Como conseguir upgrade em companhias aéreas e hotéis? A verdade é que não existe uma fórmula mágica, mas

…existem alguns truques que podem aumentar as probabilidades de você descolar um assento na classe executiva e uma categoria de quarto superior no hotel. Vem ler!

Como conseguir upgrade em companhias aéreas

como-conseguir-upgrade-companhia-aerea

Basicamente, tudo depende da época em que você viaja e da lotação do seu voo. Apresentar a certidão de casamento pra mostrar que está em lua de mel, ser membro do programa de fidelidade da companhia ou um viajante frequente são fatores que podem jogar ao seu favor na hora de pedir um upgrade. O solo traveler mais silencioso e discreto, o viajante simpático e tranquilo em casos de overbooking ou, o que é mais raro, ser amigo de alguém da tripulação ou detentor de um passaporte diplomático são grandes vantagens no jogo do upgrade.

1) Pergunte o valor do upgrade

É aquela velha história: “quem não chora, não mama”. No balcão, pergunte qual é o valor pra fazer um upgrade. Caso seja o seu aniversário ou você esteja em lua de mel, por exemplo, a cia aérea pode descolar um lugar pra você na executiva gratuitamente ou por um valor mais em conta. Se a companhia não oferecer o assento na classe superior e passar um valor muito caro pro upgrade, é só falar que não quer, finalizar o seu check-in e se conformar com a classe ecônomica 😉

2) Aposte em roupas confortáveis, porém vista-se elegantemente

Estar bem arrumado pode te ajudar a conseguir um upgrade. Não precisa ir com blazer, salto alto ou gravata: aposte em roupas confortáveis, mas arrumadas. Algumas vezes a companhia aérea vende passagens a mais na econômica (o famoso overbooking) e precisa selecionar alguns passageiros pra viajar na executiva. As chances de quem está mais arrumado e apresentável são maiores do que de quem viaja de legging e chinelo de dedo.

LEIA TAMBÉM: 13 erros que você não pode mais cometer na hora de arrumar a mala

3) Seja oportunista: aconteceu alguma situação desagradável no processo de check-in ou embarque? Essa é a hora de pedir (educadamente) por um upgrade

Se você foi realocado em outro voo, ficou horas esperando pra embarcar no avião ou teve que lidar com qualquer tipo de situação incoveniente por causa da companhia, você pode pedir educadamente por um upgrade. Relate sua história com calma e com muita educação e pode ser que o funcionário da cia aérea recompense o seu prejuízo te colocando em um assento bem confortável numa classe superior.

4) Chegue cedo

Chegue antes da multidão, quando tudo está mais tranquilo. O atendente do check-in vai estar mais paciente e terá tempo de te escutar e conversar com você. As boas vibes podem inspirá-lo a te colocar na classe executiva, nunca se sabe 😉

como-conseguir-upgrade

5) NÃO escolha a tarifa mais barata

Optar por uma tarifa um pouco mais cara ao invés da mais barata de todas é uma estratégia arriscada, mas que pode apresentar resultados. Quanto mais você paga, mais chances você tem de conquistar aquele lugarzinho especial na classe executiva. Se houver algum caso de overbooking no voo, você terá pontos a mais pra subir de categoria de assento.

6) Viaje sozinho ou com apenas um acompanhante

Os casais ou os solo travelers tem mais chance de ganhar um upgrade do que uma família ou grupos maiores. Além da oferta de lugares ser menor na executiva, tripulação prefere manter a aérea mais silenciosa pro conforto dos passageiros que (teoricamente) pagaram a mais pra viajar tranquilamente.

LEIA MAIS: Manual prático pra viajar sozinho: por que e pra onde ir, vantagens e perrengues

7) Confira o valor das passagens na executiva (por que não?)

É raro, mas alguns voos caros podem oferecer, uma vez ou outra, assentos mais em conta ou com uma pequena diferença de valor comparado à classe econômica. Fique de olho nas ofertas do tipo “dois assentos por um na classe executiva” e não demore pra garantir o seu lugar. Algumas cias aéreas como a Copa Airlines também permitem dar “lances” de quando você pagaria no assento até 24 horas antes do voo. Se ninguém cobrir o seu lance, o assento é seu 😉

8) Seja membro dos programas de fidelidade das aéreas

Se você viaja frequentemente com uma companhia aérea, não deixe de se tornar membro do seu programa de fidelidade pra aumentar suas chances de ser realocado para um assento na classe superior. E isso não vale apenas para voos diretos com a companhia, mas também suas aéreas parceiras. Além disso, como membro de um programa de fidelidade ou de acúmulo de milhas, você pode ter outras vantagens como bagagem despachada gratuitamente e prioridade na hora do embarque.

Como conseguir upgrade em hotéis

fourseasonsmaldives/como conseguir upgrade em hotéis

Assim como com as companhias aéreas, conseguir upgrade no seu quarto de hotel depende de fatores que não estão sob o nosso controle, como a disponibilidade geral do hotel, o humor de quem vai fazer o seu check-in. Descolar uma bebida de graça no bar ou um late check-out, por exemplo, pode ser mais fácil. Seja como for, siga essas dicas pra aumentar as suas chances de conseguir se hospedar em um quarto de uma categoria superior da que reservou.

1) Esteja bem vestido e apresentável na hora do check-in

Você pode estar cansado da viagem, mas dê um up na sua aparência antes de chegar na mesa de recepção. Uma boa apresentação já passa a impressão que você vai cuidar bem do quarto e ser um hóspede com hábitos refinados e boa etiqueta.

2) Viaje em média ou baixa temporada

Na alta temporada é quase impossível descolar um upgrade. Quando o hotel não está lotado você tem mais chances de ser colocado em um quarto melhor. Afinal, é mais provável que as acomodações superiores estejam disponíveis.

3) Chegue no meio da tarde

A discrição é o meio caminho pro sucesso. Ao chegar no meio da tarde, é provável que você seja um dos únicos hóspedes a fazer check-in, portanto os atendentes da recepção terão mais tempo pra cuidar do seu pedido e ver quais quartos estão disponíveis nas próximas noites.

4) Peça educadamente por um upgrade

Não adianta chegar de mau humor e cheio de exigências, ninguém vai querer te ajudar e te agradar. Na recepção, pergunte sobre a possibilidade de um upgrade da maneira mais educada possível. Se você está em lua de mel, viajando após um divórcio ou comemorando um aniversário, por exemplo, informe o atendente. Se possível, eles vão mexer alguns pauzinhos pra você ter a melhor estadia possível.

5) Faça parte dos programa de fidelidade das principais redes de hotéis

Ser membro de um programa de fidelidade faz com que você receba tratamento VIP e aumenta as suas chances de conseguir um upgrade. Alguns programas incluem upgrades gratuitos automaticamente, outros dependem da disponibilidade do hotel pra fornecer ao hóspede um quarto em uma categoria superior. A vantagem dos programas também é o early check-in e o late check-out, regalias como drinks de boas-vindas, desconto nos tratamentos do spa, etc.

6) Contate o hotel alguns dias antes da sua estadia

Envie um email pro gerente ou concierge do hotel falando sobre seu horário de chegada e solicitando alguns serviços com antecedência como reservas no restaurante do hotel, tratamentos no spa ou tours pelo destino. Via email, você pode falar um pouco mais sobre o motivo da sua viagem e se apresentar à equipe do hotel. Dessa maneira, você pode ganhar a empatia da equipe antes mesmo de chegar na recepção. E quem sabe não é surpreendido no momento do check-in.

como-conseguir-upgrade

7) Pesquise avaliações sobre o hotel

Leia algumas avaliações sobre o hotel online. Se tiver alguém apontando algum transtorno, envie um email pro estabelecimento perguntando (com muita educação e finesse) se o problema mencionado pelo antigo hóspede foi resolvido.  A equipe do hotel vai sentir que você presta atenção aos detalhes e, acredite: vai fazer tudo, na medida do possível, pra você ter a melhor experiência.

8) Deixe uma boa avaliação sobre um hotel da mesma rede

Se já se hospedou em um hotel da mesma rede e gostou, deixe um comentário em sites de viagem como o TripAdvisor ou envie um email pro hotel compartilhando a sua experiência. Vale também compartilhar uma foto ou outra no Instagram mostrando como a sua hospedagem foi agradável. Isso pode chamar a atenção da equipe, que vai querer manter a sua boa impressão do hotel e te garantir uma boa estadia (talvez em um quarto melhor do que você esperava!)

LEIA MAIS: Sites confiáveis pra ler resenhas de hotéis além do Trip Advisor

9) Se hospede em um hotel novo

Um hotel recém-aberto geralmente tem mais quartos disponíveis. E, como a equipe quer se promover e dar um up nas avaliações online, você tem mais probabilidade de descolar algumas vantagens. Quanto melhor a sua estadia, maiores são as chances de você sair de lá contente, promovendo o hotel dentro e fora da web.

Giovanna Saba

Você deve conhecê-la de outro endereço, do blog Gigi em Paris, seu diário sobre a vida na capital da França. E, como pode imaginar, aqui no Carpe Mundi produz o melhor conteúdo sobre Paris. Acredita que os macarons ganham um sabor mágico se degustados em um quarto de hotel com vista para a Torre Eiffel.

Deixe seu comentário

voltar ao topo