Vivemos em um mundo de superestimulação exaustiva, com exposição constante de telas, notificações, sons e informações excessivas. Com isso, são raras as oportunidades de pararmos, ficarmos quietos e curtirmos a solitude em silêncio. 

Mas isso está para mudar – pelo menos, nas viagens. Em 2024, a tendência da vez é a silent travel, no bom português, viagem silenciosa, segundo a Conde Nast Traveller. A ideia é ter férias mais isoladas em retiros, hotéis tranquilos ou passeios ao ar livre, que buscam desconexão, relaxamento e conexão consigo mesmo, e que prometem gerir o stress, aumentar a criatividade e fazer toda uma reorganização mental. 

ÍNDICE

  1. O que é uma viagem silenciosa?
  2. Benefícios de uma viagem silenciosa
  3. O que levar na mala para uma viagem silenciosa
  4. Onde fazer uma viagem silenciosa?
Viagem silenciosa

O que é uma viagem silenciosa?

A viagem silenciosa é também conhecida como férias silenciosas ou turismo silencioso, e tem suas raízes na prática budista de Vipassana, um dos estilos de meditação mais antigos da Índia, que propõe uma imersão de 10 dias seguidos com 12 horas de meditação por dia, sem conversas, livros, celular e música. Mas, claro, essa é a base, você pode buscar por variações disso, de retiros à estadia isoladas e passeio a pé silenciosos, basta mergulhar em um ambiente natural, longe do barulho e das distrações da vida urbana e se reconectar consigo mesmos e com o mundo ao seu redor.

Benefícios de uma viagem silenciosa

Segundo um estudo publicado pela revista científica Heart, o silêncio tem efeito reparador, ajudando a liberar tensão do cérebro e do corpo, ao mesmo tempo que estimula a mente, dando clareza para novas ideias. Em contrapartida, toda essa poluição sonora do dia a dia pode causar problemas adversos, incluindo doenças relacionadas com o stress, hipertensão, perturbações do sono e menor produtividade. 

Viagem silenciosa

O que levar na mala para uma viagem silenciosa

Vestir-se confortável em uma viagem como essa é um dos requisitos importantes. Elas vão ser importantes desde a respiração, permitindo que você respire de forma profunda e livre, até para dar uma sensação de calma e relaxamento e evitar distrações. Opte por roupas leves, respiráveis e flexíveis, com tecidos naturais, como algodão e bambu, que proporcionam conforto, absorção de umidade e permitem que a pele respire. Para isso, conte com a Yogini, a primeira marca de moda brasileira inspirada no yoga, com peças confeccionadas com tecidos conscientes, toque suaves, modernos e macios. 

Macacão Fitness Preto Soft Skin Lolli

Bom que não precisa ficar pensando em combinações – é o look completo em uma única peça. É confeccionada em malha de poliamida e elastano, com toque macio, zero transparência, bastante elasticidade e alta compressão.

Blusa Cropped Moletom Bambu Isis

De tecido leve, de moletom bambu, é uma daquelas peças que respira, abraça e refresca, ao mesmo tempo que acolhe e aquece. Tem toque delicado, que respeita o corpo, e traz conforto no caimento solto. 

Casaco Bambu Comfort

Para um fim de tarde, protege sem pesar. Tem malha canelada de viscose de Bambu e toque suave e delicado. Respeita a forma do seu corpo. Une conforto com caimento. Modelo com comprimento 7/8. mangas longas. Vista larga.

Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF NA YOGINI

Calça Pantalona

Apantalona Deva valoriza 100% o conforto. O toque é macio e o caimento fluído. possui propriedade de troca térmica. Em dias quentes refresca e em dias frios aquece. Uma boa peça chave.

Macacão Pantacourt

Macacão versátil para manter-se confortável e estiloso. Tem toque suave e delicado, respeita a forma do corpo e é confeccionada em fibra de viscose artifical.

Body Moletom Bambu

Confeccionado em moletom Bambu, que respira, abraça e acolhe, tem toque suave e delicado, respeita a forma do seu corpo e é super versátil. O modelo é regata, com decote redondo na frente e em V nas costas.

SOBRE A YOGINI

Da busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo, surgiu a Yogini há 15 anos, a primeira marca de moda brasileira inspirada no yoga. O início foi pautado pela venda de acessórios e roupas para a prática. Hoje, as roupas Yogini são sinônimo de moda casual, do conforto atemporal, da sofisticação do simples e a busca por propósito. Além do incentivo à economia local e da responsabilidade socioambiental, eles também utilizam tecidos conscientes e fibras naturais em todas suas peças. Hoje, são ao todo oito lojas físicas e um site com entrega para todo o Brasil com o propósito de levar o bem-estar do yoga para todos.

Onde fazer uma viagem silenciosa?

Da montanha, à ilhas, retiros, imersões e finais de semana na solitude, existem diversas formas de você aproveitar os benefícios de uma viagem silenciosa. 

Dhama Sarana, Santana de Parnaíba, São Paulo

Nos retiros tradicionais de Vipassana, o cronograma  envolve 12 horas de meditação por dia, intercaladas por intervalos para descanso e alimentação (vegetariana) – e sem distração nenhuma, apenas no completo silêncio da mente. Existem vários desses pelo mundo, mas no Brasil. você encontrará sua viagem silenciosa no Dhamma Sarana, um centro de meditação da Associação Vipassana de São Paulo, a 45 km do centro da capital. E, apesar da proximidade com a cidade, o espaço é protegido pela Serra do Voturuna e rodeado por áreas de preservação permanente (APPs), proporcionando uma atmosfera tranquila.

Plum Village, França

Próximo à cidade de Bordeaux, na França, o Plum Village caracteriza-se como o maior centro budista da Europa e é principalmente conhecido pela prática de plena consciência, também conhecido como mindfulness, em todas as ações do dia a dia. A comunidade oferece retiros, aulas, e programas de meditação e respiração consciente. 

Spirit Rock, Estados Unidos

O Spirit Rock, disposto numa área 40 000 metros quadrados de bosques de carvalhos a uma hora de San Francisco, tem um calendário de retiros de meditação e yoga voltados a públicos distintos: há especiais para mulheres, idosos, adolecescentes, jovens adultos; alguns silenciosos e outros não. Os dormitórios são simples, mas confortáveis.

Bali Silent Retreat, Tailândia

O Bali Silent Retreat, a 1h30 de Ubud, tem uma programação bem diversa que inclui meditação guiada, yoga, caminhadas, banho de águas termais, palestras sobre sustentabilidade e cultura balinesa e observação de estrelas. Cabanas rústicas de madeira e bambu abrigam quartos privados e coletivos entre uma farta vegetação – a comida orgânica é quase toda produzida ali. 

Faça em casa

Incorpore a meditação silenciosa ou o diário em sua vida diária ou faça uma caminhada pela natureza e deixe seus AirPods em casa. Se sua família tende a ser barulhenta e ocupada, considere adicionar um tempo de leitura tranquila ou colorir à programação. Contanto que você reserve um tempo para refletir e olhar para dentro, o silêncio pode ser apreciado tanto em casa quanto no exterior.

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo