaurantes cuja melhor parte é o panorama cênico para o Pacífico. Se tiver mais tempo, pegue um táxi até Barranco, o bairro boêmio/descolado de Lima, onde fica a loja Dédalo, de corredores labirínticos com trabalhos de mais de artistas locais, e bares mil.

Para jantar, aproveite a vida gastronômica bombadíssima de Lima, em lugares como o Amaz Restaurante, que explora os ingredientes da Amazônia peruana, e o Malabar, um dos pioneiros em explorar a diversidade de ingredientes peruanos no país. Para curiosos gastronômicos, sugerimos conhecer o La Picantería, de Hector Solis. Situado em uma casa com portas fechadas em Surquillo, bairro colado em Miraflores, serve o peixe do dia: você escolhe o tamanho e o modo de preparo e eles vêm são servidos inteiros. Continue lendo para saber o que fazer em 10 dias no Peru. PERNOITE EM LIMA

LEIA MAIS: O que fazer em Lima: roteiro perfeito para 2 ou 3 dias de viagem
Onde se hospedar em Lima: hostels e hotéis em Miraflores e Barranco

O que fazer em San Isidro, em Lima: roteiro com passeios e restaurantes

DIA 2 – Lima

Pegue um táxi para o melhor museu da cidade (que fica no meio do nada): o Museu Larco. Simplesmente genial para entender a sucessão de povos pré-colombianos. Dali, outro táxi leva ao centrinho. Maior da América Latina em extensão, o coração histórico e comercial de Lima tem igrejas barrocas e construções coloniais. Comece pela Plaza de Armas e entre na linda Catedral de Lima. Veja também o Palacio Arzobispal, o barroco Palacio del Gobierno, e o Convento de San Francisco, com ossos e catacumbas.

lima-peru

Vale entrar também na Casa de Aliaga, que ocupa um terreno dado em 1535 para Jeronimo de Aliaga, um dos seguidores de Pizarro, e foi habitada por 16 gerações de descendentes dele. Para o almoço, fique no Cordano, o mais antigo bar da cidade, com 100 anos de funcionamento. A especialidade é o butifarra – um sanduíche feito com jamón del país (carne de porco), cebola roxa e salsa criolla. No fim da tarde, visite o Parque de la Reserva: o local tem 13 fontes enormes, e todo dia há um espetáculo musical de águas e luzes para assistir entre os bancos e gazebos.

Escolha um dos restaurantes de Miraflores para jantar, porque em Lima a melhor coisa a se fazer é comer. Continue lendo para saber o que fazer em 10 dias no Peru. PERNOITE EM LIMAveja onde ficar em Lima aqui neste post.

DIAS 3 e 4 – Cusco e ruínas próximas

Chegue em Cusco de manhã e descanse algumas horas no hotel: você precisa se aclimatar à altura. Tome um chá de coca assim que chegar. Se sentir tontura, compre pílulas para soroche na farmácia. Se ainda não tiver seu ingresso para Machu Picchu, compre no Ministerio da Cultura, na Calle Garcilaso. Se hospede mais próximo da Plaza de Armas possível e saia para dar uma volta: vá à Catedral e à Plaza San Francisco e depois a Qorikancha pra ver um museu legal pra entender os povos que já habitaram a região. Para comer, vá ao Mercado San Pedro, com feirinha e vários quitutes. Aí, veja um mapa de Cusco e vá seguindo o caminho por dentro da cidade até o sítio arqueológico de Sacsayhuaman, subindo por uma escadaria. Lá, compre o Boleto Turístico, que vai te dar acesso a essa e outras atrações. Dali, Kenko, Tambomachay e Pukapukara são outras ruínas que ficam numa mesma estrada, é só ir subindo a pé ou tomar um táxi ou van. PERNOITE EM CUSCO

cusco-catedral

DIA 5 – Chinchero, Moray e Moras

Pegue em Cusco um colectivo (vans que correm por todo Vale Sagrado) ou táxi até Chinchero. Lá tem uma igrejinha, terraços incas, uma vista inacreditável para as montanhas e um mercado legal às terças, quintas e domingos.  Daí, pegue outro colectivo ou táxi até o desvio de Maras, um ponto no meio da estrada. Vários táxis ficam ali para levar até Moray e Salinas. Moray, a mais legal delas, tem buracos gigantescos com terraços concêntricos onde os incas faziam experiências de cultivo, e Salinas tem, bom, salinas, usadas para a extração de sal desde a época dos incas. Depois, peça para o táxi te levar de volta à estrada e tome um colectivo de volta a Cusco.  PERNOITE EM CUSCO

moray-peru

DIA 6 – Ollantaytambo e ida a Águas Calientes

Deixe a manhã para se organizar e dar uma última passeada por Cusco e almoçar. Prepare uma mochila pequena com o que você precisa para uma noite e deixe sua mala grande no locker do hotel. Umas 14h, pegue um colecctivo (pergunte no seu hotel da onde ele sai) até Ollantaytambo, e veja as ruínas da cidade, que são incríveis.  Compre no site da Peru Rail o trem para Machu Picchu saindo de Ollantaytambo às 19h ou às 21h. Durma no vilarejo de Águas Calientes. Continue lendo para saber o que fazer em 10 dias no Peru.  PERNOITE EM ÁGUAS CALIENTES

machu-picchu

DIA 7 – Machu Picchu e retorno a Cusco de noite

Acorde às 5h e suba à Machu Picchu (compre um lanche em Cusco para levar). O ingresso do primeiro turno teoricamente deixa visitar das 6h às 12h, e novas regras de visitação indicam obrigatoriedade de guia, mas relatos de viajantes recentes dizem que elas não estão sendo aplicadas. Além do conjunto principal de ruínas, vá à Puerta del Sol e à ponte inca. Compre o trem da volta saindo às 15h20 ou às 16h20 de Águas Calientes para Ollataytambo. Chegando na estação, procure as vans que levam até Cusco. PERNOITE EM CUSCO

DIA 8 – Ônibus diurno a Puno

Compre passagem de ônibus para ir a Puno: há opções diretas ou “turísticas”, parando para almoçar e em alguns pontos ao longo da estrada. Chegue em Puno no fim da tarde, faça check-in e vá dar uma volta pela Calle Lima, que concentra restaurantes e lojas. Se der tempo, suba no Mirador el Condor e veja a Catedral da cidade. PERNOITE EM PUNO

DIA 9 – Passeio no Lago Titicaca

Compre o passeio de barco pelas Islas Uros e Taquile, que dura o dia todo. Uros são as famosas ilhas flutuantes, feitas inteiramente de totora, uma espécie de junco que cresce no lago. À medida que as camadas de totora do fundo da ilha vão apodrecendo, eles adicionam novas plantas.  Os uros, que falam a língua aimará, construíram essas ilhas na tentativa de fugir dos incas e dos collas. O passeio leva até uma delas, onde vivem cerca de quatro famílias. Os uros vendem artesanato e oferecem tours de barcos feitos também de totora. Já Taquile é uma ilha propriamente dita. Seus cerca de 2,2 mil habitantes falam quechua, mantém forte identidade local e raramente se casam com pessoas de fora. O cenário, com o sol refletido no lago azul, é encantador, uma das melhores paisagens desses 10 dias no Peru. PERNOITE EM PUNO

isla-uros-pessoas

DIA 10 – Puno e volta ao Brasil do aeroporto de Juliaca

Se ainda tiver tempo em Puno, vá a Sillustani. Principal sítio arqueológico nos arredores de Puno (feche um táxi ou excursão nas agências da cidade). São torres funerárias (as mais altas com 12 metros) construídas pelos collas, uma tribo que dominava a área do Lago Titicaca e foi dominada pelos incas no século 15. Eles enterravam a aristocracia nessas torres, chamadas chullpas. Ao redor está o lago Umayo, com plantinhas e aves andinas.

Se puder ficar um dia a mais, sugerimos dormir na Isla Amantaní. Há uma balsa que parte do porto de Puno todos os dias por volta das 8h, mas confirme quando chegar. Uma vez na ilha, a Hospedagem Comunitária Amantaní , que reúne famílias da ilha, vai definir uma casa de família para você ficar, normalmente com pensão completa. Tudo é simplérrimo, a eletricidade, só por gerador, vem e vai. Mas o povo simpático conquista. À noite, eles fazem danças típicas com a turistada. O aeroporto de Juliaca fica a 30 km de Puno; pegue um táxi ou transfer.

Veja aqui 3 opções de livro sobre o Peru:

Peru: The Cookbook – R$ 333

A gastronomia peruana, considerada uma das mais saborosas do mundo, é bem valorizada no livro desenvolvido por Gaston Acurio. Ele orienta os cozinheiros por toda a variedade da vibrante culinária do Peru, desde clássicos populares como quinoa e ceviche. Aproveite para trazer os sabores de um dos destinos culinários mais populares do mundo para sua própria cozinha.

Lonely Planet Peru – R$ 99

Com informações recentes e atualizadas, neste livro você encontra as melhores dicas de passeios, pontos turísticos, como Machu Picchu e o Vale Sagrado, onde comer e onde se hospedar. Simplesmente ideal para planejar sua viagem ao destino. Além disso, conte com os horários de funcionamento de cada local, números de telefone, preços, sites e dicas de transporte.

Lima, Cusco e Machu Picchu – R$ 24

O guia disponível no kindle oferece todas as informações necessárias para a sua viagem ao Peru, com destaque para Lima, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu, Puno e o Lago Titicaca, tudo abordado com muitos detalhes. O guia traz informações gerais sobre os destinos, planejamento financeiro, infos sobre passaporte e visto, principais atrações, quando ir, quanto tempo ficar, restaurantes, hotéis etc.

+ Hospedagens no Peru com Booking.com:

Booking.com
10 dias no Peru: curtiu o roteiro de viagem? Conta pra gente nos comentários e compartilha o seu itinerário pelo Peru também!

66 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo