planejamento


Como se manter em forma viajando em 10 dicas fáceis

É difícil manter um estilo de vida saudável nas férias, quando a rotina muda, queremos comer coisas gostosas e os exercícios ficam em segundo plano (ou nem entram em plano). Confira aqui como se manter em forma viajando sem deixar de curtir a trip 😉

1) Tome um café da manhã saudável

A refeição mais importante do dia tem que ser levada com seriedade nas viagens: coma frutas, cereais e ao menos uma proteína. Se fizer questão de tomar um suco como em casa, por exemplo, vale comprar a fruta que você prefere num mercadinho perto do hotel no dia anterior e pedir pro garçom batê-la com leite – ou apenas leve suas fibras e sementes e misture num bowl com frutas. Com a rotina desarrumada é importante manter o estômago forrado tentando seguir ao menos um pouquinho sua linha de alimentação habitual, pra não sofrer com problemas como intestino travado.

2) Faça exercícios no quarto do hotel

Use o espaço disponível – seja ele qual for – pra se exercitar! Vale fazer yoga,  agachamento, alongamento… Aplicativos como o 7 Minute Workout são ótimos porque tem uma minisequência de exercícios que só dura 7 minutos e você pode fazer em qualquer lugar. Outra ideia é usar a academia do hotel, se tiver.

viagem-saudavel

COMO SE MANTER EM FORMA VIAJANDO

3) Troque o transporte público ou o táxi por uma caminhada

Sabe quando a gente sabe que o lugar em que quer ir é perto, mas mesmo assim opta por pegar o metrô ou chamar um táxi? Ao menos que seja uma ocasião mais especial (do tipo um jantar romântico em que vocês não querem chegar cansados), risque esse hábito da sua rotina. Chegar em um lugar caminhando é uma delícia, você vai conhecendo melhor o destino e observando lojinhas, parques, lugares, pessoas que não veria de dentro de um veículo.

4) Una turismo e hobbies

Como se manter em forma viajando: você manda muito no vôlei de praia e está no Rio de Janeiro? Planeje uma manhã pra treinar um pouquinho em Ipanema, de frente pro Morro Dois Irmãos e com toda a vibe deliciosa do Rio ao seu redor. Ou você curte fazer stand up paddle e foi passar o feriado no interior, pertinho de uma represa? Bora lá praticar um pouco! Dá pra tentar fazer disso um propósito inclusive em grandes metrópoles: tire uma hora da manhã pra correr pelas ruas do bairro do hotel e conhecer melhor o que há por ali.

LEIA TAMBÉM: Celular no exterior: 10 situações em que o 4G salva

Veja ideias (óbvias e nem tanto) de como gastar o tempo dentro do avião

A lista definitiva de perfis do Instagram pra quem ama viagem e fotografia

Como preparar a bagagem de mão perfeita: aprenda aqui
12 livros excelentes pra viajar sem sair de casa

5) Beba água ao longo do dia

Beber pelo menos um litro de água é ainda mais importante durante uma viagem, quando a gente normalmente não para e nosso corpo tem que se ajustar a temperatura, clima, altitude, fuso horário e alimentação diferentes. Leve uma garrafinha de água sempre com você (em muitos destinos dá pra encher de novo com água da pia, pergunte no seu hotel se ela é potável). O app Beber Água te diz quantos copos de água ainda faltam pra você completar seu crono do dia.

6) Tenha sempre um lanchinho na bolsa

Isso evita que você, em momentos desesperados de fome, recorra ao Mc Donald’s mais próximo, e ainda ajuda a economizar dinheiro com besteiras que você compraria na rua. Se for ao exterior, vale levar barrinhas na mala desde o Brasil.

7) Durma bem!

Numa viagem  é superimportante se manter descansado – quem nunca voltou de férias mais cansado do que foi? No dia da chegada e no seguinte, pegue leve, principalmente se estiver num destino com fuso horário muito diferente. O app Sleep Better controla a qualidade do seu sono a cada noite.

COMO SE MANTER EM FORMA VIAJANDO

8) Não pare pra comer em qualquer barraquinha de cachorro-quente pra economizar tempo no roteiro

Planeje 30 minutos pra ter um almoço decente. Você pode pesquisar refeições rápidas por perto em apps como o Yelp.

9) Troque o hotel por um apê alugado com cozinha

Além de ser, muitas vezes, mais barato, é uma ideia supergostosa pra viver o destino como um local. Você tem a chance de frequentar supermercados, feiras e lojinhas de produtos naturais da vizinhança e fazer refeições do jeitinho que faz em casa. As melhores opções de imóveis estão no Airbnb, o maior site de aluguel de temporada do mundo.

Airbnb em Roma: veja uma seleção de apês pra alugar

14 apartamentos pra alugar em Paris lindos e baratos

Manual definitivo pra se hospedar barato em Nova York (com hotéis e apês!)

Dicas de ouro pra alugar apartamento no Airbnb

10) Cuidado com o álcool

Como se manter em forma viajando: você pode beber e encher a cara, ok, mas não faça isso todo dia – a gente sempre acaba se arrependendo no dia seguinte. Além de engordar, vai te deixar sem tanto ânimo pra passear. 

Como se manter em forma viajando: e você, faz o que pra viajar saudável? Conta aqui pra gente! 🙂

A autora

Amanda Saviano

Amanda Saviano

Colaboradora do Carpe Mundi, já viveu na Califórnia, estudou cinema em Nova York, calibrou o espanhol no Chile e na Espanha e varou a Europa. Se pudesse, passava uma temporada em cada grande metrópole do mundo. Mais dicas no amandAqui.


Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *