patagônia


A imensidão branca de Ushuaia, na Patagônia

fotografa Maya Brasiliano

Maya Brasiliano
@maya_brasiliano
www.mayabrasiliano.photoshelter.com

FOTOS DE USHUAIA, NA PATAGÔNIA ARGENTINA

“Meu filho há tempos me pedia pra conhecer a neve. E eu sempre tive Ushuaia, na Patagônia Argentina, como ponto certo para quando esta oportunidade chegasse, exatamente por ser uma cidade pequena, próxima ao Ártico, pouco frequentada e com uma natureza absurda e pouco explorada.

Ficamos 12 dias. Passeamos pelo vilarejo, fizemos passeios de barco do Canal de Beagle até a Patagônia Chilena, fomos ao Parque Nacional Tierra del Fuego e a várias estações de esqui, como Cerro Castor. Mas o que mais me chamou atenção foi o Parque Nacional, onde árvores, animais, construções, pessoas e outros elementos encontram-se em relação tão harmônica, apesar de suas diversidades.

Vá bem preparado para nevascas e muito frio. Mesmo no verão as temperaturas são baixas. Leve roupas especiais e, principalmente, acessórios de proteção para a câmera.

Se possível, use uma lente com zoom, pois trocar lentes por ali é complicado, e você pode encontrar cliques próximos e distantes em um mesmo lugar, e as lentes de zoom não vão deixar você perder o momento

Leão-marinho no Canal de Beagle Sugiro também alugar um carro, pois a beleza e o elemento surpresa de Ushuaia estão no próprio trajeto. Nas estradas nevadas, no visual acima das montanhas, nos animais, em lagos congelados…

Existe ali uma natureza praticamente intocada, mesmo com humanos habitando ali. Me pareceu que a comunidade a respeita. Um sentimento de pertencimento que pode fazer-nos, talvez, (re) considerar a análise de como estamos vivendo nossas vidas e nos relacionando com o que temos ao redor.

A própria beleza plástica desta natureza me inspirou muito. Texturas, contrastes, nuances do branco.

parque nacional tierra del fuego

Pinguim no Canal de Beagle

Como resultado, esta série traz fotografias que buscam destacar a riqueza poética do pigmento branco e, ao mesmo tempo,  interpretar alguns dos muitos sentimentos ao adentramos esta natureza bucólica, desértica, quase esquizofrênica.”

parque nacional tierra del fuego

parque nacional tierra del fuego

parque nacional tierra del fuego

canal de beagle007 Maya Brasiliano, 41 anos, publicitária por 13 anos,  fotógrafa desde os 13. Com o tempo, abandonou a publicidade para se dedicar à fotografia enquanto um processo de disparo de realidade, de intimidade, o registro de histórias vivas de todo dia.

Imensidão branca no Canal de Beagle

Fotos de Ushuaia em exposição na Galeria Porão – São Paulo (SP)
De terça a sábado: 11h – 20h / Domingo: 12h – 18h
Entrada grátis

Há 1 comentário para “A imensidão branca de Ushuaia, na Patagônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *