Com jeitinho de refúgio particular em meio à natureza, com bangalôs cheios de requinte escondidos pelo jardim florido, ao som dos passarinhos e envolta pelo Rio Trancoso, está a estadia-boutique de melhor custo-benefício em Trancoso: a Mata N’Ativa Pousada.

LEIA MAIS EM: Hotéis e pousadas em Trancoso: onde ficar no vilarejo do sul da Bahia

INDO PRA TRANCOSO? LEIA NOSSO GUIA PRA MONTAR SEU ROTEIRO AQUI!

CONTEXTO

A Mata N’Ativa Pousada foi fundada em 2003 pelo casal de paulistanos Daniel e Daniela, que buscavam trazer uma experiência revigorante e com raízes sustentáveis para o vilarejo – eles fazem uso de fossas ecológicas, colaboram com produtores locais e contribuem também na manutenção de uma intensa área verde no vilarejo. Fazendo jus à fama verde, todas as acomodações são isoladas pelas folhas das árvores frutíferas, ambientadas ao som dos passarinhos e decoradas com aquarelas da flora baiana da artista plástica Maruska Cára, junto com objetos de tribos indígenas de Trancoso.

pousada-mata-nativa-trancoso

O amplo jardim da pousada foi cuidadosamente pensado para atrair de pequenas vidas selvagens a prover frutas para o local. Durante o dia, pequenos saguis dão o ar da graça, assim como periquitos, tucanos e borboletas. E, além dos cantos de passarinhos, é possível reconhecer a música de pássaros como tiê-sangue e o corrupião.

Os donos, que regem a pousada desde o início, fazem questão que os hóspedes se sintam em casa ali: comidinhas gostosas com cara de casa da avó (os pães de queijo do café da manhã são um must), o atendimento atencioso como se fossem antigos amigos – a Eva, funcionária de longa data da pousada, tem sempre um largo sorriso no rosto -, e os quartos decorados individualmente com todo o cuidado pra formar um ambiente com cara de casa.

LOCALIZAÇÃO

Sua localização em meio à estradinha de terra de Trancoso é privilegiada e estratégica. Além de estar banhada pelo Rio Trancoso, fica a 400 metros da Praia dos Nativos, de onde é possível também acessar a Praia dos Coqueiros facilmente. O Quadrado de Trancoso está a 500 metros de distância – rapidinho pra curtir os bares, restaurantes e lojinhas de noite.

LEIA TAMBÉM: 7 praias para conhecer em Trancoso e seus arredores

INFRAESTRUTURA

bangalo-pousada-mata-nativa
bangalos-mata-nativa-pousada

Cada um dos 12 bangalôs espalhados pela propriedade tem um nome diferente baseado nas árvores locais e possuí diárias que variam de R$ 390 a R$ 640 na baixa temporada (RESERVE AQUI). A estadia é democrática: a pousada consegue atender desde casais que procuram sossego até as famílias com ou sem crianças no conjugado para cinco pessoas. Todos os quartos são equipados com ar condicionado, frigobar, cama king size envolta por indispensáveis mosqueteiros, banheiros amplos com pia de mármore, estantes de madeira e amenities L’Occitane. Se quiser mais luxo, faça upgrade para as suítes masters Jequitibá ou Sibipiruna, que dispõem de varanda com rede e hidromassagem privada com vista para o jardinzinho de inverno.

REFEIÇÕES

cafe-da-manha-mata-nativa

A comida é caseira e preparada sempre na hora, tanto no café da manhã, quanto no almoço e na janta. No cardápio estão desde lanches rápidos até pratos elaborados para as refeições, como o usual filé de tilápia e o macarrão à bolonhesa ou ao sugo, com manjericão sempre fresquinho. A porção de bruschetta pode ser uma boa pedida para um lanche da tarde na beira da piscina. No café da manhã, a recepção se torna uma salão bem servido com pães caseiros de batata, mandioquinha, bolos variados, frutas, iogurtes e sucos frescos feitos com frutas locais como o tamarindo, a graviola e o cupuaçu. Tapiocas, ovos mexidos, frios e pães de queijo fresquinhos são servidos diretamente na mesa.

LAZER

Mata N’Ativa Pousada: as atividades de lazer estão tanto nos jardins da pousada como são disponibilizadas pelas praias e Mata Atlântica da natureza de Trancoso.

mata-nativa-pousada
mata-nativa-pousada-trancoso

Na salinha aberta de bem-estar, de palafitas, a iluminação fica a mando da luz do sol e de luminárias de palha, onde também existem espreguiçadeiras almofadadas e cortinas no tom de azul, que criam o climinha intimista. Para complementar, há também uma jacuzzi que pode ser usada por qualquer hóspede, basta pedir para que algum funcionário da recepção a prepare. Ao lado, está a casinha que imita o ponto turístico de Caraíva, com os dizeres “Sorria, você está em Trancoso”, que além de ser uma locação perfeita para as fotos, serve de espaço pra realizar sessões de massagem marcadas à parte. 

piscina-mata-nativa

Para as crianças, a prainha da piscina e o playground rústico também entretêm.

A Mata N’Ativa ainda promove passeios de stand up paddle e caiaque até a Praia do Nativos pelo Rio Trancoso. Também é possível agendar pedaladas pela estrada de terra e cavalgadas. Para ler mais opções de atividades, confira o post de 15 passeios em Trancoso que você não pode deixar de fazer.

PRÓS

Funcionários atenciosos + comida deliciosa + boa localização + para todos os públicos + pleno contato na natureza + custo-benefício.

CONTRAS

Rede de Wi-Fi fraca nos bangalôs + muitos mosquitos (leve repelente, melhor natural!) + arredores sem iluminação pela noite.

*O Carpe Mundi se hospedou na Mata N’Ativa a convite da pousada. O conteúdo do post reflete apenas a opinião da autora.

Pietra Palma

Estudante de jornalismo e aspirante a viajante profissional aqui no Carpe Mundi. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer uma nova cultura, um novo lugar, um novo espaço. Gosta de colecionar momentos e pedaços desses caminhos através da escrita e acredita que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo