A Argentina é fanática por esportes e isso vai muito além da tradicional paixão dos hermanos por futebol. Por lá, modalidades como rugby, basquete, tênis, golfe, poker e tantas outras são muito praticadas. E Buenos Aires simboliza toda essa cultura ampla nos esportes.

Em uma visita à capital argentina, é possível respirar o esporte quase que o tempo todo e dá para conhecer à fundo essa tradição pra lá de centenária. Abaixo, separamos alguns dos esportes mais populares de Buenos Aires e como vivenciá-los na sua visita à cidade.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Buenos Aires, bairro a bairro (com novidades!)

Hotéis em Buenos Aires: os melhores bairros e hotéis pra ficar na capital argentina

ESPORTES EM BUENOS AIRES

riverplate-museo

Dezenas de clubes de futebol em uma única cidade

Não poderíamos começar a lista dos principais esportes de Buenos Aires sem citar o futebol. A tradição da bola nos pés por lá é enooorme (viva a rivalidade Brasil-Argentina, né?). Com a maior concentração de clubes das Américas em uma mesma cidade, ao todo são cerca de 30 clubes na capital argentina. E, em quantidade de clubes, Buenos Aires só fica atrás de Londres em âmbito global. Destacam-se times reconhecidos mundialmente como o Boca Juniors e o River Plate, assim como equipes como a Vélez, a San Lorenzo, a Huracán. Tudo isso faz com que, em Buenos Aires, quase sempre haja um jogo para assistir, independente da época do ano. Para o amante do futebol, é simplesmente um paraíso: afinal, a região metropolitana de Buenos Aires acumula 21 Libertadores conquistadas. Com a história desses troféus narradas nos museus dos grandes times, como o Museo Boquense, na turístico La Bombonera (foto de capa), e no Museo River Plate (foto ao lado). Ambos oferecem visitas guiadas.

ESPORTES EM BUENOS AIRES

Buenos Aires é a casa do bem-sucedido basquete argentino

Outro esporte bastante popular em Buenos Aires, a popularidade do basquete na capital é reflexo do sucesso da seleção masculina em nível mundial – em 2004, fizeram história ao conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas. Dois anos antes, a equipe nacional tinha ficado com a prata no Mundial. E, em 2019, a Argentina repetiu o feito com a vice-colocação no segundo torneio de basquete por seleções mais relevante do mundo. Em Buenos Aires estão as principais equipes do país e várias se situam na elite da modalidade, como o San Lorenzo, o Boca Juniors e o Obras. A liga nacional já foi mais forte, no entanto, é fato que o basquete encontrado no país ainda é um dos mais relevantes das Américas. Vale a pena assistir um jogo enquanto estiver na capital – a melhor maneira de encontrar partidas é através deste site.

basquete-buenos-aires

ESPORTES EM BUENOS AIRES

Na elite do rugby mundial, Buenos Aires tem os principais clubes do país

A Argentina tem uma tradição muito grande com a Inglaterra em alguns aspectos da sociedade e uma dessas conexões está no esporte. O maior exemplo disso é a alta popularidade do rugby. Diferentemente do Brasil, onde a modalidade engatinha para buscar relevância, o rugby argentino é muito consolidado e já chegou a estar entre as três melhores equipes do planeta com a terceira colocação na Copa do Mundo de 2007. Conhecida como Los Pumas, a seleção masculina nacional disputa regularmente os principais torneios do mundo. A maioria das equipes estão localizadas em Buenos Aires e os jogos normalmente acontecem aos sábados. Em San Isidro, por exemplo, na região metropolitana, está o Museu do Rugby. E você pode acompanhar tudo sobre a URBA, principal divisão da liga argentina de rugby, por aqui.

ESPORTES EM BUENOS AIRES

O poker, esporte da mente, também é bem representado na capital argentina

Você sabia que a Argentina também é um país apaixonado pelo poker? Por lá saíram alguns dos principais jogadores do mundo, como Maria Lampropulos e José Fernandez. Maria já foi a número um entre as mulheres, enquanto Fernandez joga em alto nível há 15 anos. No Casino Buenos Aires, localizado no Puerto Madero, basta só comparecer por lá pra participar de um dos diversos torneios que acontecem diariamente ali – sem precisar ser um competidor profissional. E um fato curioso é que o poker argentino está muito entrelaçado com o brasileiro. Em 2019, por exemplo, o Brazilian Series of Poker (BSOP), que é o maior circuito da América Latina, realizou uma etapa na cidade de Puerto Iguazú.

Deixe seu comentário

voltar ao topo