A capital do estado de Goiás foi planejada para abrigar 50 mil habitantes. Hoje, é uma das maiores cidades do Brasil

Os antigos edifícios em estilo Art Déco dividem espaço com os novos arranha-céus e com os inúmeros espaços verdes – afinal, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Em Goiânia, você pode esperar por bons restaurantes, uma vida noturna agitada e vários parques espalhados pelos quatro cantos da cidade. Preparamos um roteiro bem completinho pra você que quer conhecer a capital goiana em um, dois ou três dias. Veja abaixo o que fazer em Goiânia, Goiás.

Como circular por Goiânia

O melhor jeito de se locomover em Goiânia é com um carro. A cidade é pensada para automóveis e você verá poucas pessoas andando na rua, com exceção do centro da cidade. Para alugar um carro em Goiânia, recomendamos a plataforma RentCars, que compara os valores das principais locadoras, com possibilidade de pagamento em cartão de crédito (em até 12 vezes) ou boleto. A diária de um carro popular sai a partir de R$ 107. O Uber tem uma grande cobertura por lá e o preço é acessível, mas se puder, dê preferência ao aluguel de carro.

Quando ir a Goiânia

A melhor época para ir a Goiânia é de abril a julho, quando as temperaturas estão mais amenas e as chances de chuva são baixas. Os meses de agosto e setembro são particularmente difíceis, por conta das altas temperaturas e da ausência completa de chuvas. De outubro a março, também é possível programar uma viagem pra Goiânia, porém há mais chances de chover durante seu passeio. 

Quais bate-voltas fazer desde Goiânia?

Você pode ir até o complexo ecoturístico Salto do Corumbá, a duas horas de Goiânia. Também dá pra fazer um bate-volta até Pirenópolis, também a duas horas da capital, embora seja mais apertado pois a cidade tem muita coisa pra conhecer e apenas um dia não é suficiente.

Dá pra combinar a viagem de Goiânia com Brasília?

Sim. A viagem entre as duas cidades dura aproximadamente três horas de carro (e apenas 30 minutos de avião) e você pode aproveitar pra conhecer um pouquinho de cada um destes dois polos do Centro-Oeste. A partir de Brasília, você também pode seguir para a Chapada dos Veadeiros, a 2h40 da capital. 

O que fazer em Goiânia, Goiás: atividades ao ar livre

Parques em Goiânia: Flamboyant, Vaca Brava, Areião e Lago das Rosas

O que não falta na capital goiana são espaços arborizados: segundo o site da prefeitura, são 192 espaços verdes, incluindo 42 parques e bosques. Os principais parques de Goiânia são:

PARQUE FLAMBOYANT: nas proximidades do Estádio Serra Dourado, o parque de 125 mil metros quadrados fez florescer o mercado imobiliário nos seus arredores e é um dos parques mais frequentados pelos goianos, por sua boa infraestrutura e pela sua localização estratégica. 

PARQUE VACA BRAVA: uma antiga fazenda com “vacas bravas” ocupava o espaço que hoje é um dos parques mais importantes da cidade. Um lago, que pode ser visto por quem passa nas avenidas ao redor do parque, é o ponto central do espaço. Fica em frente ao Goiânia Shopping. 

PARQUE AREIÃO: um dos maiores parques de Goiânia, é bastante procurado para quem quer praticar corrida ou andar de bicicleta. Atente-se aos macaquinhos, pois eles têm fama de roubar comidas.

LAGO DAS ROSAS: é onde está localizado o zoológico de Goiânia, mas o espaço fora é bem mais legal. É um parque para passeios tranquilos apreciando os arredores da cidade e para piqueniques. 

goiania-esta-entre-as-maiores-cidades-brasil

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Uma meia lua branca, um triângulo vermelho e um prédio retangular com janelas de vidro instalados em um espaço aberto na beira da rodovia. O Centro Cultural Oscar Niemeyer não é apenas um centro de eventos e exposições, mas também um queridinho para ensaios fotográficos em Goiânia, para andar de patins ou para simplesmente assistir ao pôr do sol na cidade. Dá pra combinar o passeio facilmente com o Parque e com o Shopping Flamboyant. 

