Avançar

Turismo na Mata Atlântica (SP)

Salve Floresta: ecolodge de selva com vivências na natureza (diárias desde R$ 695 para duas pessoas em pensão completa)

  • É possível fazer uma viagem de imersão pelo bioma da Mata Atlântica no ecolodge de selva Salve Floresta, a 3h de SP, no município de Tapiraí, com dezenas de trilhas e cachoeiras que colocam o viajante em contato com a natureza. Algumas das experiências na Mata Atlântica a se vivenciar ali são a observação da floresta na torre edificada na copa das árvores do local (que rende fotografias incríveis no meio do verde), o deck de meditação em meio à mata de frente pro rio e o caiaque pela Represa Alecrim. Comida caseira típica, sessões de meditação e de música também estão presentes na estadia dos hóspedes.

SALVE FLORESTA: REVIEW COMPLETA AQUI

Avançar

Turismo na Mata Atlântica (SP)

Trilhas e cachoeiras em Tapiraí e arredores

  • Partindo do Salve Floresta pode-se visitar cinco trilhas e cachoeiras de 3 a 4 horas de caminhada. São elas: Poço das Antas (foto), Mirante do Morro Pelado, Cachoeira do Beija-Flor, Cachoeira do Tombo e Cachoeiras do Tatu. Já do centro de Tapiraí rumo ao Bairro do Chá chega-se na Cachoeira do Chá, uma das atrações mais lindas de toda a Mata Atlântica paulista: com queda d’água de cerca de 30 metros de altura, pode ser visitada através de uma trilha de 1 km beirando o Rio Corujas e passando por uma piscininha natural. Também são famosas as Cachoeiras do Alecrim e do Limoeiro.

Avançar

Turismo na Mata Atlântica (SP)

Onças-pintadas e outros mamíferos de peso

  • Mata Atlântica é casa de mamíferos brasileiros emblemáticos como a onça-pintada, o mico-leão dourado, o tamanduá-bandeira, o bicho-preguiça, o bugio, a jaguatirica, o tatu-canastra, o veado-campeiro, entre outros. Atuando em parceria com o Salve Floresta e outras hospedagens da região como o Legado das Águas, o Onçafari monitora os animais com colares transmissores que buscam conhecer e preservar espécies ameaçadas, armazenando importantes dados de movimentação e comportamento dos mesmos. Leia mais sobre o trabalho do Onçafari em mais biomas brasileiros neste post.
Avançar

Turismo na Mata Atlântica (SP)

Observação de aves

  • Dos jardins tropicais do Salve Floresta e da torre de observação construída acima da copa das árvores é possível se aproximar de mais de 300 espécies de pássaros de maneira não invasiva e entrar em contato e fotografar saracuras, tucanos e até aves mais raras como a Maria-Leque-do-Sudeste. Nos últimos anos, o ecolodge foi visitado por muitos ornitólogos profissionais do Brasil e do exterior, tornando-se referência no assunto na região Sudeste do país.

SALVE FLORESTA: REVIEW COMPLETA AQUI

Avançar

Turismo na Mata Atlântica (SP)

Casa flutuante Altar Legado das Águas (diárias desde R$ 1 600)

  • Em parceria com a Altar, empresa de casas autossuficientes como a flutuante de Joanópolis, o Legado das Águas, maior reserva privada da Mata Atlântica do país, ganhou uma casa flutuante instalada em meio a uma represa do Rio Juquiá. Os hóspedes contarão com roteiros diferenciados e exclusivos na reserva, que incluem atividades como banhos de cachoeira, passeios de bike, caiaque e trilhas. Vai ser incrível ficar embarcado em seu design contêiner minimalista emoldurado pela represa e a natureza ao redor, difícil só vai ser conseguir uma data disponível pra aluguel: a casa que possui sistema de energia solar, tratamento próprio de resíduos e é construída com madeira de reflorestamento, tem uma super concorrência pra datas de estadia.
Avançar

Turismo na Mata Atlântica (SP)

Preservação da floresta

  • A floresta é a nossa casa, abrangendo cerca de 15% do território nacional em 17 estados: a Mata Atlântica é o lar de 72% da população brasileira – provavelmente o bioma está presente na sua cidade em parques, reservas e áreas verdes. Hoje, contudo, resta apenas 12% da Mata Atlântica original. É uma das áreas mais ricas de biodiversidade do planeta e, ao mesmo tempo, mais ameaçadas. Representando 0,8% da superfície terrestre, nela estão mais de 5% das espécies de animais e vegetais do mundo – e das 633 espécies animais ameaçadas do Brasil, 383 são da Mata Atlântica.
  • No Estado de São Paulo, a porcentagem preservada de verde é de 22,9% da Mata Atlântica original de acordo com mapeamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Um dos objetivos da ecolodge Salve Floresta é o reflorestamento e a restauração de áreas desmatadas, além da conscientização e educação ambiental da região: o local promove workshops, semanas de meio-ambiente e turismo sustentável através de ações que visam o melhor desenvolvimento da floresta e integração com os seres humanos.
Avançar

Turismo na Mata Atlântica (SP)

Visita à comunidade cabocla Ribeirão da Anta

  • No bairro mais antigo de Tapiraí, em casinhas de barro, um moinho de farinha de mais de 50 anos e a natureza da floresta de pano de fundo fica a comunidade cabocla Ribeirão da Anta, que teve início em 1930 e hoje conta com mais de 150 descendentes. No local, é possível encontrar peças de artesanato diversas, como cestos, balaios, peneiras e esteiras feitas pelas mãos de quem ali vive.

Anna Laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

Deixe seu comentário

voltar ao topo