Muita gente passa pela Cidade do Panamá por causa dos voos da Copa Airlines,

que costuma ter boas tarifas para os Estados Unidos, o México e o Caribe. Mas há razões para esticar a visita.

LEIA TAMBÉM: Bocas del Toro: o Caribe panamenho cheio de autenticidade que faltava você conhecer

A capital panamenha tem traços interessantes, apesar de sua identidade pouco definida (aspecto que se deve à presença prolongada dos americanos no país). Desde que o canal foi devolvido aos panamenhos em 1999, a cidade foi acometida por um desenvolvimento acelerado que lotou seu centro com uma selva de arranha-céus. A vida cultural e gastronômica aos poucos está ganhando forma. A cidade também é ponto de partida para explorar a sensacional costa caribenha do país, em destinos como Bocas del Toro e San Blas. Veja abaixo o que fazer na Cidade do Panamá.

Casco-viejo

Antes de tudo: vale a pena comprar na Cidade do Panamá?
Pode valer para eletrônicos, bebidas alcoólicas e, eventualmente, tênis e cosméticos, se você estiver em conexão e o seu destino final não for os Estados Unidos (e sim o Caribe ou o México) – os preços de lá são melhores que os do Brasil, mas não ganham dos EUA. E, ao contrário do que muita gente pensa, o país não é duty free: há 7% de imposto sobre o valor da etiqueta, salvo algumas exceções. Não vale a pena sair aqui do Brasil e ir pra lá SÓ para comprar; se a ideia é essa, vá para Miami mesmo. É bom lembrar que o dólar é a moeda corrente no país.

Como circular pela Cidade do Panamá?
De táxi ou Uber. É relativamente tranquilo pegar táxi na rua, o negócio é que o motorista pode pegar outros passageiros e mudar a rota quando bem entender, e você ainda tem que negociar o valor porque muitas vezes não tem taxímetro. Melhor comprar um chip para o celular e se virar de Uber. Até há um metrô na cidade, mas são poucas estações. O sistema de ônibus é meio confuso para turistas.

O que fazer na Cidade do Panamá:

CONHECER O CASCO VIEJO, A PARTE MAIS CHARMOSA DA CIDADE
O centro histórico da Cidade do Panamá é a parte mais charmosa da cidade, e ganhou cafés, hotéis-boutique, restaurantes e bares descoladinhos na última década. Comece o tour por ali pelo Mercado De Mariscos, um mercadão de peixes com estandes para comer o ceviche e frutos do mar mais frescos da vida. Entre os edifícios coloniais, vale entrar na barroca Catedral Metropolitana, imponente na Plaza Catedral, e na Iglesia de San José, com seu impressionante altar de ouro.

Tome cafés especialíssimos panamenhos no Bajareque Coffee House e admire as vistas para o mar do Paseo Esteban Huertas, um caminho florido enfeitado com mesinhas vendendo artesanato. Depois, compre um autêntico chapéu-panamá na Victor’s Panamá Hat e escolha um bar rooftop para curtir a tarde entre petiscos e drinks – o da Casa Casco é perfeito, com vista 360 graus para a baía. Bares de cerveja artesanal também fazem presença ali, como o Casa Bruja e o La Rana Dorada Brewery.

FAZER COMPRINHAS NOS SHOPPINGS
O Multiplaza é o melhor (e mais luxuoso) shopping da cidade. Há muitas lojas conhecidas como Banana Republic, Calvin Klein, MAC e Diesel. Para o almoço, vá ao restaurante da rede colombiana Crepes & Waffles. Já o Albrook Mall é um shopping grandalhão distante da zona hoteleira com tanto marcas populares quando de luxo. Aqui temos Oscar de la Renta, Converse, lojas de perfume como a So Nice, Adidas, Samsonite, Calvin Klein, Nike, Tommy, Lush, Lacoste… Na Calzada de Amador fica a Amphora Duty Free – Amador, uma loja free shop grande meio amontoada com souvenirs, chapéus-panamá, maquiagem, bebidas, óculos, eletrônicos e, principalmente, perfumes. Continue lendo para saber o que fazer na Cidade do Panamá.

COMER NO MELHOR RESTAURANTE DO PANAMÁ
Se for para ter uma experiência gastronômica especial na viagem, que seja aqui. No Maito, na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, o chef Mario Castrellón apresenta um menu contemporâneo que faz um giro pelas origens multiculturais do país, com desde influências indígenas e caribenhas até americanas e asiáticas. Espere pratos com salada de palmito com vinagrete de maracujá e costela de porco cozida na cerveja com molho de caju. Há tanto menu à la carte quanto degustação.

LEIA TAMBÉM: Voo com conexão no Panamá? Aproveite pra conhecer o paraíso de San Blas

maito-panama-restaurante

DAR UM ROLÊ NO CLÁSSICO ÔNIBUS TURÍSTICO
A capital panamenha faz parte da pequena seleção de cidades onde é aconselhável tomar o bom e velho busão turístico, o City Sightseen (veja o mapa aqui), principalmente para quem tem pouco tempo. Ele para por praticamente todas as atrações da cidade (inclusive o calçadão Amarador), e é bom para cumprir as distâncias grandes que separam o centro das eclusas do canal, por exemplo.

CHECAR O CANAL DO PAMANÁ
Já que estamos aqui, tratemos de conhecer o famigerado canal. No centro de visitantes você pode ver as Eclusas de Miraflores funcionando. O mesmo ingresso dá acesso a um cinema, onde passa um filme de 20 minutos sobre a construção do canal, e a um interessante museu, que ajuda a entender mais a curiosa história do Panamá. Também há restaurante no local. Chame um táxi ou Uber ou use o ônibus turístico para chegar até lá.

biomuseu-cidade-panama

VISITAR O ENORME BIOMUSEU
É impossível não reconhecer a construção colorida e arrojada projetada pelo badalado arquiteto canadense Frank Gehry. O museu tem instalações modernas, com muitos recursos audiovisuais e em grandes dimensões, sobre a biodiversidade e a história geológica do Panamá, analisando como o Atlântico e o Pacífico evoluíram de maneiras diferentes e a interconectividade de todas as espécies que habitam o país. Um prato cheio principalmente para quem vai com crianças (mas não só).

LEIA TAMBÉM: Conheça Nitro City, o centro de esportes radicais a 1h30 da Cidade do Panamá

SUBIR AO MIRANTE DO CERRO ANCON
A apenas 10 minutos do Casco Viejo, esse monte de 200 metros descortina as melhores vistas para a baía da cidade, e de quebra ainda é forrado por uma bonita mata com tucanos, macaquinhos e bichos-preguiça. Dá para subir de carro ou desafiar as pernas em uma boa caminhada. Programa menos conhecido mas muito bacana para se fazer na Cidade do Panamá.

VER AS RUÍNAS DE PANAMA VIEJO
A Cidade do Panamá foi fundada aqui, em 1519. Hoje é possível perambular por um interessante conjunto de ruínas, com cerca de 15 construções, principalmente igrejas e conventos – não perca a Puente del Matadero e a Torre da Catedral. O ingresso também dá acesso ao Patronato Panamá Viejo, que conta a história da área (ali você descobre, por exemplo, que as construções foram saqueadas pelo lendário pirata Henry Morgan em 1671, e por isso o centro foi deslocado para o Casco Viejo).

LEIA TAMBÉM: Onde ficar em Bocas del Toro, no Caribe panamenho: de hostel a bangalô

panama-viejo-ruinas

Deixe seu comentário

voltar ao topo