Turismo do sono: refúgios perfeitos para um sono reparador

Imagina só: um hotel que valorize e pense exclusivamente na sua noite de sono. A suíte tem isolamento acústico, a cama parece uma nuvem fofinha, não tem sequer uma frestinha de luz passando e o cheiro é de óleo essencial leve e sereno.

Para quem vive sempre no agito, cercado por uma poluição sonora sem fim, luzes que nunca dão descanso e uma rotina que consome, uma viagem pode deixar tudo ainda mais exaustivo OU vem para organizar a casinha – e é justamente essa a proposta do turismo do sono, onde a grande atração não é apenas o entorno, mas, principalmente, a promessa de um sono restaurador. 

LEIA MAIS: Dicas de como dormir melhor em hotéis (ou onde você estiver) em 8 produtinhos must-have

ÍNDICE

  1. O que é turismo do sono?
  2. Quais são os benefícios do turismo do sono?
  3. Hotéis para fazer turismo do sono
  4. Dicas para um descanso melhor durante viagens

O que é o turismo do sono?

O turismo do sono é uma tendência de viagem em ascensão, onde o foco é o descanso e uma recuperação profunda – e isso vai muito além do ato de dormir. Estamos falando de hoteis que se preocupam com esse momento do sono, mostrando atenção nos detalhes: com programas exclusivos, isolamento acústico de qualidade, cobertores pesados ​​e menus de travesseiros personalizáveis. Isso sem falar de rituais como chás de ervas antes do sono, máscaras para dormir de seda e aromaterapias relaxantes. 

VEJA TAMBÉM: Viagem silenciosa: tudo sobre a maneira consciente de se reconectar
Turismo de bem-estar no Brasil: o que é, como e onde fazer

Quais são os benefícios do turismo do sono?

Sono de qualidade

Nada melhor que um ambiente otimizado para o seu descanso. Hotéis que já entenderam o turismo do sono vão proporcionar não só um quarto mas sim uma experiência, com travesseiros personalizados, colchões ergonômicos e muito mais. 

Redução da ansiedade

Nos tempos modernos, difícil é achar quem não tenha picos de ansiedade. Bons rituais de relaxamento, uma dose de autocuidado e noites relaxantes ajudam a baixar os níveis de estresse e promove um relaxamento não só físico, mas, principalmente, mental.

Saúde mental

E falando nela, a saúde mental é uma das mais afetadas quando falamos da privação de sono. Isso porque é durante uma noite bem dormida que o cérebro processa memórias, regula emoções e se recupera de estímulos acumulados ao longo do dia.

Aumento da energia 

Ao voltar de uma viagem que teve como foco o descanso, a tendência é que você se sinta mais energizado, concentrado e produtivo para a volta da rotina agitada, além do que, pode incenticar a levar esses bons novos hábitos para o dia a dia, fora da viagem.

Hotéis para fazer turismo do sono no Brasil

Dormir pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando se fala de viagem, mas isso tá mudando. O sono é cada vez mais uma prioridade – e a indústria está atenta. Segundo a o Grand View Research, o mercado de turismo do sono deve atingir US$ 148,98 bilhões até 2030 e deve crescer 12,4% ao ano de 2025 a 2030.

Se formos pensar no turismo brasileiro – também temos margem: pesquisa da Kayak aponta que 67% dos entrevistados priorizam relaxar e descansar ao planejar as férias e 20% gostaria de colocar o sono em dia em suas próximas viagens. 

Turismo do sono no Sudeste

Rosewood, São Paulo

O Rosewood São Paulo é uma experiência – do momento em que você pisa no saguão, até à noite com menu de sono exclusivo. O hotel faz parte da rede Rosewood, uma marca de ultra-luxury, presente em 15 países, e, no Brasil, mantendo seu legado em São Paulo, dentro da Cidade Matarazzo, em plena Avenida Paulista. Apesar de estar no coração do agito da metrópole, é todo rodeado por vegetação e tem um projeto com foco no bem-estar sensorial, o que inclui um ambiente de silêncio, suavidade e conforto extremo. No quarto, uma lição sobre turismo do sono: os colchões tem pillow top, o enxoval é de algodão egípcio 600 fios e todos os hóspedes recebem à noite um sleep menu, que inclui orientações sobre as duas opções de meditação disponíveis na tv do quarto, lâmpada terapêutica, que utiliza uma combinação de luzes e sons para ajudar na experiência do sono, máquina de ruído branco, além de menu de travesseiros e muito mais. Para ficar ainda melhor, o hotel oferece terapias exclusivas de relaxamento no Asaya Spa.

Emiliano Hotel, Rio de Janeiro

O Emiliano é um hotel cinco-estrelas localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Sua arquitetura é moderna e luxuosa e sua premissa é combinar tudo isso com conforto e bem-estar. A vista pro mar é privilegiada, a piscina tem borda infinita e o Spa vem como um complemento de peso quando o assunto é descanso de qualidade; com uma ampla variedade de tratamentos que inclui massagens, shiatsu, drenagem linfática, reflexologia, esfoliação corporal e tratamentos faciais. De noite, o cuidado continua, com um ritual do sono, momento esse que é servido um chá natural relaxante, aromaterapia on demand e uma montagem única dos travesseiros recheados com plumas de gansos húngaros, uma das marcas registradas do Emiliano. A estadia ainda pode ser customizada com aulas de yoga, dança, surf, meditação, pintura e terapia do som que podem ser feitas no hotel ou na praia.

