Londres é um destino completo por si só. Os pontos turísticos clássicos já pedem dias para serem visitados e a cidade é cheia de esconderijos incríveis para quem quiser – e puder – explorar mais. Ainda assim, é uma pena visitar o destino sem pegar pelo menos um trem para conhecer uma das, também famosas, cidades vizinhas.

Por isso, caso você tenha alguns dias “sobrando” no calendário, programar uma viagem rápida no meio da estadia pode ser uma ótima ideia para conhecer os arredores da cidade britânica.

LEIA MAIS: Londres lado B: conheça a diversidade esportiva da capital inglesa

7 cafés fofos em Londres pra tomar o típico chá da tarde britânico

Melhores lugares para se hospedar em Londres: dicas de bairros e hotéis

O que fazer em Londres em 3 dias: roteiro para iniciantes

Aqui estão 8 ideias de bate-voltas desde Londres:

Estação St. Pancras em Londres

Bate-voltas desde Londres

Windsor

Para quem acompanha a família real britânica, Windsor já é um nome conhecido. É lá que fica uma das residências oficiais da monarquia e o local onde o príncipe Harry e Meghan Markle decidiram morar nos primeiros anos de seu casamento. Para chegar, pegue um trem em Londres com direção às estações Windsor & Eton Riverside ou Windsor & Eton Central – o trajeto de 40 quilômetros dura menos de uma hora. Comece a visita no Castelo de Windsor, construído no século 11 e o maior castelo habitado do mundo: você pode visitar grandes salões do palácio com decorações originais e incríveis obras de arte e também a St. George’s Chapel, igreja que serviu de palco para importantes eventos da família real.

Em seguida, vale passear pelas charmosas ruas da cidade ou caminhar ao longo do Rio Tâmisa, fazendo uma parada para alimentar os vários cisnes que moram ali. Em um dia inteiro de passeio, ainda dá tempo de observar o The Long Walk, avenida de árvores alinhadas que é o cartão-postal de Windsor, e visitar o Alexandra Park, um parque público gratuito também às margens do rio.

Dica: Assim como acontece no Palácio de Buckingham, há uma cerimônia de troca de guarda no Castelo de Windsor. Ela acontece às terças, quintas, sábados e domingos, exceto no verão em que ocorre diariamente sempre às 11:00.

Bate-volta Londres-Windsor: 40km, cerca de 45 minutos de trem

Bate-voltas desde Londres

Stonehenge

O misticismo que envolve as pedras misteriosas de Stonehenge já pode ser motivo suficiente para sua visita, mas a beleza e imponência do local impressionam por si só. Arqueologistas acreditam que as enormes rochas posicionadas em um círculo em um campo aberto foram um monumento construído entre 3 000 e 2 000 a.C., mas ninguém sabe provar como, por quem e para que fim. Ouvir a história e teorias no áudio-guia enquanto você caminha pelo campo aberto e observa as pedras que alcançam 9 metros de altura torna tudo ainda mais emocionante.

Construção de pedras de Stonehenge

Para chegar, pegue um ônibus ou trem em Londres com destino a Salisbury. Lá, é necessário pegar o ônibus turístico The Stonehenge Tour que vai até a entrada do lugar. Compre seu ingresso com antecedência para evitar filas, já que ele tem horário definido e vai agilizar muito sua experiência.

Dica: Como a visita dura de 30 a 40 minutos (além do tempo de locomoção), uma boa opção é emendar o bate-volta a Stonehenge com a visita a Bath (mais infos abaixo).

Bate-volta Londres-Stonehenge: 146,5km, cerca de 2h15 de trem + ônibus

Termas de Bath, na Inglaterra

Bate-voltas desde Londres

Bath

Motivo é o que não falta para você colocar Bath na sua listinha de bate-voltas! Para os amantes da literatura, é a cidade natal de Jane Austen; para os fãs de história, é o local que fez os romanos atravessarem a Europa em busca dos banhos quentinhos nas termas. Após tantos anos, não é permitido se banhar nas águas originais, mas o Thermae Bath Spa oferece a experiência em um rooftop que ainda tem uma vista linda da cidade!

Também vale visitar a Abadia impressionante em estilo gótico inglês, o Jane Austen Centre para descobrir mais sobre a vida da autora e as influências da estadia lá em obras como “Orgulho e Preconceito”, e as ruas e construções planejadas pelo povo georgiano do século XVIII como a Royal Crescent, e o The Circus.

Dica: Para chegar de Stonehenge, pegue um trem em Salisbury com destino a Gloucester e desça na oitava parada. De Londres, pegue o trem na estação Paddington com destino a Swansea e desça na parada Bath Spa. Neste trajeto, se possível, sente-se no lado direito do trem para já ter uma vista linda do skyline de Bath, em tons de terracota, quando estiver chegando.

Bate-volta Londres-Bath: 186km, cerca de 1h25 de trem

Bate-voltas desde Londres

Stratford Upon-Avon

Falando em cidade natal de autores famosos, você também vai querer conhecer Stratford Upon-Avon, local onde William Shakespeare nasceu e morou. Todo o destino gira em torno do dramaturgo e visitá-lo é como voltar no tempo: as ruas de pedra estão praticamente intactas com casas do século 16, em estilo Tudor. Para chegar, pegue um trem direto da estação Marylebone. Há duas paradas na cidade, mas a melhor opção é desembarcar na Stratford upon-Avon Station após um trajeto de pouco mais de duas horas.

É possível percorrer todo a cidade a pé para visitar lugares como o Shakespeare’s Birthplace, casa onde o autor de Romeu e Julieta nasceu, o New Place, casa em que ele morou em seus últimos anos de vida e a Holy Trinity Church, igreja em que o dramaturgo foi batizado e enterrado – os túmulos dele, da esposa e da filha Susanna são abertos ao público. O imponente Royal Shakespeare Theatre também vale a visita.

Dica: Se quiser fugir um pouco dos pontos turísticos relacionados a Shakespeare, faça uma parada na Harvard House, casa que o avô de John Harvard, fundador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, construiu na cidade em 1596. A construção passou pela mão de várias pessoas durante os séculos, mas foi comprada pela universidade e restaurada em 1990.

Bate-volta Londres-Stratford Upon-Avon: 164km, cerca de 2h15 de trem

Bate-voltas desde Londres

Oxford

Conhecida por sua renomada universidade, Oxford guarda construções lindíssimas e cinematográficas – tanto é que foi escolhida como cenário para várias cenas de Harry Potter ao longo dos anos. Nem todos os prédios da faculdade espalhados pela cidade são abertos para visitação, mas felizmente a Christ Church College não é um deles: lá você vai reconhecer uma parte da área externa de Hogwarts, além do Salão Principal, onde os alunos se juntam para grandes anúncios e refeições.

Universidade de Oxford, na Inglaterra
Interior da Christ Church College, em Oxford

Para ter uma vista da cidade do alto visite ainda a University Church St Mary The Virgin, e depois faça uma visita guiada pela Bodleian Libraries – outro cenário do filme do bruxinho.

A visita a Oxford também não está completa sem uma passada na Hertford Bridge, ou Ponte dos Suspiros, que ganhou esse apelido por ser parecida com a original em Veneza. Saindo de Londres, é possível chegar de ônibus ou de trem a partir da estação Paddington ou Marylebone. Desça na estação Oxford, após cerca de 50 minutos de trajeto.

Bate-volta Londres-Oxford: 95km, cerca de 50min de trem

Bate-voltas desde Londres

Cambridge

Assim como Oxford, Cambridge também é famosa por ser uma cidade universitária, misturando o burburinho dos jovens estudantes com a tranquilidade do interior, graças às áreas verdes e ao Rio Cam. Você, inclusive, pode fazer o Punting, um passeio de barco ao longo do rio, que costuma ser conduzido por estudantes que contam curiosidades e lendas sobre a vida na universidade.

Também há vários prédios abertos para o público que valem a visita: conheça a Trinity College, onde estudaram personalidades como Isaac Newton e Francis Bacon, cuja biblioteca é maravilhosa, e a King’s College, que possui uma capela impressionante no estilo gótico com vitrais coloridos e um teto abobadado, além da obra do artista flamengo Rubens Adoration of the Magi. Se tiver tempo, passe ainda na Queen’s College, com sua diferentona Ponte da Matemática e na St. John’s College, onde está outra Ponte dos Suspiros.

Dica: Tire um momento para passear sem rumo pela Green Street e seus arredores: as ruas dessa região são bem apertadinhas e cheias de prédios antigos com lojas interessantes, como o Gin Laboratory, um lugar que vende gins com todos os sabores e explica como é o processo de fabricação de uma das bebidas mais tradicionais da Inglaterra.

Bate-volta Londres-Cambridge: 103km, cerca de 50min de trem

Bate-voltas desde Londres

Brighton

Também é possível fugir do convencional e conhecer uma das cidades de praia mais famosas da Inglaterra. Brighton tem uma orla agradável com um píer charmoso, no maior estilo vintage, que contém um centro de diversões com fliperama e alguns brinquedos clássicos, como carrinhos de bate-bate e carrossel. Ainda na orla, é legal visitar a mais recente atração da cidade, o British Airways i360. Desenhado pelos mesmos arquitetos do London Eye, ele é a torre de observação móvel mais alta do mundo, e sobe devagar de meia em meia hora até chegar a 162 metros de altura, dando direito a uma vista em 360 graus de Brighton.

Ainda na cidade vale caminhar pela Queen’s Road e ficar de olho na Clock Tower, construída pra comemorar o Jubileu de Ouro da Rainha Victoria. A partir dela, vire à esquerda na North Street para chegar ao Royal Pavillion, uma antiga residência real, construída por volta de 1780, com um prédio pomposo lembrando um estilo árabe. Se a área externa já impressiona, reserve um tempo para visitar a residência por dentro e ficar ainda mais encantado.

Dica: A forma mais fácil de ir pra Brighton a partir de Londres é de trem. Você pode ir pra lá desde as estações Saint Pancras, Victoria ou London Bridge, mas prefira as últimas duas, já que da St. Pancras o percurso dura 1h30, em vez de apenas uma hora.

Bate-volta Londres-Brighton: 86km, cerca de 1h de trem

Bate-voltas desde Londres

Liverpool

Liverpool é simplesmente imperdível para qualquer fã de Beatles, já que é o local onde a banda foi formada, mas até quem não é apaixonado vai ficar encantado com o tanto que a cidade tem a oferecer. Para o tour completo do pop visite o Cavern Club, conhecido por ser o primeiro lugar em que a banda se apresentou oficialmente, o The Beatles Story, museu que conta toda a trajetória do grupo, a Estátua dos membros caminhando que fica no Pier Head e passe pela Penny Lane e pelo Portão de Strawberry Field, lugares que inspiraram músicas da banda.

Vista panorâmica de Liverpool

Mas pode ficar tranquilo que os passeios não se concentram só no grupo! Os fãs de futebol podem visitar o estádio do famoso time Liverpool, ou subir na Radio City Tower para uma visão panorâmica da cidade. Também vale caminhar pela região da Albert Docks e conhecer o Merseyside Maritime Museum, que tem uma exposição especial do navio Titanic, que foi registrado no porto de Liverpool.

Dica: Ao sair da estação Euston, em Londres, dê preferência a Liverpool Lime Street como destino final, em vez da Liverpool Central. A segunda exige troca de trem e pode levar até 45 minutos a mais de trajeto.

Londres-Liverpool: 355,5km, cerca de 2h20 de trem

Estátua dos Beatles em Liverpool

Bruna Nobrega

Acredita no lema "trabalhe com o que você gosta e você nunca estará trabalhando". Além de ser amante das viagens, é doida por entretenimento: daí seus dois anos na redação da Capricho, sua passagem pela redação do Hugo Gloss e sua temporada como repórter audiovisual na Loading. Reza pra próxima viagem ser para destinos que já foram cenário de filmes ou séries.

Deixe seu comentário

voltar ao topo