A experiência de viajar não se limita a visitar novos lugares ou fotografar diferentes paisagens. Cada cultura carrega também em seus ingredientes e receitas uma forma própria de ver o mundo.
Entre todos os sabores que se cruzam pelo caminho, poucos são tão universais quanto o chocolate, símbolo de celebração, afeto e recompensa e que, muitas vezes, moldam a história de um lugar. Aqui, selecionamos 6 destinos para quem ama chocolate para visitar, se deliciar e descobrir mais sobre sua história.
ÍNDICE
- Qual a cidade do chocolate no Brasil?
- Qual país é famoso pelos chocolates?
- Quais são os 5 chocolates mais vendidos do mundo?
- Destinos para quem ama chocolate
Qual a cidade do chocolate no Brasil?
No Brasil, Gramado se destaca como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal – e não é da boca pra fora; desde 2020 foi aprovado um projeto de lei que concedeu à cidade o título especial. O destino não só conta com 19 fábricas do gênero, como também carrega a herança da primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil, a Florybal, fundada em 1975, e que funciona até os dias de hoje, com visitas e degustações gratuitas. Mas não para por aí. Suas lojinhas temáticas, clima frio e construções alpinas criam todo o imaginário e é comum encontrar vitrines recheadas de trufas, bombons, barras e fondues. Vale conhecer a Caracol, Lugano e a Prawer, enquanto que o Mundo de Chocolate arremata a viagem para os chocólatras de plantão, com mais de 200 peças desenvolvidas em puro chocolate.
O universo visual de jogos como Sweet Bonanza Parimatch acaba influenciando tendências de confeitaria que brincam com o lúdico, as cores vivas e a estética do “exagero doce”. Essa intersecção entre o digital e o comestível revela uma nova forma de consumo cultural, onde o apelo visual e emocional é tão importante quanto o gosto.
Qual país é famoso pelos chocolates?
A Bélgica e a Suíça são os países mais famosos pelos chocolates, com Bruxelas sendo conhecida como a Capital do Chocolate e a Suíça pela tradição e criação do chocolate ao leite, além de, claro, ser berço de marcas de peso como Lindt, Toblerone, Cailler (a mais antiga) e Sprungli.
Quais são os 5 chocolates mais vendidos do mundo?
De acordo com o relatório da Candy Industry Magazine, que anualmente divulga a lista das 100 maiores empresas de confeitaria do mundo, as cinco que se destacaram em 2024 com base nas suas receitam foram: Mondelēz International, com chocolate como Milka e Toblerone, Mars, com M&M’s, Snickers, Twix e Milky Way; Ferrero Group, com Ferrero Rocher e Kinder; The Hershey Company e Nestle SA. Lindt aparece em oitavo na lista.
6 destinos para quem ama chocolate
DESTINOS PARA QUEM AMA CHOCOLATE
Gramado, Brasil
Gramado, na Serra Gaúcha tem toda a vibe de destino europeu, seja por sua arquitetura alpina, no estilo enxaimel, inspirado nas vilas alemãs, além das fachadas de pedra e madeira, que compõem o cenário. Durante todo o ano o destino encanta com suas paisagens deslumbrantes, vida agitada e visitantes ávidos em busca, principalmente, de um inverno mais rigoroso, momento esse em que um chocolate quente aquece a alma e o cheirinho doce das fábricas acolhe com mais carinho. Marcas locais como Lugano, Prawer e Caracol são paradas obrigatórias entre os chocólatras de plantão, assim como o Museu do Chocolate, com esculturas em tamanho real de chocolate e, claro, degustação de chocolate.
LEIA MAIS: Melhor época para viajar para Gramado: previsão mês a mês
Onde ficar em Gramado e Canela: 21 hotéis e pousadas por até R$ 355
DESTINOS PARA QUEM AMA CHOCOLATE
Zurique, Suíça
Em Zurique, a maior cidade da Suíça, o chocolate faz parte da identidade local, da economia e do cotidiano. Considerada um dos berços do chocolate suíço, a cidade mantém viva a tradição centenária e é lar de marcas renomadas como Lindt e Sprüngli. É ali nas redondezas, inclusive, que você encontra o Lindt Home of Chocolate, o maior museu do mundo no segmento, com uma dose de história e, claro, oportunidades para participar em workshops e degustações para comer chocolate até dizer chega. No centro, a experiência continua em cafés e confeitarias que servem o melhor do chocolate suíço, incluindo produtos da Lindt, Toblerone e Cailler. A confeitaria de luxo Sprungli é dona da tão famosa Lindt e ali vale entrar na loja e pedir um luxemburgerli (uma versão suíça dos macarons). Se tiver tempo, pegue uma mesa na rua, durante o verão, ou no andar de cima pra tomar um café da manhã ou lanche da tarde com vista. Quer mais? confira nosso guia pra turistar por Zurique.
DESTINOS PARA QUEM AMA CHOCOLATE
Turim, Itália
Turim, no norte da Itália, é considerada a capital italiana do chocolate, com uma tradição que remonta ao século 17. Foi lá que surgiu o diablottini, conhecido como o bombom mais antigo do mundo, e também o gianduiotto, criado a partir da mistura de chocolate com avelã (a Nutella,inclusive, mantém sua sede corporativa na região). Quem visita não pode deixar de experimentar o Bicerin, bebida quente típica feita com chocolate, café e creme de leite, tradicionalmente servida sem açúcar, além de visitar o recém-inaugurado Choco-Story Turim, primeira unidade italiana da rede internacional de museus do chocolate, instalada no subsolo da confeitaria centenária Pfatisch.
DESTINOS PARA QUEM AMA CHOCOLATE
Bruxelas, Bélgica
A capital belga é mundialmente famosa pelo seu chocolate, sendo o maior produtor de chocolates da Europa e concentrando mais de 2 mil chocolaterias. É também lar de algumas das marcas mais renomadas do mundo, como Godiva, Leonidas, Mary e especialmente a Neuhaus, criadora do praliné em 1912, que trata-se, basicamente, do primeiro bombom de chocolate recheado da história. Mas, claro, o chocolate em Bruxelas vai muito além das grandes marcas: o chef Laurent Gerbaud ficou conhecido por suas combinações inusitadas de ganache com especiarias e oferece workshops aos sábados para quem quiser produzir e levar para casa sua própria barra artesanal. Já Pierre Marcolini ganhou fama pela dedicação ao processo de produção, controlando pessoalmente todas as etapas, bem no estilo bean to bar, e incorporando ingredientes exóticos.
LEIA MAIS: Onde ficar em Bruxelas: veja aqui 12 hotéis bacanas para se hospedar
Onde comer em Bruxelas: os clássicos e o que está bombando na cena gastronômica
O que fazer em Bruxelas: 10 experiências pra não perder na capital belga
DESTINOS PARA QUEM AMA CHOCOLATE
Paris, França
Assim como o vinho na Borgonha e o queijo em Roquefort, o chocolate é quase uma instituição em Paris, com casas centenárias, receitas secretas e verdadeiros templos dedicados ao cacau e, principalmente, a alta confeitaria. A tradicional À la Mère de Famille, fundada em 1761, encanta com seu ambiente vintage e delícias como florentines, pralinés e orangettes. A sofisticada La Maison du Chocolat oferece ganaches e trufas clássicas, enquanto Patrick Roger impressiona com criações que misturam escultura e chocolate. Na Le Chocolat Alain Ducasse, o cacau é tratado com reverência em produções artesanais à vista do público. A Maison Bonnat é conhecida por suas barras premiadas e embalagens charmosas. Deu pra pegar a vibe, né? Tem mais: a cidade ainda sedia o Salon du Chocolat, maior evento dedicado ao tema na França e é lar do Musée du Chocolat, que apesar de pequenininho, conta um pouco da história junto com degustações.
DESTINOS PARA QUEM AMA CHOCOLATE
Oaxaca, México
Em Oaxaca, no México, o chocolate tem um valor muito mais histórico e cultural do que de fato gastronômico. Ali, o cacau é símbolo de ancestralidade e espiritualidade, herança dos povos indígenas que o utilizavam em cerimônias sagradas, rituais de passagem e até como moeda. Ainda hoje, é comum encontrar o chocolate sendo preparado de forma artesanal, uma bebida quente, densa e nada doce. As cerimônias do cacau são prova disso, momento sagrado onde o cacau é misturado com água e é consumido durante práticas com meditação, música e muita introspecção, que promete cura emocional, conexão com o corpo e reconexão espiritual.
VEJA TAMBÉM: O que fazer em Oaxaca, México: passeios, restaurantes e mais
Onde ficar em Oaxaca: os 9 melhores hotéis-boutique da região