A vontade de chegar a lugares novos e distantes, além do desejo de aumentar as atividades comerciais, fez com que diversos exploradores encarassem verdadeiras jornadas pelo mar. Conheça a seguir um pouco mais sobre alguns desses importantes exploradores do mundo que desbravaram o planeta em grandes aventuras!

LEIA TAMBÉM: 15 ideias para viajar pelo mundo sem sair de casa

Se você é do tipo que sonha em colocar a mochila nas costas e conhecer novos destinos, vai gostar de conhecer alguns dos grandes exploradores do mundo que deram um pulinho nos cantos mais remotos da Terra. Para além de conhecer um pouco mais sobre suas histórias, esses aventureiros vão te inspirar e podem até ajudar a traçar o roteiro da sua próxima viagem!

Conheça a seguir 8 grandes exploradores do mundo e suas viagens:

01. Vasco da Gama

O português Vasco da Gama (1469 – 1524) nasceu na cidade de Sines, na região do Alentejo, e era um grande estudioso de astronomia, matemática e navegação – competências inerentes aos grandes exploradores do mundo. Nos mares, teve um papel muito importante: foi pioneiro em chegar às Índias navegando ao redor do continente africano, numa viagem entre 1497 e 1499. Graças a ele, os portugueses puderam desenvolver os negócios na região do Oceano Índico, especialmente especiarias, tecidos e pedras preciosas. Posteriormente, recebeu da coroa portuguesa o cargo de Vice-rei da Índia e de Conde da Vidigueira.

02. Leif Eriksson

Embora seja considerado um herói para os vikings, não existem muitos registros sobre a vida do islandês Leif Eriksson (970 – 1020). Sabe-se que foi um dos grandes exploradores do mundo, sendo conhecido como descobridor da Groenlândia por volta dos anos 1000. Porém, após fundar duas colônias por lá, partiu para o sul para encontrar terras onde o frio fosse menos intenso e assim chegou à América do Norte (cerca de 500 anos antes de Cristóvão Colombo), mais especificamente no território onde, hoje, se situa o Canadá.

LEIA TAMBÉM: Dicas da Islândia: 15 coisas que você precisa saber antes de ir à terra do fogo e do gelo

highway-93-canada

03. Cristóvão Colombo

Cartagena---editada

A vida do explorador italiano Cristóvão Colombo (1451 – 1506) é cheia de dúvidas, pois tudo o que se sabe sobre ele foi escrito pelo filho, Fernando Colombo. No entanto, sabe-se foi marinheiro e cartógrafo, e também o primeiro europeu a chegar nas terras do continente americano (chamado de Novo Mundo), em 1492. Suas viagens abriram caminho para um período de expansão, exploração, conquista e colonização da América pelos europeus no decorrer dos próximos séculos. Ele também explorou territórios que viriam a ser Antilhas, Cuba, Jamaica e Porto Rico.

Uma curiosidade: o nome “Colombo” inspirou o nome de um país, Colômbia, e de duas regiões da América do Norte: a Colúmbia Britânica, no Canadá, e o Distrito de Colúmbia, nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Tá na hora de ser um viajante melhor em 2022: siga esses passos

04. Fernão de Magalhães

Fernão de Magalhães (1480 – 1521) foi um explorador nascido no pequeno município de Sabrosa, localizado no norte de Portugal. A serviço da coroa espanhola, planejou e comandou a primeira expedição de circunavegação documentada pela Terra, entre 1519 e 1522, cujo principal objetivo era descobrir uma nova rota marítima para as Índias, que não fosse realizada contornando o continente africano. Em 1520, a expedição obteve êxito ao conseguir atravessar o estreito localizado ao sul do continente americano – que passou a se chamar Estreito de Magalhães – e comprovou, por observação, que nosso planeta tem formato esférico. No entanto, o explorador morreu no meio da viagem durante um conflito com nativos das atuais Filipinas.

Grande Muralha da China

05. Marco Polo

Marco Polo (1254 – 1324) foi um mercador veneziano e grande responsável em levar para a Itália o macarrão da China (e também o arroz e o sorvete) e, ao lado do pai e do tio, viajou cerca de 20 anos pela Ásia, percorrendo mais de 25 mil quilômetros. Ele escreveu um relato sobre a jornada chamado “As Viagens de Marco Polo” que se tornou, na época, uma das mais completas fontes de informações sobre o extremo Oriente. As aventuras são contadas em histórias fantásticas e em descrições que até hoje intrigam os pesquisadores sobre sua veracidade, mas é fato que ele certamente confundiu animais exóticos, como elefantes, macacos e rinocerontes, com criaturas mágicas e mitológicas: os últimos, por exemplo, foram descritos por ele como sendo unicórnios.

06. Pedro Álvares Cabral

Nascido na cidade de Belmonte, o português Pedro Álvares Cabral (1467 – 1520) não tinha muita experiência náutica quando foi designado como capitão-mor da frota que descobriria o território onde hoje é o Brasil: a expedição de 1500 deveria ter sido comandada por Vasco da Gama, que, por motivos de saúde, desistiu da viagem e indicou Cabral para substituí-lo. Tratava-se de uma frota com 13 navios, oficialmente com destino ao Oceano Índico, mas que se afastou da costa africana e tomou o rumo contrário, em direção à América do Sul. A data oficial do descobrimento da chamada “Ilha de Vera Cruz” foi 22 de abril de 1500.

LEIA TAMBÉM: 8 itens para se manter saudável ao viajar (em tempos de coronavírus!)

Navio em alto mar

07. Robert Bartlett

Apaixonado pelo Ártico, Robert Bartlett (1875 – 1946) nasceu em Brigus, no Canadá. As regiões polares, que eram o limite da exploração humana, não o assustavam. Prova disso é que, atualmente, é considerado um dos principais exploradores da região, com mais de 40 expedições ao longo de 50 anos. Vale lembrar que este tipo de viagem sempre é desafiadora, especialmente devido às baixíssimas temperaturas e também às dificuldades de abastecimento.

Monte Everest

08. Reinhold Messner

Quem gosta da ideia de fazer passeios nas alturas, com certeza vai se interessar em saber mais sobre Reinhold Messner: o montanhista italiano foi o primeiro homem a escalar todas as quatorze montanhas com mais de 8 mil metros do mundo, localizadas nas cordilheiras do Himalaia e Karakoram, na Ásia. Como se não bastasse este recorde, em 1980, Messner também se tornou o primeiro homem a escalar o Everest sozinho e sem tanques de oxigênio – aventura que conta no livro “Everest Solo“. Por estes e outros feitos, é considerado um dos melhores alpinistas de todos os tempos, provando que, sim, o céu é o limite!

09. Amyr Klink

Conhecido como um dos mais importantes exploradores do mundo, o brasileiro é navegador, empresário e escritor, e teve grande êxito em suas expedições marítimas: foi o primeiro a atravessar o Atlântico Sul a remo e a navegar em volta da Antártica. Em 1978, realizou a travessia de Santos-Paraty em uma canoa e logo depois, em 1980, percorreu o trecho Paraty-Santos e Salvador-Santos de catamarã.

Também percorreu mais de 2 mil quilômetros em um pequeno barco a motor na Amazônia, seguindo o curso dos rios Negro e Madeira. Em 1982, em um barco a vela navegou o trecho entre Salvador-Fernando de Noronha e a Guiana Francesa, enquanto pesquisava sobre as correntes marítimas. Além disso, é sócio fundador do Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul (SC).

Amyr Klink explorador

10. Família Schurmann

Com 37 anos de histórias, aventuras e expedições no mar, a família Schurmann foi a primeira família latino-americana a circum-navegar o mundo em um veleiro – feito que já realizaram três vezes! Pode-se assumir que eles também são uns dos pouquíssimos brasileiros que já estiveram em alguns dos lugares mais remotos do planeta, tais como a ilha de Santa Helena, as Ilhas Pitcairn e o Território Britânico do Oceano Índico.

Recentemente, em agosto de 2021, embarcaram em uma viagem de dois anos que documentará a situação do lixo marinho em águas internacionais. A iniciativa, nomeada Voz dos Oceanos, busca aumentar a sensibilização sobre a poluição por plásticos e microplásticos, assim como desenvolver soluções inovadoras por meio do engajamento com governos e o público em geral em cada parada, desde o sul do Brasil até a Nova Zelândia.

LEIA TAMBÉM: Família Schurmann em alto mar: Expedição Oriente

Saiba mais sobre a história do mundo por meio de livros:

Além do poder que os livros têm de levar seus leitores por lugares e experiências inovadoras, eles também permitem conhecer a história da humanidade, de grandes personalidades e seus feitos. Se você gosta de saber mais sobre as origens do mundo moderno, aqui vão três sugestões de leitura:

Capa do Livro da História

O Livro da História

Um livro que traz explicações objetivas sobre as ideias por trás dos eventos que moldaram o mundo contemporâneo. Traz também diagramas que ilustram alguns conceitos mais complexos, assim como ilustrações que elucidam nossas ideias sobre a dinâmica de mundo no passado.

Capa do livro Sapiens

Sapiens

Neste livro, o autor aborda a história da humanidade sob uma perspectiva diferente, em formato de linha do tempo, e também discorre sobre alguns conceitos do mundo moderno, tais como o capitalismo – e se ele é o sistema ideal para o nosso modelo de civilização.

Capa do livro As Cruzadas

As Cruzadas: Uma História

Séculos de história foram reunidos neste livro, que tornou-se um panorama do assunto na história medieval. Traz um vasto material historiográfico do período, detalhando suas origens, sistemas financeiros, históricos de batalhas e registros de acontecimentos diversos.

LEIA TAMBÉM: Viagem sustentável: 9 dicas pra minimizar seu impacto social e ambiental
15 Patrimônios Mundiais da UNESCO pra conhecer no Brasil e no mundo
Bibliotecas mais lindas do mundo: uma seleção com arte, cultura e história

Florence Castro

Designer curiosa, é a responsável pela comunicação visual do Carpe Mundi. Antes, passou por publicações como Viagem e Turismo e Glamour, navegando entre diversos temas para descobrir onde pertencia. Apaixonada por destinos de inverno, livros e café forte, acredita que as pessoas são a soma de suas experiências – e mais ainda na capacidade de dar vida aos sonhos por meio das imagens.

2 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo