Embora os safáris africanos ainda sejam os mais conhecidos, o Brasil oferece alternativas incríveis onde é possível avistar não só animais selvagens vivendo livremente, como também emergir na flora mais biodiversa do mundo.
Do Pantanal ao Jalapão, passando pela Amazônia e até Foz do Iguaçu, conheça um pouco sobre os Safáris no Brasil.
ÍNDICE
- O que significa safári?
- Dá para fazer safári no Brasil?
- Tipos de safári que existem no Brasil
- Qual é o melhor safári do Brasil?
- Quanto custa um safári no Brasil
- Quais animais posso ver em um safári no Brasil?
- Onde fazer safári no Brasil?
- O que levar num safári pelo Brasil?
O que significa safári?
Safári vem do Suaíli, safari, que significa viagem. A princípio, era uma palavra usada para descrever uma expedição para caça ou exploração, especialmente em território africano, realizado pelos europeus no século 19. Hoje, o significado evoluiu e tem por interpretação uma viagem de observação da vida selvagem em seu habitat natural, geralmente feita em veículos abertos, barcos ou até a pé.
Dá para fazer safári no Brasil?
Sim, apesar do conceito tradicional de safári estar associado à savana africana, é possível sim fazer safári no Brasil, explorando regiões biodiversas a bordo de veículos 4×4 e observando a viagem selvagem acontecer em liberdade. E mais uma vez o Brasil, sendo o país diverso que é, conta com safáris espalhados por praticamente todo território, que revelam características únicas, autênticas e conectadas cada qual com seu bioma, do Pantanal à Amazônia, passando pelo Jalapão e chegando até Foz do Iguaçu.
Tipos de safári no Brasil
4X4
O mais clássico dos safáris. Consegue acessar área mais fechadas e cobrir grandes distâncias com conforto e segurança.
Barco
Mais comum em destinos com rios, como a Amazônia e o Pantanal. Geralmente com avistamentos mais silenciosos e rápidos.
Trilha
Sempre feito com guias especializados. É uma experiência mais sensorial e próxima da natureza, pra sentir sons, cheiros e observar rastros de perto.
Qual é o melhor safári do Brasil?
O safári no Pantanal costuma ser visto como um dos melhores safáris do Brasil justamente por oferecer uma experiência de exploração parecida com o que se encontra na savana africana – só que diferentes animais, claro. Lá você tem uma das maiores chances do mundo de ver onças-pintadas em liberdade, além de contar com boa infraestrutura, guias experientes e avistamentos quase garantidos de várias espécies ao longo do dia, incluindo capivaras, jacarés, araras, tamanduás bandeiras e muitos outros, tudo isso a bordo de veículos 4×4 ou barco, a depender da época do ano.
SAIBA MAIS: Conheça o Onçafari: projeto de proteção de onças-pintadas e lobos-guarás
Quanto custa um safári no Brasil
O custo para um safári no Brasil vai depender de muitos fatores como a região escolhida, estrutura do passseio, duração, hospedagem, transporte… Mas, para ter uma base, os preços de acomodação começam por R$ 1 500, podendo chegar a R$ 4 000 por pessoa, como é o caso do Korubo, mas que já inclui praticamente tudo por seis dias.
Quais animais posso ver em um safári no Brasil?
O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta, então cada safári ao redor do país tem sua particularidade. No Pantanal, é possível ver onças-pintadas; na Amazônia, botos, aves e macacos; no Jalapão, Serras Gerais e Cerrado no geral, lobo-guará e muitas aves; em Foz do Iguaçu, no Sul, há opções de safári dentro do Parque Nacional, que além de incluir áreas de mata atlântica preservada, pode encontrar quatis, tucanos, araras, tatus, borboletas e muito mais.
Onde fazer safári no Brasil?
SAFÁRI NO BRASIL
Pantanal
O Pantanal é o bioma mais bem preservado do Brasil e reserva uma infinidade de uma incrível biodiversidade, com cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, mais de 80 mamíferos, fora os mais de 50 répteis. O cenário com paisagens abertas de campos alagados e vegetação baixa tornam os avistamentos não só ainda mais bonitos, como mais palpáveis, já que é mais fácil localizar os animais do que em mata fechada. A região é famosa principalmente pelos safáris terrestres em veículos 4×4, mas também pelos safáris fluviais, a bordo de silenciosos barcos. Apenas no trajeto entre Campo Grande e as cidades que abrangem o bioma, já é possível avistar uma legião de animais rondando a estrada, mas, se a ideia é ver esses bichos mais de perto, e sem pressa, os safáris fotográficos organizados pelas fazendas locais são a opção certeira.
VEJA MAIS: Um giro pelo Pantanal, Mato Grosso do Sul: atividades, hospedagens e dicas
Refúgio Ecológico Caiman: safári e luxo na medida no Pantanal Sul
SAFÁRI NO BRASIL
Amazônia
Ao contrário do que muitos pensam, na Amazônia é menos sobre ver animais e mais sobre desfrutar da imensidão da floresta que abriga cerca de 50% da biodiversidade mundial. Em vez de veículos 4×4, o safári na Amazônia acontece principalmente sobre as águas, em barcos e canoas que navegam pelos rios. Você até pode encontrar botos, macacos, jacarés, milhares de aves colorindo o céu e, de noite, olhos selvagens brilhando sobre a margem da água, mas a beleza está em ouvir os sons da floresta, aprender sobre o ecossistema, se aventurar em trilhas e viver essa imersão. É possível sim fazer alguns passeios de um dia partindo de Manaus, mas a graça está justamente em se hospedar na selva, em lodges erguidos sobre palafitas, imersos na natureza, que além de proporcionar uma estadia exclusiva, autêntica e tranquila, também vão cuidar de todos os trâmites de alimentação e, claro, os passeios como canoagem, pesca de piranhas, focagem de jacarés, escaladas em árvores, caminhadas na floresta e até mesmo pernoites em redes no meio da mata.
SAIBA MAIS: Quanto custa uma viagem para a Amazônia: analisando todos os gastos
Como ser turista consciente na Amazônia em 8 passos básicos
Turismo na Amazônia: 10 programas que você precisa fazer em Manaus e na selva
Quando ir para a Amazônia: explorando a selva nas estações seca e cheia
SAFÁRI NO BRASIL
Jalapão/Serras Gerais
O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo. Tem em seus solos, os mais antigos do Brasil, e em seu terreno arenoso com vegetações rasteiras e retorcidas, um papel fundamental para a conservação e manutenção dos outros ecossistemas. Para um safári pelo Cerrado, três destinos então em destaque: a Pousada Trijunção, na divisa entre Bahia, Goiás e Minas Gerais, a queridinha Jalapão e a menos conhecidas, Serras Gerais. Na Trijunção, você vai encontrar uma das experiências mais estruturadas de safári no Cerrado, com saídas noturnas e diurnas com guias especializados, rastreamento por GPS e observação responsável dos animais em seu habitat. No Jalapão e nas Serras Gerais, o safári se dá ao longo das trilhas em veículos 4×4 por paisagens remotas e dramáticas, com chapadões, dunas douradas, veredas e rios, onde vez ou outra é possível avistar a vida selvagem acontecendo.
VEJA TAMBÉM: Serras Gerais, Tocantins: um paraíso escondido no Cerrado (e como explorar!)
Turismo no Cerrado: 8 motivos para conhecer esse bioma incrível já
Pousada Trijunção: um oásis com safári no Cerrado brasileiro
KORUBO SAFARI NO CERRADO
Pioneira no turismo de base ecológica no Jalapão (e agora também nas Serras Gerais), a Korubo oferece uma das experiências de safári mais completas do Brasil, com deslocamentos em veículos 4×4 com caminhão adaptado, guias especializados e hospedagem exclusiva em meio à natureza: o Korubo Safari Camp. Já está incluído no pacote todas as refeições preparadas com alimentos naturais e típicos do Cerrado, atividades e trilhas nas Serras Gerais e toda a logística.
LEIA MAIS: Korubo Safári Serras Gerais: tudo sobre o acampamento de luxo no Cerrado
Em tempo: as tendas do glamping da Korubo são inspiradas nos safáris africanos, amplas, ventiladas e bem confortáveis, projetadas para oferecerem segurança, espaço e charme em meio ao rústico e selvagem, ou seja, viver a experiência de acampamento, mas sem abrir mão de conforto e estrutura. Todas possuem eletricidade, camas de verdade, roupa de cama limpinha, banheiro privativo com privada, compartimento para guardar pertences e um varal de roupas na parte externa; Cada tenda acomoda duas ou quatro pessoas, podendo ser compartilhadas ou reservadas privativamente mediante taxas adicionais.
SAFÁRI NO BRASIL
Foz do Iguaçu
Embora não seja um safári clássico como os que já vimos aqui na seleção, podemos sim chamar o Macuco Safari de um safári por Foz do Iguaçu. O passeio começa dentro do Parque Nacional do Iguaçu e é dividido em três etapas. Primeiro, conheça mais sobre a fauna e flora do Parque nacional a bordo de um veículo elétrico, depois, siga por uma trilha leve de 600 metros dentro da mata até chegar no deck de onde você embarca em um barco bimotor para ver as Cataratas do Iguaçu por um outro ângulo e, de quebra, tomar um banho revigorante e cheio de adrenalina.
LEIA TAMBÉM: 6 cataratas mais lindas do mundo que valem a visita (+ 5 cachoeiras imperdíveis)
Programe-se: 14 viagens pra você fazer no Brasil
O que levar num safári pelo Brasil?
Ao montar sua mala para um safári, dê preferência para as roupas frescas, leves e de algodão, preferencialmente mais claras por conta do sol e para não chamar atenção dos animais, como cáqui, bege, branca e verde. Obs: peças pretas não são recomendadas, já que absorvem muito calor. Chapéus, bonés e gorros te protegem do sol escaldante ou do frio intenso.