Praça Cívica

É um daqueles típicos espaços de importância histórica e política nas metrópoles: ali é considerado o Marco Zero de Goiânia, de onde saem as três principais avenidas da cidade que vão para o centro. O “Monumento às Três Raças”, esculpido em bronze e granito, é o ponto central. A Praça Cívica é também importante por conta de seu conjunto arquitetônico de Art Déco, que é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Feiras abertas

Aos finais de semana, é fácil perambular pelas ruas de Goiânia e achar feiras de rua com várias comidas, pedaços de torta generosos, artesanatos, roupas e outros apetrechos. Entre as feiras em Goiânia aos finais de semana, estão a Feira Hippie (boa para artesanatos), a Feira do Sol e a Feira do Cerrado, no estacionamento do Estádio Serra Dourada.

Alameda Ricardo Paranhos

É onde os esportistas se encontram, já que a alameda tem uma extensa e bem estruturada pista de corrida. Nos arredores, há empreendimentos imobiliários, barracas de açaí, lojas e alguns restaurantes e cafés. A vibe nas manhãs dos finais de semana é ótima e até quem não gosta de se exercitar, não resiste em dar uma volta a pé pela Alameda. 

O que fazer em Goiânia, Goiás: atividades indoor 

Estantes cheias de livros no interior da Livraria Palavrear, em Goiânia, Goiás

Livraria Palavrear

A Palavrear é um dos pontos culturais mais interessantes de Goiânia. O casarão de dois andares dos anos 1970, paredes de cimento queimado e chão com azulejos coloridos, tem um amplo acervo de livros e é também lugar de eventos e encontros literários. No mezanino, há um café, enquanto as mesinhas se espalham pelo gramado no piso inferior.

Teatro Rio Vermelho

Para assistir espetáculos, peças de teatro e apresentações musicais em Goiânia, o lugar é o Teatro Rio Vermelho, uma das casas mais tradicionais da cidade, dentro do Centro de Convenções. Recebe até 2700 pessoas em um espaço circular de dois andares e poltronas vermelhas. 

Shoppings: Flamboyant, Goiânia Shopping e Passeio das Águas 

Os shoppings são amados pelos goianienses para atividades de lazer e para gastronomia, além de compras, claro.

O Shopping Flamboyant é o mais tradicional deles e é um shopping bem democrático: tem desde lojas de departamento até boutiques da Louis Vuitton, Bobô, Adidas, Diesel e entre outras. Há um espaço gourmet cheio de restaurantes à la carte de renome na cidade, como o japonês Kanpai e o empório Piquiras. O Goiânia Shopping é o coração do Setor Bueno. É um shopping com a dose certa de lojas e espaços gastronômicos (lá, há uma unidade do Paris 6 Bistrô). Já o Passeio das Águas, o maior shopping de Goiânia, fica em uma área mais afastada da cidade e, por isso, costuma ser mais frequentado pelos locais. É um dos shoppings mais novos da cidade e com grande oferta de lojas e praça de alimentação grande, além de opções de entretenimento para os pequenos. 

Vista aérea do estacionamento e da fachada do Shopping Flamboyant, com várias árvores e prédios ao redor

O que fazer em Goiânia, Goiás: vida noturna

A vida noturna da capital goiana se concentra no Setor Marista, com bares e baladas movimentados de segunda a segunda. Se você estiver procurando o que fazer em Goiânia à noite, seguem aqui três lugares queridinhos pelos locais:

Grá Rooftop

No topo do complexo Órion, no Setor Marista, o Grá Rooftop é um sofisticado bistrô com aperitivos de influência francesa e bons drinks. É um ótimo lugar para assistir ao entardecer em Goiânia, mas vá preparado para os preços elevados e para uma boa movimentação de pessoas. 

Madalena Gastrobar 

Amado pelos jovens, o bar Madalena tem como carro-chefe os drinks elaborados e criativos. O espaço aberto aglomera várias pessoas que começam a se reunir no meio da tarde e curtem a noite conversando e bebendo – a maioria em pé, já que o Madalena está sempre lotado. 

Royal Conceito

“Um lounge que vira balada” é o modo que a Royal Conceito descreve a si mesma. A balada é concorrida e movimentada, atraindo principalmente o público mais jovem. Funciona de quarta a domingo, com muitos drinks, snacks e música agitada. Está localizada no Setor Marista.

Mesas e cadeiras no topo do Grá Rooftop, à noite, em Goiânia, Goiás

Onde comer em Goiânia, Goiás: restaurantes para almoço e jantar 

Aquarius

O Aquarius é aquele restaurante para reunir a família, passar várias horas conversando e dividindo os pratos bem servidos. Aos finais de semana, costuma ter música ao vivo. O atendimento é ótimo e a comida também. 

Caserato

Com duas unidades na cidade, é um restaurante ideal para grandes grupos e já recebeu personalidades famosas, como o cantor Shawn Mendes. O destaque vai para o pudim em lata, que já virou marca registrada da casa.

Viela Gastronômica

Literalmente em uma viela, este restaurante fica em um espaço super lindinho, com jardim florido, mesinhas de madeira e luzes penduradas durante à noite. Tem menu executivo por um preço amigável. 

Íz Restaurante

Não dá pra falar da alta gastronomia de Goiânia sem mencionar o chef Ian Baiocchi, que tem vários estabelecimentos bem-sucedidos na cidade, como o Grá Rooftop e a sorveteria gourmet Alata. O sofisticado e intimista Íz tem pratos com ingredientes especiais e é muito bem conceituado.

Terraço New York

Perfeito para jantares românticos, o Terraço NY fica no mezanino de um prédio comercial na avenida 136. A gastronomia é contemporânea e o espaço com iluminação reduzida dá um toque super especial para o ambiente. 

Onde comer em Goiânia, Goiás: cafés e docerias

Gastroliê das Meninas

Um espaço fofo recém-inaugurado e mega fotogênico no Setor Marista. A Gastroliê serve alguns dos doces e lanchinhos mais deliciosos de Goiânia, além de receber encomendas de doces e tortas especiais. 

Ópera Café Bistrô

Servindo almoço e brunch, o Ópera fica em uma casa de dois andares que foi remodelada para se tornar um dos bistrôs mais charmosos de Goiânia. O cardápio é extenso e bem variado e os preços são justos. 

Café S/A

Para uma escapada no meio da manhã, para um lanche da tarde ou para pegar um latte rapidinho… o Café S/A foi inaugurado há poucos anos em Goiânia e hoje tem duas unidades no Setor Marista. Serve bebidas especiais, toasts maravilhosos e pedaços de torta deliciosos. Não deixe de experimentar o cookie.

Mariana Perdomo 

Uma das docerias mais conhecidas de Goiânia, começou fazendo sucesso por causa de seus bolos de pote bem recheados – que são o carro-chefe até hoje. A sede na Avenida T-4, no Setor Bueno, tem dois andares e uma decoração super fofa, com tons de rosas e várias flores, tornando o espaço super fotogênico. 

Pit dogs

Se você está procurando onde comer bem e barato em Goiânia, precisa conhecer os famosos pit dogs, que se tornaram um patrimônio cultural da cidade. São pequenos estandes, geralmente em praças, que fazem hambúrgueres na chapa, cremes e sucos. Se estiver com bastante fome, vá de X-Tudo, que é um hambúrguer completão; o mais básico é o X-Salada. Aqui algumas indicações de pit dogs em Goiânia: Kid Abelha Sanduicheria, Komiketo, Buldog’s e Plutu’s

O que fazer em Goiânia, Goiás: roteiros para 1, 2 ou 3 dias

O que fazer em um dia em Goiânia, Goiás

Tomar um brunch no Ópera Café Bistrô

Passear pelo Parque Vaca Brava 

Almoçar no Aquarius 

Fazer compras no Shopping Flamboyant

Ver o entardecer no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Jantar no Grá Bistrô

O que fazer em um final de semana em Goiânia, Goiás

SÁBADO

Passar a manhã na Alameda Ricardo Paranhos

Tomar um brunch no Café S/A

Conhecer a Praça Cívica

Almoçar na Viela Gastronômica

Passear no Goiânia Shopping + Parque Vaca Brava

Sobremesa na Mariana Perdomo Doceria

Jantar no Íz Restaurante

DOMINGO

Passear pelo Parque Flamboyant

Almoçar no espaço gastronômico do Shopping Flamboyant

Sobremesa na Gastroliê das Meninas

Ir a uma feira aberta

ou conhecer o Lago das Rosas

Ver o entardecer no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Lanchar em um pit dog

O que fazer em 3 dias em Goiânia, Goiás

DIA 1

Tomar um brunch no Ópera Café Bistrô

Passear pelo Parque Areião

Almoçar no Aquarius 

Sobremesa na Gastroliê das Meninas

Ver o entardecer no Lago das Rosas

Jantar no Grá Bistrô

ou no Terraço New York

DIA 2

Manhã na Al. Ricardo Paranhos

Tomar um brunch no Café S/A

Conhecer a Praça Cívica

Almoçar na Viela Gastronômica

Passear no Goiânia Shopping + Parque Vaca Brava

Sobremesa na Mariana Perdomo

Jantar no Íz Restaurante

DIA 3

Passear pelo Parque Flamboyant

Almoçar no espaço gastronômico do Shopping Flamboyant

Conhecer a Palavrear Livraria

Ir a uma feira aberta

Ver o entardecer no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Lanchar em um pit dog

Onde se hospedar em Goiânia, Goiás

Quarto de hotel, com cama de casal e lençóis brancos, quatro quadros com paisagens de Goiânia e piso de madeira

Goiânia tem mais de 270 hospedagens cadastradas no Booking. A cidade, por ser um polo de turismo de negócios no Centro-Oeste, tem uma ampla variedade de hotéis executivos a preços acessíveis. Os melhores bairros para se hospedar em Goiânia são o Jardim Goiás, onde estão as propriedades mais modernas, e o Setor Oeste, que é um setor com muitos hotéis e com localização estratégica.

No Jardim Goiás, o posto de melhor hospedagem fica com o K Hotel (diárias a partir de R$ 404, RESERVE AQUI!), quatro-estrelas moderno localizado em uma das principais avenidas da cidade, conhecido por hospedar personalidades famosas. Já no Setor Oeste, o tradicional Castro’s Park Hotel (diárias a partir de R$ 308, RESERVE AQUI!), considerado por anos como o melhor hotel da cidade, tem suítes amplas e um restaurante interno bem conceituado.

Veja abaixo mais hotéis em Goiânia:

Booking.com

LEIA TAMBÉM: Road trip no Brasil: 10 roteiros para viajar de carro pelo país

O que fazer em Pirenópolis, Goiás: 13 programas com ecoturismo e história

6 destinos incríveis pra conhecer em Goiás (que você nem sabia que existiam!)

11 livrarias para conhecer no Brasil que reúnem arte, design e boa gastronomia

Maria Eduarda Nogueira

Uma comunicadora por paixão, ama criar conteúdos digitais autênticos e aprender novos idiomas. Acumula na bagagem o inglês, o francês e o espanhol e um repertório de mais de 300 livros lidos. Viagens são sua forma preferida de consumir cultura. Fã de espaços urbanos diversos e metrópoles vibrantes, tem nos cafés e livrarias mundo afora seus lugares preferidos - sempre com um chocolate quente em mãos e em busca do próximo idioma para aprender.

1 comentário

Deixe seu comentário

voltar ao topo