O que é e para que serve um moodboard?

O moodboard, também conhecido como painel semântico, é uma ferramenta visual muito utilizada por designers, fotógrafos, arquitetos e por todos aqueles que precisam definir e transmitir um conceito. Normalmente são compostos por imagens, materiais, elementos gráficos e textos, facilitando a compreensão de um estilo ou ideia.

COMO MONTAR UM MOODBOARD DE VIAGEM

Não existe regra definida e você pode montar seu moodboard em formato físico ou digital. No formato físico, por exemplo, pode conter amostras de tecido, texturas variadas ou ainda recortes de revistas. Já no digital, as fontes de inspiração são quase inesgotáveis, e podem ser construídos utilizando fotos, ilustrações, fontes, cores e o que mais a criatividade permitir!

LEIA TAMBÉM: 3 apps para montar o feed organizado no Instagram e combinar fotos de viagem

definindo pontos no mapa

3 MOTIVOS PARA CRIAR UM MOODBOARD DE VIAGEM

Entenda as vantagens de montar moodboards para suas próximas viagens!

1. MOODBOARDS CRIAM UMA BASE PARA SEU ESTILO VIAJANTE

Apesar de muitos acreditarem que um moodboard só pode ser utilizado como inspiração visual para projetos criativos, eles também podem ser usados para objetivos diferentes, como organizar uma viagem. Às vezes, a finalidade pode ser relacionar os variados pontos turísticos que você gostaria de conhecer, qual os melhores ângulos para fotografar, os melhores horários para aproveitar a luz natural e por aí vai. Use a ferramenta a seu favor e estabeleça o básico, ou seja, defina as expectativas.

2. MOODBOARDS TORNAM SUAS IDEIAS MAIS CLARAS

Você pode até ter começado sua viagem com uma ideia bem definida em mente, mas imprevistos acontecem no meio do caminho e logo você se vê perdendo o foco nos objetivos que definiu inicialmente. Ter um moodboard te ajuda a evitar esse problema e garante que você nunca se esqueça das metas que definiu.

3. MOODBOARDS FACILITAM A COLABORAÇÃO

Vai viajar acompanhado? Você pode tentar explicar um conceito ou até escrever detalhadamente, mas a melhor forma de comunicar essas informações ainda é a visual. Usar um moodboard para apresentar suas ideias e expectativas vai fazer com que você ganhe tempo e garanta que todos os envolvidos estejam alinhados.

Como montar um moodboard

Montar um moodboard é uma tarefa relativamente simples. Uma boa base para começar são os seguintes passos:

1. Defina suas ideias e objetivos

Tudo começa com uma definição detalhada das suas expectativas para aquele moodboard. Por exemplo: a natureza da viagem é lazer ou trabalho? Portanto, o primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis; elas serão seu norte para buscar inspirações que estejam alinhadas com seus objetivos.

2. Design e comunicação

Nesta etapa é definida qual linha de design e comunicação será utilizada: você quer mostrar algo tradicional ou mais inovador? Quer trazer um ar mais minimalista ou cheio de informações? Traços urbanos ou mais naturais? Cores quentes ou frias? 

Se você estiver produzindo conteúdo para o seu feed no Instagram ou outros pontos de comunicação, lembre-se de levar em consideração sua identidade visual (se já tiver uma definida). Existem inúmeras formas de expressar sua presença e, sendo assim, esteja atento às tendências que fazem sentido para o seu nicho. E, assim que você encontrar a linha a ser seguida, comece a buscar referências deste tipo.

Importante: você não precisa se limitar às referências literais de cada assunto. Por exemplo: se você pretende fazer uma viagem de trem, não busque apenas elementos que remetam às locomotivas e trilhos. Você pode inserir imagens que representem a experiência da viagem: um prato vistoso, detalhes e texturas da tapeçaria, paisagens que poderão ser contempladas na viagem, etc. Pense na atmosfera que você deseja criar e conte uma história.

3. Paleta de cores

As cores desempenham um ponto de grande importância na comunicação visual. Por isso, use recursos tecnológicos como o Adobe Color ou o Coolors para construção de paletas de cores para o seu moodboard. Busque o significado de cada uma delas e como se comportam em conjunto com os outros elementos.

4. Além das imagens

Um moodboard pode ir além das imagens e ganhar vida por meio de vídeos, sons, texturas e até mesmo cheiros (no caso dos formatos impressos). Muitas vezes, transmitir uma sensação diferente consegue levar as pessoas a perceberem mais facilmente o que você quer transmitir. Isso acontece porque estes recursos estão diretamente ligados à parte psicológica dos seres humanos e podem despertar sentimentos diferentes em relação à sua abordagem visual. Não tenha medo de arriscar!

5. Pesquisas e referências

Depois de todos esses conceitos alinhados, é hora de buscar inspirações e montar seu moodboard de viagem! Essa busca vai além do Google ou de bancos de imagens: pesquise sites (nacionais e internacionais) e perfis no Instagram que transmitam a mesma ideia que você quer passar. E lembre-se de que essa referência não precisa ser de um segmento específico, mas apenas parecer esteticamente com aquilo que você deseja. Este é o momento certo para explorar sua criatividade! 

Ferramentas para montar um moodboard de viagem

A seguir listamos três sugestões de ferramentas para montar seu moodboard no formato digital:

logopinterest

Pinterest

É a rede mais utilizada para pesquisa de referências. Navegar na plataforma é muito fácil, assim como salvar suas inspirações diretamente numa pasta previamente definida (você pode nomear uma pasta como “Moodboard”, por exemplo). O site também oferece automaticamente recomendações com base no que você já salvou.

logocanva

Canva

É uma ferramenta bastante intuitiva e fácil de usar. Nela você consegue separar suas inspirações e agrupá-las em um painel, salvar em diferentes formatos e também consegue compartilhar o quadro com outras pessoas para que possam fazer comentários.

logo invision

InVision

Embora seja uma plataforma para desenvolvimento de produtos digitais (sites e aplicativos, por exemplo), se você é do tipo que ama um drag and drop (arraste e solte) vai gostar de criar seus moodboards nela.

LEIA TAMBÉM: Como usar o Instagram para planejar uma viagem em 3 passos

Você já montou um moodboard de viagem? Conta pra gente nos comentários!

Florence Castro

Designer curiosa, é a responsável pela comunicação visual do Carpe Mundi. Antes, passou por publicações como Viagem e Turismo e Glamour, navegando entre diversos temas para descobrir onde pertencia. Apaixonada por destinos de inverno, livros e café forte, acredita que as pessoas são a soma de suas experiências – e mais ainda na capacidade de dar vida aos sonhos por meio das imagens.

Deixe seu comentário

voltar ao topo