Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba juntas possuem uma extensão de cerca de 180 km de praia.
Existem as mais famosas, as divulgadas e, claro, as mais secretas, geralmente afastadas, de difícil acesso, mas que valem um esforço a mais pra curtir um dia no mar na sua paz. Confira aqui nossa seleção de praias secretas no Litoral Norte de SP para você conhecer.
ÍNDICE
- Quais são as praias escondidas em São Sebastião?
- Qual a praia mais tranquila do Litoral Norte de SP?
- Qual a praia mais bonita do Litoral Norte de São Paulo?
- Quais são as praias escondidas em Ubatuba?
- Praias secretas no Litoral Norte de SP
Quais são as praias escondidas em São Sebastião?

São Sebastião abriga algumas das praias mais nobres e conhecidas do Litoral Paulista, como a Barra do Una, Juquehy, Camburi, Baleia e Maresias, regiões essas que acabam chamando toda a atenção, deixando alguns cantinhos passando despercebidos, como é o caso de refúgios como a praia Brava, Calhetas e algumas outras faixas de areia.
LEIA MAIS: Nossa lista oficial das 9 melhores praias para curtir neste verão no Litoral Norte de SP
Litoral Norte de SP no frio: veja aqui os melhores programas
8 pousadas e hotéis pé na areia (com charme) no Litoral Norte de São Paulo

Qual a praia mais tranquila do Litoral Norte de SP?
Na verdade, é praticamente impossível bater o martelo nessa resposta. A verdade é que tudo vai depender do mês, temperatura, acesso… mas fato é: algumas das praias mais tranquilas do Litoral Norte costumam ser aquelas que exigem certo esforço a mais para alcançá-las, seja acesso por barco, carros específicos ou mesmo longas trilhas, como é o caso de Bonete e Castelhanos, em Ilhabela, a Cedro do Sul, em Ubatuba.
Qual a praia mais bonita do Litoral Norte de São Paulo?
Aqui não existe consenso, até porque cada viajante vai ter uma preferida, mas a competição fica bem acirrada naqueles cenários que combinam águas translúcidas, mata fechada e aquela beleza cênica que tem carinha de pedaço secreto.
Quais são as praias escondidas em Ubatuba?

Ubatuba é um paraíso quando o assunto são praias escondidas, onde muitas só aparecem depois de trilhas ou mesmo apenas por barcos, entre elas, a Brava da Almada, o Cedro do Sul e a charmosa Praia do Português.
10 praias secretas no Litoral Norte de SP
Praia da Pacuíba, Ilhabela
A Praia de Pacuíba fica no extremo norte de Ilhabela, sendo a primeira faixa de areia na pista de terra que segue sentido Praia do Jabaquara, e, justamente por isso, geralmente nem aparece nos roteiros tradicionais na região, apesar de não deixar a desejar quando o assunto é beleza. A entrada é um pouco escondida, mas a recompensa vale a pequena dificuldade: depois de uma caminhada de menos de cinco minutos o mar se revela azul e muda junto com a luz do dia, com alguns pontos transparentes perfeitos para a prática de snorkeling. A calmaria do som do mar se funde com o descanso que só um gramadão pode oferecer e, melhor ainda, amparado pela sombra das árvores. A placa para a praia é pouco visível e os carros ficam estacionados na pista de terra.

Em tempo: a faixa de areia desaparece na maré cheia, e as ondas tomam conta da praia quando venta forte.
Praia da Fome, Ilhabela

Assim como Pacuíba, se a Praia da Fome fosse mais acessível, ela provavelmente apareceria mais na lista de praias que devem ser visitadas em Ilhabela. Entre as praias do Jabaquara e do Poço, ela tem águas calmas, translúcidas, cercada por uma areia lisinha e clara, emoldurada por costões verdes e tem todo um climinha de refúgio; principalmente porque ela só é acessível pelo mar, então ou funciona como ponto de parada rápido entre Saco do Eustáquio e Castelhanos ou contratando passeios particulares de lanchas. Logo, por ser isolada, não tem uma infraestrutura fixa, mas principalmente na alta temporada, tem barraquinhas que vendem bebidas e algumas comidas.
Praia de Castelhanos, Ilhabela

Castelhanos tem uma longa faixa de areia, de quase 2km, e um mar de águas claras super procurado para o surf, mas a não ser que você tenha um 4×4, vai ter que contratar o passeio por uma agência de turismo. Há a opção de fazer o percurso de 1h30 de jipe ou ir navegando de barco, parando em outras praias. Ali está a maior praia de Ilhabela e muito bem preservada. O point onde todo mundo se encontra é o Quiosque do Alemão, pra tomar a melhor caipifolha da ilha, a caipirinha com folhas de mexerica brava.
LEIA MAIS: Castelhanos e praia do Bonete em Ilhabela: tudo sobre esses dois paraísos
Onde ficar em Ilhabela: 15 opções entre casas Holmy e pousadas
13 praias de Ilhabela que você precisa conhecer nestas férias

Praia do Bonete, Ilhabela
Considerada pelo The Guardian como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, seus 800 metros de orla reservam uma vibe simples, rústica e única. O difícil acesso acaba sendo um alívio pro turismo local: só dá pra chegar em uma trilha de 4 horas entre sobes e desces ou encarando uma viagem de uma hora em um barquinho caiçara que vai batendo no mar aberto quase que o caminho todo. Por ali, o mundo parece ter parado no tempo, sem acompanhar a urbanização do resto da ilha, mantendo vibes caiçara, uma faixa de areia clara e larga e mar com ondas fortes que chamam o surf.
ONDE FICAR EM ILHABELA

Piscina climatizada com borda infinita que parece se debruçar sobre o mar, varanda aconchegante, quarto com cama king size, ar condicionado, sala com bicama, smart TV, churrasqueira portátil, ducha externa, assim como uma cozinha equipada. De quebra, uma linda vista e acesso pro mar.

Com uma vista insuperável do mar, a Casa das Águas é super exclusiva com piscina aquecida de borda infinita, cozinha equipada, lareira ecológica e rede para relaxar, a propriedade abriga até dois hóspedes em uma cama king size e oferece alguns serviços extras pra maior comodidade.

Recém reformada, moderna e com total privacidade, está localizada em um terreno de costeira. Conta com um deck com vista para o mar, rede na varanda, ducha externa, cozinha equipada piscina climatizada exclusiva – possui fácil acesso, sem escadas, numa paisagem deslumbrante e exclusiva da ilha.
Praia de Itaguaré, Bertioga

É justamente por estar entre a Riviera de São Lourenço e o bairro de Guaratuba que, às vezes, a Praia de Itaguaré pode passar despercebida aos olhos dos turistas. Ela é esse trecho selvagem entre os bairros, com pouca construção, mata preservada e uma faixa de areia longuíssima, com cerca de 3,5km de extensão. Ali não tem serviço de praia, nem guarda-sóis ou mesmo sombra, mas é tranquila, pet friendly, de areia batida e com um mar relativamente tranquilo, exceto nas pontas que funcionam pro surf.
Praia Brava, São Sebastião
3km de uma trilha de nível médio de dificuldade separam o turista da Praia Brava, entre as praias de Maresias e Boiçucanga, em São Sebastião. Essa é uma das últimas praias realmente selvagens do Litoral Norte e, inclusive, um trecho totalmente protegido por leis ambientais, onde nada pode ser construído ou comercializado, garantindo esse cenário intocado. O esforço compensa: a praia é ampla, de areia limpa, mar de ondas fortes e aquele silêncio raro.
VEJA MAIS: Miniguia de Juquehy, uma das praias mais gostosas do Litoral Norte paulista
7 hotéis com day use no Litoral Norte de SP para relaxar à beira-mar

Praia de Calhetas, São Sebastião

A Praia de Calhetas é um paraíso praticamente desconhecido: está localizada entre as praias de Toque-Toque-Pequeno e Toque-Toque-Grande, em uma propriedade privada, o Sítio Calhetas. Com um mar de tons que variam do azul ao verde, Calhetas tem duas praias distintas, uma de cada lado da faixa de areia. O lado direito é ideal para um banho de mar, com areia mais clarinha e fofa, mas com algumas ondas. Já no lado esquerdo o mar é mais calmo, mas há mais pedras. O acesso, contudo, não é dos mais fáceis: é liberado apenas para pedestres, feito por meio de uma curta caminhada de cerca de dez minutos a partir da entrada, que fica na BR-101. O maior problema no acesso é o estacionamento: como a entrada está bem no meio da rodovia, algumas pessoas optam por deixar o carro no acostamento, porém é uma infração e não é recomendado.
Em tempo: a opção mais adequada é deixar o carro no km 145 sentido Maresias (que tem um pequeno gramado, onde é possível estacionar com mais segurança) ou em Toque-Toque-Grande e, de lá, pegar um barco, tentar pedir um uber ou encarar a caminhada de cerca de 20 minutos pela estrada acima até a praia.
ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO SEBASTIÃO

Dentro da chácara Sepituba, em frente a praia de mesmo nome, essa casa é um refúgio da família desde 1978 e hoje passa para seus hóspedes a tranquilidade de dormir ouvindo o mar. Uma estadia super exclusiva: a casinha foi praticamente construída na areia e tem acesso privativo ao mar – só divide espaço com os hóspedes das outras duas propriedades. Você pode acordar, dar um mergulho e voltar para fazer seu café da manhã.

Pensa só: uma chácara com quintal, gramadão e vista para a Praia de Sepituba, em São Sebastião, com 80 metros de areia e água limpa e calma, de onde é possível ver muitas tartarugas e peixes diretamente do deck particular. Privada, ela só divide acesso com a Casa de Barco, do mesmo proprietário. Na área interna estão dois quartos, cozinha completa, um banheiro e uma sala bem charmosa e uma decoração atualizada.

Do mesmo proprietário, a Casa da Mangueira é uma aposta mais luxuosa. O nome não é à toa, a casa está toda permeada por mangueiras centenárias e um amplo jardim. Sua estrutura se assemelha a um loft, com ambientes claros e bem arejados. Um dos grandes diferenciais é a piscina com borda infinita no deck. Para acessar a praia, basta descer a escada pelo jardim e curtir o mar calminho com caiaque ou uma prancha de stand up paddle.

Praia Cedro do Sul, Ubatuba
Por ser acessível somente pela Trilha das 7 Praias ou embarcações, é mais deserta e a natureza por ali está em seu estado primitivo, super conservada. Aproveite para tomar um banho de mar nas águas cristalinas e calmas da Praia do Cedro do Sul, a primeira parada oficial da Trilha das Sete Praias. O singelo bar, o Quiosque do Roberto, funciona na alta temporada e serve bebidas, pastéis, frutas e comidas simples. Há também uma bica de água doce da serra e dois balanços super gostosos.
Praia do Português, Ubatuba
Conhecida por ser uma extensão da do Félix, a Prainha do Português é uma pausa para o tumulto da vizinha e muitas vezes passa despercebida pelos turistas. Esse espaço de 50 metros é cercado por palmeiras, areia macia e água verde esmeralda, formando uma espécie de piscina natural. Considerada um ótimo local para mergulhar em Ubatuba, ela pode ser acessada por uma pequena trilha de pedras (cerca de dez minutos) saindo ao lado direito (e mais calmo) da praia do Félix. Obs: a praia só é acessível em dias de maré baixa.

Praia Brava da Almada, Ubatuba

A Praia Brava da Almada, localizada no Norte de Ubatuba, é um verdadeiro refúgio praticamente sem ninguém. Com acesso por trilha a partir da Praia do Engenho, que leva apenas 30 minutos de caminhada, ou pela Praia da Fazenda, sendo um percurso mais complicado passando pelo Costão Rochoso, esse paraíso oferece um cenário paradisíaco, com mar agitado, uma extensa faixa de areia e muita sombra natural. É o destino ideal para escapar do movimento, especialmente em dias agitados em Ubatuba, e também atrai surfistas em busca das ondas da região.
ONDE SE HOSPEDAR EM UBATUBA

A Pacífico Waimea, na Praia do Félix, em Ubatuba, é o refúgio perfeito para quem busca conforto e integração com a natureza, a apenas 400 metros do mar. Com uma suíte aconchegante, sala com sofá-cama e cozinha equipada, a jacuzzi privativa com vista para o mar da Praia do Félix é o destaque, complementada por um espaço para fogo de chão que torna as noites ainda mais especiais.

Perfeita pra quem está procurando por uma experiência sossegada e tranquila. Com um visual incrível da Praia Vermelha do Centro, o chalé rústico é cercado pela Mata Atlântica e conta com cozinha completa, além de disponibilizar cadeiras de praia e guarda-sol. Tem também um jardim, deck e rede suspensa para relaxar enquanto escuta o som do mar. Está localizada a cerca de 25 minutos a pé da Praia do Cedro.

Para os viajantes mais aventureiros: já imaginou se hospedar em um veleiro em pleno alto mar? O clássico francês abriga até seis hóspedes e oferece conforto, elegância e segurança nas praias de Ubatuba. Tem fogão, forno e utensílios necessários, além dos equipamentos de mergulho – máscaras, coletes salva-vidas, flutuadores e nadadeiras. Aproveite essa estadia exótica enquanto navega.
LEIA MAIS: Praias secretas em Ubatuba: 11 refúgios no Litoral Norte de SP
7 ilhas em Ubatuba para visitar na sua próxima viagem ao Litoral Norte de SP
Trilha das 7 Praias, Ubatuba (SP): tudo que você precisa saber antes de fazer