Turismo do sono no Nordeste

Makena Hotel, Ceará

O Makena fica a 220 km de Fortaleza, em Icaraí da Amontada, apelidada carinhosamente de Icaraizinho. Trata-se de um hotel-boutique super charmoso, reservado e que entrega o melhor dos dois mundos: de dia, o cenário perfeito para se aventurar no kitesurf, com ventos ideias e águas cristalinas e, de noite, um cantinho seguro, silencioso e aconchegante para introspecção e descanso. Exemplo disso é o ritual do sono que acontece todas as noites. Começa com um som de um sino suave percorrendo todo o hotel; para os hóspedes que abrirem suas portas, uma bandeja do sono, com óleos essenciais, sprays para os travesseiros, chás calmantes e o toque delicado de florais de bach. Melhor ainda é que tudo é muito exclusivo, são apenas 13 suítes, todas bem distribuidas pela propriedadde, para maior privacidade, além de varandas, jardins e piscinas privativas a depender do quarto escolhido. 

Fasano Salvador

O Fasano Salvador combina luxo com história e sofisticação discreta. O hotel ocupa um icônico e histórico edifício no centro histórico de Salvador, mas no alto de uma colina, para privacidade, silêncio e uma vista linda para a Baía de Todos-os-Santos. O ambiente é um convite ao descanso, do tratamento acústico nas janelas e portas, aos detalhes que amamos como máscaras de olhos aromáticas, colchões de linha premium da Zissou, travesseiros de penas de ganso ou da NASA, enxoval Trussardi de algodão egípcio, além da disponibilidade de chás de ervas relaxantes no quarto e aromaterapia pela noite. No SPA, um cardápio completo de terapias de bem-estar e relaxamento, que inclui massagens com óleos essenciais de lavanda, alecrim e camomila, banhos aromáticos e muito mais. 

Rede Carmel, Ceará

A rede Carmel conta com três unidades no Ceará, o Carmel Charme Resort, Carmel Cumbuco Resort e Carmel Taíba Exclusive Resort – todos com o mesmo design contemporâneo, rico em detalhes e com experiências mil que prometem descanso. São diversos serviços personalizados, além de práticas de bem-estar, como yoga matinal e até mesmo spa com tratamentos focados em revigoração. Para fechar a noite de sono no Carmel com chave de ouro, a rede disponibiliza menu de travesseiros com diferentes formatos, preenchimentos e níveis de apoio, acústica para privacidade, além das terapias sensoriais. 

Turismo do sono no Sul

Wood Hotel, Gramado, Rio Grande do Sul

“Queremos que você sonhe em dormir no Wood”. E foi assim que esse hotel-boutique em Gramado transformou a forma de encarar o sono dos seus hóspedes e, em parceria com a a Cia do Sono, criou o Wood Dreaming, um ritual do sono pensado nos detalhes, que inclui cardápio de travesseiros, colchões premium que se adapta ao corpo, além de todo um serviço de boa noite, com ajustes na iluminação, playlist relaxante, chá com blend especial, água, um chocolatinho e até mesmo um hidratante com óleos essenciais para pés e mãos.

Dicas para um descanso melhor durante viagens

1. Mantenha uma rotina leve de sono

Sabemos que viajar às vezes pode envolver jet lag, insônia por estar em um ambiente diferente ou mesmo por sair da rotina. Para minimizar esses impactos, tente ao máximo dormir e acordar em horários parecidos com os que já está acostumado, isso ajuda a regular o relógio biológico.

LEIA TAMBÉM: Yoga para curar o jet lag: sequências para relaxar mente e corpo

2. Leve seu próprio kit do sono

Para ajudar ainda mais no descanso, considere levar o Koala Sleep na mala, um suplemento noturno desenvolvido justamente para melhorar a qualidade do sono, promovendo relaxamento do corpo e da mente antes de dormir com ajuda de ingredientes naturais como triptofano, magnésio e outras vitaminas. A versão em sachê é perfeita para levar em viagens porque não ocupa espaço e já vem na dosagem certa pra preparar rapidamente. Basta misturar o pó em água ou leite quente 30 minutos antes de dormir e usufruir dos benefícios. Quer experimentar? Use nosso cupom de desconto Koala Sleep e transforme suas noites de sono.

ESCOLHA O SABOR: Koala Sleep Morango: doce, sutil e com gosto de infância
Koala Sleep Chocolate é bom? Muito doce? Vale a pena?
Koala Sleep Baunilha é gostoso? É vegano? Respondemos todas as dúvidas

Morango

A doçura sutil e o sabor familiar do morango, com cremosidade.

Baunilha

Um sabor suave, cremoso e com a doçura sutil da baunilha.

Chocolate

Intenso e reconfortante do chocolate, com textura cremosa.

Use o cupom ANNA para 10% off no pedido

3. Escolha bem a hospedagem

Essa parte é decisiva. Dê sempre uma olhada nas avaliações para saber mais sobre a qualidade da estadia, principalmente no que se diz respeito a conforto e silêncio. É mais comum do que se imagina quartos sem isolamento acústico, próximo de corredores movimentados, baladas, avenidas… e isso faz toda a diferença.

4. Luz e movimento de manhã

Luz natural pela manhã e talvez até uma caminhada fazem um bem danado para o seu bem-estar geral e pro ciclo circadiano… já que a luz e o movimento ajudam a regular o relógio biológico. Alguns hotéis têm atividades como yoga ou meditação no jardim na programação.

LEIA TAMBÉM: Poses de yoga para se alongar na viagem: para fazer em qualquer lugar
Acessórios de yoga para viajar que vão te ajudar a praticar melhor

Qual desses hotéis ou destinos de turismo do sono você mais curtiu? Conta pra gente aqui nos comentários! Já conhecia?

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!