brasil


Duas praias do Ceará que você ainda não conhece pra ir neste verão

O litoral do Ceará é um dos mais bonitos do Nordeste.

Os campeões de Ibope costumam ser Fortaleza (e as próximas Cumbuco e Aquiraz, onde fica o Beach Park), Canoa Quebrada, ao leste da capital, e Jericoacoara, ao oeste. Mas se a busca é por sossego mesmo e cantos mais intocados, anote o nome destas praias do Ceará (pra ir antes que a muvuca chegue por lá): ICARAÍ DE AMONTADA E TRAIRI.

Mundaú, Ceará

Icaraí de Amontada

A 220 km de Fortaleza, é apelidada carinhosamente de Icaraizinho. Como outros vilarejos do Nordeste, começou a ganhar fama quando gringos e brasileiros chegaram atrás dos bons ventos para kitesurf. Hoje há ali um punhado de pousadas, restaurantes e quiosques que se estendem pela praia central Icaraí de Amontada e a vizinha Barra das Moitas. Marcam a paisagem a foz dos rios Aracati-Açu e Aracati-Mirim, com faixas de areia extensas e desertas e mar esverdeado. O celular não pega; internet, só nas pousadas. O lugar também é ponto de partida para passeios de bugue (procure pelo bugueiro Eve), que levam aos chamados Lençóis Cearenses, conjunto de dunas e lagoas.

LEIA TAMBÉM: Sugestões de roteiros pelo Sudeste Asiático (de duas semanas a dois meses)
Barbados: o Caribe mais perto da gente com voos por menos de R$ 1 500 – conheça agora!
Praias da Jamaica e tudo o que você precisa saber sobre a ilha caribenha do reggae

ONDE FICAR: A melhor pousada é a Villa Mango, que dispõe de bangalôs de madeira, deque com espreguiçadeiras, piscina, restaurante e escola de kitesurf. A Café Zapata também é bastante confortável, com quartos com cama king-size, restaurante e bar a 150 metros da areia. A Hula Hula (RESERVE AQUI!) é uma das mais novas, com estrutura rústica e charmosa. Pra pagar menos, veja a pousada Hibisco (RESERVE AQUI!). No Airbnb também há opções de casas pra alugar.

COMO CHEGAR: Dá para ir de carro alugado a partir de Fortaleza ou de ônibus, que saem do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé em direção a Moitas e param em Icaraí (quatro horas de viagem). Veja com a empresa Fretcar.

ICARAÍ DE AMONTADA E TRAIRI: PRAIAS PRA CONHECER NESTE VERÃO!

Trairi

Descrita no romance Iracema, de José de Alencar, o município a 130 km de Fortaleza tem águas mornas verde-esmeralda, ventos fortes, dunas brancas com jegues pastando, coqueirais, falésias, moradores locais cheios de história e a possibilidade de caminhar na areia por quilômetros sem avistar ninguém. As melhores praias e pousadas estão em três vilarejos: Mundaú, Guajiru e Flecheiras (o mais agitado). Vá pra Mundaú pra tomar os passeios de barco que saem do cais do Rio Mundaú e levam a piscinas naturais com peixinhos e recifes de corais e para ver o pôr do sol nas dunas. Quem quiser aprender kitesurf pode ver com a agência Piragua Vento Nativo (85/9671-8520). Pra comer em Flecheiras, há barracas de praia com frutos do mar baratos e restaurantes/bares bacaninhas como o Kalango Bar e o Oca do Sabor.

LEIA TAMBÉM: O melhor guia de viagem a Noronha
Dúvidas sobre a viagem de lua de mel respondidas!
8 dicas pra fazer uma viagem de ano-novo mais barata

ONDE FICAR: Em Flecheiras, as melhores acomodações estão no Orixás Art Hotel (RESERVE AQUI!), todo decorado com objetos de inspiração africana garimpados pelo proprietário. Há várias categorias de quarto (alguns com piscina privativa), chalés para grupos, restaurante e espreguiçadeiras na areia. A Pousada Vira Sol (RESERVE AQUI!) e a Pousada Nootka (reservas@nootka-br.com) são opções econômicas. Em Guajiru fica o ótimo Zorah Beach Hotel (RESERVE AQUI!), com móveis e peças decorativas trazidos da Índia e de Bali, apartamentos com varanda e bar na piscina que funciona até de noite – tudo de cara para o mar. Há opções mais em conta como a Pousada Vila Vagalume (RESERVE AQUI!) e o Rede Beach Resort & Spa. Também cheque casas de temporada pra alugar no Airbnb.

Zorah beach hotel, guajiru
Zorah Beach Hotel, Guajiru

COMO CHEGAR: De carro alugado a partir de Fortaleza ou ônibus que saem do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé com a empresa Fretcar.

ICARAÍ DE AMONTADA E TRAIRI: praias pra conhecer neste verão!

Há 1 comentário para “Duas praias do Ceará que você ainda não conhece pra ir neste verão

  1. Olá! Adorei o seu site!
    Gostaria de visitar essas lindezas no carnaval de 2019. Por acaso elas ainda estão nessa vibe sossego? Ou já estão movimentadas como Jeri?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *