DICAS DE COMO TIRAR FOTOS MELHORES PARA O INSTAGRAM

Numa rede diariamente inundada por fotos de viagem, está cada vez mais difícil se destacar. Afinal, como ter um perfil bombado no Instagram, conseguir curtidas, comentários e reconhecimento no meio?

Veja aqui 7 dicas de como enquadrar melhor suas fotos para o Instagram nas situações e cenários turísticos mais comuns em viagens:

LEIA TAMBÉM: Como cultivar um feed com fotos incríveis no Instagram

câmera de celular

DICAS DE COMO TIRAR FOTOS MELHORES PARA O INSTAGRAM

FOTOGRAFANDO…

PESSOAS

Ao focalizar alguém, cuidado pra não cortar os pés ou a cabeça se a ideia for fotografar o corpo todo. Pra retratos, o ideal é ter um lente clara como a 50 mm com f 1.8. Leia mais sobre as melhores lentes para viajar aqui.

ANIMAIS

Tenha paciência pra esperar pelos bichinhos aparecerem e mantenha a câmera pronta pra clicar. Fotos tiradas de frente, na altura dos animais, tendem a passar mais impacto. Em safáris, lentes tele são essenciais para cliques mais de perto.

MONUMENTOS

Modifique o ângulo de forma a enquadrar todo o tema ou focalize apenas algum detalhe, deixando que a parte excedente do monumento desapareça nos cantos da foto. Trabalhar linhas e perspectivas em construções arquitetônicas cria um movimento legal aos cliques urbanos.

COMIDAS

A gastronomia é uma das formas mais interessantes de se aprender sobre a cultura de um destino. Por isso, fotos de pratos e bebidas locais são essenciais em um perfil de viagem bacana no Instagram, além de ajudarem na composição harmônica do feed. Esta do PedidosJá, por exemplo, mostra a importância da cor, da textura e do enquadramento pra fazer com que um prato realmente se destaque (e gere likes e comentários!). Fotografar de cima e ter cuidado na organização do que vai aparecer na mesa também ajuda. Se puder, invista numa lente macro para a sua câmera.

LEIA TAMBÉM: Turismo gastronômico pelo Brasil: viaje de Norte a Sul em pratos típicos

PRAIAS

Já aconteceu de estar numa praia perfeita mas a foto não sair legal? O ideal é encontrar um ponto de interesse para a sua imagem. Um coco, um óculos, um livro, uma canga ou mesmo conchinhas do mar são objetos que podem aprimorar sua foto. O fim da tarde tende a ter as luzes mais lindas contrastando com o oceano.

CACHOEIRAS

Não existe uma receita certa, já que a iluminação do ambiente faz toda a diferença. Supondo que a cachoeira em questão tenha luminosidade boa e você tenha uma câmera profissional em mãos, trabalhe com uma velocidade baixa, próxima a 1”, ISO 100 e um diafragma fechado, como o f/11. Se o local for muito claro, pode ajudar usar um filtro polarizador para a lente. Já o tripé é fundamental e colocar a câmera no timer traz melhores chances da imagem não tremer com o toque do dedo.

LEIA MAIS: 10 lugares com cachoeiras pelo Brasil pra ir já!

CIDADES

Pra fugir da multidão nas ruas, saia pra fotografar nos primeiros horários do dia, quando grandes cidades estão mais vazias. A não ser que você esteja em Tóquio e queira captar a loucura do Shibuya Crossing, o cruzamento mais fotografado do mundo – aí vá mesmo nos horários de pico.

ny-foto DICAS DE COMO TIRAR FOTOS MELHORES PARA O INSTAGRAM:

+ dica extra:

FUJA DO LUGAR-COMUM

Dicas de como tirar fotos melhores para o Instagram: procure captar a vibe do destino enxergando além das fotos mais manjadas. Se as gôndolas de Veneza são obrigatórias, as janelas quaisquer com vasos de flores e roupas penduradas no varal, tão típicas da Itália, são menos clichê e podem te render um resultado ainda mais legal. Vale buscar referências de outros fotógrafos antes da viagem pra ter ideias. Quanto mais você praticar o olhar fotográfico autêntico nas suas viagens, melhor será o resultado dos seus cliques mundo afora e mais sucesso eles farão no Instagram.

LEIA MAIS: 3 maneiras criativas de usar suas fotos de viagem: polaroids, calendário e parede de quadros

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

2 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo