POSES DE YOGA PARA SE ALONGAR NA VIAGEM

Seja após uma longa viagem de carro, avião ou ônibus, tirar um tempinho para cuidar do seu bem-estar físico (e mental) é de bom agrado para aliviar o desconforto, relaxar e aliviar tensões causadas pelas horas na mesma posição. 

Por isso, integrar essas posturas de yoga na sua rotina pode não apenas aliviar o desconforto físico, mas também restaurar a tranquilidade mental, te preparando para curtir o máximo de cada destino. 

VEJA MAIS: Yoga na hora de viajar: como manter sua prática mesmo fora da rotina
Imersão de yoga, detox e ressignificação: saiba tudo sobre

Poses de yoga para se alongar na viagem para praticar com ou sem tapete

POSES DE YOGA PARA SE ALONGAR NA VIAGEM

Gato e vaca (Marjaryásana)

Em harmonia, sutileza e fluidez, as poses gato e vaca são ótimas para iniciar sua rápida prática. Ela, ao mesmo tempo que promove flexibilidade e alivia a tensão nas costas, promove consicência corporal, atenção plena e alongamento não apenas para as costas, mas também pro abdômen, quadris, pulmões e peito. Essa postura é ótima para começar o dia, acordando o corpo com gentileza e preparando as costas e quadris para o dia.

pose de yoga para se alongar na viagem

Como fazer Marjaryásana

  1. Fique em uma posição de quatro apoios;
  2. Ao inspirar, incline-se pra frente e levante a cabeça;
  3. Ao expirar, arredonde a coluna e olhe em direção ao umbigo;
  4. Repita pelo menos três vezes.

POSES DE YOGA PARA SE ALONGAR NA VIAGEM

Postura do dedo do pé (Padangusthasana)

A Padangusthasana é uma pose que vai alongar significativamente os músculos da panturrilha, coxa e região lombar – ideal para aqueles dias de muita andança. A postura também fortalece os músculos das costas e das pernas, e estimula a circulação sanguínea. Como em qualquer pose de yoga, é importante praticar com consciência, respeitando os limites individuais e evitando forçar o corpo além do conforto.

Como fazer Padangusthasana 

  1. Em pé, separe os pés na distância do quadril e curve;
  2. Se possível, grude a região abdominal nas coxas. E, se necessário, flexione levemente os joelhos;
  3. Agarre os dedos do pé com o dedo indicador e fique como uma alavanca;
  4. Permaneça por cinco respirações e então eleva o tronco na inspiração.
pose de yoga para se alongar na viagem

POSES DE YOGA PARA SE ALONGAR NA VIAGEM

Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana)

A Adho Mukha Svanasana, ou cachorro olhando para baixo, é uma posição clássica, cheia de benefícios e adaptável para todos os níveis. Ela vai ajudar a fortalecer músculos, alongar e alinhar a coluna vertebral, aliviar a tensão das costas e pescoço, melhorar a circulação sanguínea, trazendo atenção para parte superior e cabeça e, consequentemente, aliviando o estresse e acalmando a mente – isso porque aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro você melhora a oxigenação da região e proporciona uma sensação de clareza mental e redução da fadiga mental. A posição também envolve o alongamento dos músculos das pernas, pés e panturrilhas, o que pode ser benéfico para quem passa muito tempo em pé ou sentado.

pose de yoga para se alongar na viagem

Como fazer o cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana)

  1. Inicie em uma posição de quatro apoios, com os punhos alinhados com os ombros e joelhos na linha dos quadris;
  2. Expire e levante os quadris pro alto, com as palmas da mão apoiadas no chão, e estenda completamente os braços;
  3. Se possível, estique as pernas e leve os calcanhares em direção ao chão. Uma adaptação é pedalar, dobrando um joelho e depois o outro;
  4. Olhe para baixo e sinta o alongamento. Respire profundamente e fique na posição por cinco a dez respirações. Para sair da pose, dobre os joelhos e volte à posição de quatro apoios.

POSES DE YOGA PARA SE ALONGAR NA VIAGEM

Pés na parede (Viparita Karani)

Essa é A posição para reduzir o inchaço nas pernas e tornozelos após um longo dia de viagem. Ela propõe uma inversão de fluxo, melhorando a circulação sanguínea e, consequentemente, aliviando stress e trazendo equilíbrio para o sistema nervoso. Pode ser feita em qualquer lugar, seja na cama ou no chão.

Como fazer Viparita Karani

  1. Deite-se em uma superfície reta, seja chão ou cama;
  2. Estique as pernas na parede;
  3. Leve as mão na barriga e respire;
  4. Fique na posição por cinco minutos.
pose de yoga para se alongar na viagem

POSES DE YOGA PARA SE ALONGAR NA VIAGEM

Postura do arco (Dhanurasana)

A Dhanurasana, também conhecida como a postura do arco, é uma boa pedida para aqueles dias de muita rigidez no quadril após horas sentado. Ao formar o arco, você proporcionará um alongamento profundo nos flexores do quadril, além de fortalecer significativamente os músculos das costas, incluindo os da região lombar, melhorando a postura e aliviando dores nas costas. Irá promover uma sensação geral de bem-estar.

pose de yoga para se alongar na viagem

Como fazer Dhanurasana

  • Deite-se de barriga para baixo;
  • Dobre os joelhos e segure os tornozelos;
  • Ao inspirar, levante os pés para o alto, ao mesmo tempo em que levanta o peito do chão – se não conseguir segurar os tornozelos, pode utilizar uma faixa ou uma toalha para alcançá-los;
  • Mantenha na posição de 15 a 30 segundos.

POSES DE YOGA PARA SE ALONGAR NA VIAGEM

Postura da criança (Balasana)

A Balasana, ou postura da criança, é uma conhecida posição de descanso, que ajuda a aliviar o estresse e a tensão, em um relaxamento profundo. A compressão abdominal, resultante da inclinação, estimula os órgãos internos, o que pode ajudar na digestão. Também alonga a região da lombar e quadris, ótima compensação para quem passa muito tempo sentado. Por fim, com os braços esticados, também alivia as tensões dos ombros e pescoço. Melhor de tudo: pode ser adaptada para todos os níveis e é frequentemente usada como uma posição de descanso entre outras mais desafiadoras. 

Como fazer Balasana

  1. Sentado sobre os calcanhares, incline-se pra frente e estenda os braços, mantendo as palmas das mãos no chão;
  2. Relaxe a testa no chão e, se não conseguir, pegue uma almofada e apoie confortavelmente;
  3. Permaneça na posição, respirando profundamente e relaxando por quanto tempo for confortável para você.
pose de yoga para se alongar na viagem

VISTA-SE COM CONFORTO

Vestir-se com conforto, confiança e liberdade é também um ato de cuidado com seu bem-estar físico e mental. É importante que cada peça te abrace, que você nem sinta que está usando, permitindo a livre expressão dos movimentos, para uma atitude mais positiva e relaxada, elevando o bem-estar geral, proporcionando uma base sólida para enfrentar o dia a dia com serenidade e energia.

SOBRE A YOGINI

Da busca pelo estado de espírito calmo, do contentamento que invade o corpo, do bem-estar interior e do conforto acima de tudo, surgiu a Yogini há 15 anos, a primeira marca de moda brasileira inspirada no yoga. A ideia surgiu depois que Regina Zimmermann saiu de uma aula de yoga e pensou “Que sensação boa! Preciso levar esse bem-estar para o maior número de pessoas”. O início da marca foi pautado pela venda de acessórios e roupas para a prática. Hoje, as roupas Yogini são sinônimo de moda casual, do conforto atemporal, da sofisticação do simples e a busca por propósito. Melhor ainda: a busca em tornar todos os processos cada vez mais sustentáveis é um objetivo declarado na Yogini. Além do incentivo à economia local e da responsabilidade socioambiental, eles também utilizam tecidos conscientes e fibras naturais em todas suas peças. Hoje, são ao todo oito lojas físicas e um site com entrega para todo o Brasil com o propósito de levar o bem-estar do yoga para todos.

LEIA TAMBÉM: Yogini: roupas de yoga sustentáveis para viajantes conscientes
Cupom de desconto Yogini, marca de moda brasileira inspirada no yoga: 15% off

BLUSA CROPPED

De tecido leve, de moletom bambu, é uma daquelas peças que respira, abraça e refresca, ao mesmo tempo que acolhe e aquece. Tem toque delicado, que respeita o corpo, e traz conforto no caimento solto. 

MANGA LONGA

Mesmo caimento da blusa cropped, com a diferença da manga longa. Não aperta, é macia ao corpo e combina com tudo. Tem barra arredondada e as costas é mais comprida que a frente.

MACACÃO PANTACOURT

Para manter-se confortável e estiloso. Tem toque suave e delicado, respeita a forma do corpo e é confeccionada em fibra de viscose artifical, resultando em uma peça fresca.

CASACO ALONGADO

Para aquele comecinho de manhã ainda gelado ou um fim de tarde com o sol se pondo, é confeccionado em viscose e elastano. É aquela terceira peça que vai com tudo.

tapete de yoga

TAPETE DE YOGA PARA PRATICAR

Para quem não abre mão do conforto durante a prática de yoga, um bom tapetinho faz toda diferença. Com 5mm de espessura, ele é resistente, firme e perfeito para ser utilizado em diferentes ambientes e exercícios, dos mais leves aos mais intensos, amortecendo o impacto dos movimentos. Melhor ainda: ele está em sintonia com os valores ECO, feito com TPE, uma borracha sintética 100% livre de PVC, reciclável e reutilizável. É à prova d’água, absorve a umdiade e é antiderrapante. Sua textura adere ao chão e garante atrito com os pés, dando maior estabilidade e é fácil de limpar com um paninho. 

LEIA MAIS: Os melhores tapetes de yoga de viagem para praticar em qualquer lugar

Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF*

*Válido 1x por CPF; desconto não acumulativo e não aplicável para produtos em sale e sandália Linus

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo