Colônia é dona de muitos cantos. São mais de 2 mil anos de história, que passeiam entre belíssimas catedrais, muitas opções de museus, uma arquitetura imponente, paisagens fluviais e até mesmo uma vida noturna agitada repleta de festas tradicionais, como as que acontecem entre o período de Ano Novo e Quarta-Feira de Cinzas, o tradicional Carnaval de Colônia.

Aqui, confira o que fazer em Colônia, na Alemanha, para você poder desfrutar do melhor ao visitar a cidade. 

LEIA TAMBÉM: Apostas esportivas na Alemanha: negócio em expansão
Como ter internet móvel no seu celular no exterior

ÍNDICE

  1. Catedral de Colônia
  2. Museu Romano-Germânico
  3. Museu Wallraf-Richartz
  4. Museu Ludwig
  5. Museu do perfume
  6. Ponte Hohenzollern 
  7. Campeonatos Mundiais de Esports
  8. Carnaval da Colônia

Onde fica a cidade de Colônia 

Colônia, conhecida em alemão como Köln, é a quarta maior cidade do país, e está localizada no oeste da Alemanha, a aproximadamente 573 km da capital Berlim e bem próxima à fronteira com a Bélgica e a Holanda. Está às margens do rio Reno, tornando-a uma cidade estrategicamente posicionada e de fácil acesso.

O que fazer em Colônia

Catedral de Colônia (Kölner Dom)

São mais de 240 igrejas para se visitar na cidade. Contudo, a Catedral de Colônia se destaca-se entre elas. Isso porque ela não só detém o título de maior catedral da Alemanha, como está na lista global, em quinto lugar dentre as maiores do mundo. Ela levou 600 anos para ser finalizada, sendo inaugurada em 1880 e, em 1996, foi intitulada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É, basicamente, uma das construções góticas mais impressionantes do mundo e um verdadeiro símbolo da cidade, que, além da beleza e importância religiosa e histórica, é símbolo de resiliência, uma vez que sobreviveu aos danos causados durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi restaurada e preservada com sucesso. Plus: você pode subir até a torre para ter uma vista panorâmica da cidade. Para conhecer a Kölner Dom é preciso agendar um horário e isso pode ser feito logo na entrada. Nos meses de verão, entre maio e outubro, o horário de funcionamento é das 6h às 21h, enquanto nos meses de inverno, de novembro a abril, ela está aberta apenas até as 19h30.

Museu Romano-Germânico

Localizado ao lado da famosa Catedral de Colônia, este museu concentra artefatos arqueológicos com mais de cem mil anos de história de colonização, incluindo esculturas e objetos do dia a dia. O destaque da coleção é um dos mosaicos mais fascinantes da antiguidade, o Mosaico de Dionísio – inclusive, o local onde se encontra o mosaico é o motivo pelo qual o museu se situa ali, construído sobre as fundações de uma vila romana. Aberto das 10h às 18h, de terça a domingo, tem entrada paga.

Museu Wallraf-Richartz

O Wallraf-Richartz tem uma estrutura de três andares e é o museu mais antigo de Colônia. Seu acervo inclui obras da arte europeia que datam desde a Idade Média até o início do século 20, sendo cada período exposto em um andar diferente, como uma viagem no tempo. Dentre as peças, há diversas obras de arte impressionistas e neoimpressionistas da Alemanha, com destaques para Monet, Renoir, Van Gogh, Morisot, Munch, entre outros. A peça mais notória do da coleção gótica é a Madonna in the Rose Bower, de Stefan Lochner. Aberto das 10h às 18h, de terça a domingo, tem entrada paga. 

Museu Ludwig 

O Museu Ludwig é um oásis para os amantes da arte, principalmente com enfoque na arte moderna e contemporânea. Fundado na década de 1970, sua coleção inclui obras de artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Picasso – sendo o terceiro maior acervo de obras de Pablo Picasso – e outros do movimento Pop Art, além de um variadas obras de arte moderna alemã e internacional, com uma coleção de aproximadamente 20 mil itens. Aberto das 10h às 18h, de terça a domingo, tem entrada paga. 

Museu do perfume

A criação da Eau de Cologne pelo perfumista Johann Maria Farina em 1709 foi um marco na história da perfumaria e da cidade de Colônia. De fragrância fresca e cítrica, a colônia rapidamente se tornou um ícone e transformou o a indústria de perfumes em todo o mundo. Por isso, no Museu do Perfume, você consegue ter uma panorama da história da perfumaria e da importância da cidade na criação e produção de fragrâncias, assim como a evolução da perfumaria no geral, destacando diferentes técnicas de fabricação, ingredientes aromáticos e frascos de perfume ao longo dos séculos. O mais legal de tudo é que a casa que abriga o museu é, na verdade, a residência onde Johann Maria Farina viveu junto à sua família e produziu os primeiros vidros da Água de Colônia. Em tempo: é o local ideal para comprar aquela fragância especial da viagem. Aberto das 10h30 às 19h de terça a domingo, sendo que às sextas-feiras fica aberto até 22h. 

Ponte Hohenzollern 

A Ponte Hohenzollern é uma ponte ferroviária e pedestre que atravessa o rio Reno. Tem 400 metros de extensão e, basicamente, liga o centro histórico de Colônia à parte mais moderna da cidade. Além da belíssima vista do rio e da paisagem, ela também é um daqueles pontos românticos e turísticos onde casais participam da tradição dos cadeados de amor.

Campeonatos Mundiais de Esports

Colônia é uma cidade um tanto quanto histórica, contudo, seus encantos vão bem além da arquitetura remanescente. A cidade também é responsável por atrair jogadores e fãs ao redor do mundo para prestigiar um dos maiores eventos de CS: GO da europa: IEM Cologne, que acontece anualmente desde 2021. Na edição de 2023, a competição consagrou a equipe alemã G2 Esports grande campeã, faturando a quantia de 400 mil dólares (aproximadamente 1,9 milhão de reais).

Carnaval da Colônia

Por último, mas não menos importante, vale mencionar o evento que proporciona o famoso carnaval de rua, onde as pessoas, visitantes ou locais, em clima amistoso, festejam em torno das praças de Alter Markt e Heumarkt. A festa também é conhecida por the crazy days, capaz de reunir cerca de 10 mil pessoas. Vale destacar que o evento possui mais de 200 anos de história. Durante todo o período da festa de rua, que acontece anualmente e costumam ter a duração de uma semana, os habitantes de Colônia ficam mascarados. O ponto alto é o desfile oficial, que acontece na Segunda-Feira de Rosas, com direito a marcha pela cidade dos Dreigestirn de Colônia – o Príncipe, o Camponês e a Donzela. De noite a festa continua animada entre os bares e pubs. Vista sua melhor fantasia e prepare-se para o carnaval alemão!

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo