uruguai


Punta del Este rural: os melhores passeios fora das praias

Punta del Este, no Uruguai, é um destino praiano, mas tem uma enorme vocação pra um turismo mais rural. Alugue um carro (porque em Punta não se vive sem carro) e vá desbravar os bonitos campos uruguaios.

LEIA TAMBÉM: Punta del Este: guia do verão 2015/2016

Veja aqui o que fazer em Punta del Este além das praias:

Alto de La Ballena A vinícola de 8 hectares promove degustações de vinhos e queijos num terraço com vista para os pampas, com a Laguna del Sauce ao fundo.
Pra visitar: Mande um email pra eles no visitas@altodelaballena.com ou ligue no +598 94 410 328 pedindo um horário pra fazer o “recorrido” pela plantação com degustação.

punta-alto-de-la-ballena

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE ALÉM DAS PRAIAS:

Queijaria do Nonno Antonio
Escondida entre eucaliptos, também em Punta Ballena, esta queijaria artesanal produz 10 variedades de queijo (o de vaca tipo reblochon é maravilhoso). Quem recebe os visitantes é a proprietária Marisa Carvalho, que organiza um tour pela fábrica e degustações acompanhadas de pães e vinhos locais.
Pra visitar:  Ligue no +598 4224-1664 ou mande um email pra quesos@nonnoantonio.com.uy pra marcar horário.

Punta Lobos 
Trata-se de uma fazenda de azeite artesanal do casal de brasileiros Mário Cohen e Adriana Mattoso. O lugar guarda uma pequena loja onde eles fazem degustações e vendem seus produtos, que também incluem um vinho branco e sabonetes. Fica bem perto do hotel
Fasano Las Piedras.
Pra visitar: Mande um email pra luca@puntalobos.com.br ou
thais@puntalobos.com.br ou um WhatsApp para 11/99195-2945 (número do Brasil mesmo). Peça pra agendar um tour pela plantação de oliveiras e pelos procedimentos de fabricação.

Narbona 
Passeio completo, aqui tem hotel, wine bar, galeria de arte e uma fazenda orgânica que produz queijos, azeites, geleias, massas e pães. O restaurante, montado num casarão do século 19 é comandado pelo chef Miguel Baez, que traz à mesa pratos com ingredientes da casa.
Pra visitar: Faça uma reserva pelo email puntadeleste@narbona.com.uy ou ligue no +598 4410-2999.

bodega-narbona-punta

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE ALÉM DAS PRAIAS:

Fundación Pablo Atchugarry
Nesse enorme complexo há uma galeria e um museu dedicados ao aclamado artista uruguaio Pablo Atchugarry e um parque de esculturas amplo e verde com obras de vários diferentes artistas. É possível caminhar entre as árvores e o laguinho rodeando as esculturas e esquecer que a balada rola solta tão perto.
Pra visitar: De terça a sábado, das 10h às 18h (entrada gratuita)

punta-rural-del-este

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE ALÉM DAS PRAIAS:

O célebre chef argentino Francis Mallmann abriu um hotel e restaurante nesse microvilarejo a 36 km de José Ignácio em 2003, chamado El Garzón – uma das melhores experiências gastronômicas de Punta (reservas no +598 4410-2811 ou info@restaurantegarzon.com).

Dali pra frente outros empreendimentos chegaram. Um deles é o Lucifer (+598 099 255-249 pra reservar), um restaurante de poucas mesas montadas no quintal da casa da chef uruguaia Lucía Soria, que também toca o Jacinto, em Montevidéu. O menu, quase todo orgânico, muda de acordo com a sazonalidade nos ingredientes. E o ambiente é uma fofura.

Também dá pra visitar a Bodega Garzón, do famoso vinicultor italiano Alberto Antonini (que aqui faz também azeites). Há duas experiências para os turistas: a “Experimente Garzón” (qua/dom às 11 h ou 14 h), com passeio nas oliveiras, visita à fábrica e degustação acompanhada de queijos e pães, e a “Garzón Aéreo”, com tudo isso e mais um passeio de balão pela região (reserve pelo site; para o balão é preciso no mínimo 5 dias de antecedência).

bodega-garzon-punta

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE ALÉM DAS PRAIAS:

Por último, passe na Galeria Piero Atchugarry (filho do Pablo), onde as obras foram colocadas num antigo estábulo rodeado por 22 hectares de campos quase virgens. Piero também montou ali um parque de esculturas, focado em artistas internacionais. Pra quem curte arte contemporânea, vale visitar as duas galerias (do pai e do filho).

A autora

Betina Neves

Betina Neves

Editora do Carpe Mundi, viaja pra trabalhar e trabalha pra viajar. É jornalista freelancer e já escreveu pra Viagem e Turismo, ELLE, Claudia, Vamos LATAM, Superinteressante, Cosmopolitan, VEJA São Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras publicações.


Instagram

Há 1 comentário para “Punta del Este rural: os melhores passeios fora das praias

  1. Olá Betina, gostei muito dos relatos. Estarei em Punta Del Este com minha esposa e minha filha de quase 2 anos em novembro/2016 e estou buscando passeio em alguma fazenda com animais para que ela tenha contato com o meio rural. Estou com muita dificuldade de encontrar fazendas com estilo “day use” a mais famosa “Lapataia” não abre nesta época, você tem alguma indicação? Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *