No Litoral Norte do Rio de Janeiro, a Região dos Lagos concentra algumas das cidades litorâneas mais charmosas, abrangendo aproximadamente 150 km de costa.

Por lá, a natureza é a grande protagonista. Praias de areias brancas e águas cristalinas emolduradas por costões rochosos ou inundados pela vegetação da Mata Atlântica, são um convite a mergulhar, explorar recifes coloridos, a contemplar a vida marinha ou mesmo praticar um esporte aquático. Veja aqui quais são as melhores praias da Região dos Lagos. 

TEMPERATURA RIO DE JANEIRO: é fato que o Rio de Janeiro é conhecido por seu clima quente na maior parte do ano (a temperatura anual está em torno de 24°C), o que pode ser encantador para grande parte dos visitantes. No entanto, é importante tomar cuidado com o calor, optando por roupas leves, chapéus, protetores solares e óculos de sol para proteção contra os raios solares intensos. Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente, e evite a exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia.  

ÍNDICE

  1. Cabo Frio
  2. Búzios
  3. Arraial do Cabo
  4. Rio das Ostras
  5. Arauruama

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Quais são as cidades que fazem parte da Região dos Lagos?

A Região dos Lagos é formada por 9 cidades: Saquarema, Araruama, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios.

Quais são as praias da Região dos Lagos?

A Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, é conhecida por suas belas e diversificadas praias. Alguns dos destinos mais populares da região incluem Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Araruama.

Quantas praias existem na Região dos Lagos?

São 9 cidades cheias de praias para visitar. Para se ter uma ideia, apenas em Búzios, são 20 faixas de areia capazes de agradar a todos os gostos.

Como chegar na Região dos Lagos?

Vindo de outros estado se não o Rio de Janeiro, a forma mais fácil de chegar nas praias da Região dos Lagos é pegando um voo via RIO Galeão até o Rio de Janeiro e partindo de carro ou ônibus até Saquarema, que é a primeira cidade da Região dos Lagos a 117 km de distância. 

RIO Galeão

Conhecido como Aeroporto Internacional Tom Jobim, popularmente apelidado RIOgaleão, é um dos principais aeroportos da América Latina e recebe milhões de passageiros todos os anos, tendo a melhor experiência de embarque e desembarque do país. Cada vez mais moderno, visando o conforto, praticidade dos passageiros e zero perrengue, novos serviços surgiram, das salas vips, aos serviços de delivery próprio, concierge e mais!

SAIBA TUDO AQUI: 10 dicas do Aeroporto do Galeão para ter a melhor experiência

As melhores praias da Região dos Lagos

Praias da Região dos Lagos: Cabo Frio

Cabo Frio, o maior centro urbano da Região dos Lagos, não tem o charme da vizinha Búzios e nem prainha com escadaria de Instagram como o Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo, mas se mantém no páreo graças às suas águas azuis-turquesa dignas de Mar do Caribe. 

LEIA TAMBÉM: 13 bate-voltas desde o Rio de Janeiro para curtir o final de semana
Veja aqui 17 casas com piscinas incríveis para alugar já!

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Praia do Forte

Uma das mais famosas de Cabo Frio, tem 7,5 km de extensão, beirando a orla urbana, com construção histórica de respeito e um mar calmo e cristalino para ninguém colocar defeito. A areia branquinha e macia é tomada por uma infraestrutura impecável, com quiosques, restaurantes, barraquinhas, fora todas as atividades aquáticas oferecidas, de banana boat a caiaque, stand-up paddle e mergulho. Nos finais de semana e feriados, contudo, tende a ficar bem lotada. Nos dias de maré baixa, forma-se uma piscina natural deliciosa. 

A agência Onda Arraial oferece serviços de paramotor, buggy, barcos, passeios de lancha, caiaque transparente, bicicleta aquática, jetski, trilha e mergulho batismo em Cabo Frio e outras localidades da Região do Lagos.

Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês é conhecida por suas águas calmas e rasas, ideais para banho e prática de stand-up paddle e caiaque. A areia branca e fina torna a praia um local agradável para relaxar e desfrutar do ambiente natural, apesar de não ter muita estrutura – em dias mais movimentados é possível encontrar alguns ambulantes. Apesar de parecer um paraíso, não é todo dia que a tonalidade do mar fica assim. Em dias de maré baixa, a água amarronzada do Canal Itajurú toma conta. Se quiser curtir a paisagem paradisíaca, é preciso visitar a Ilha do Japonês a num dia de maré baixa, no momento em que a maré estiver subindo, ou seja, exige um planejamento a mais. O acesso se dá de barco a partir do Bairro da Passagem. 

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Onde comer em Cabo Frio

Casa Kanaloa

Restaurante de comida tailandesa, com um cardápio que caracteriza-se pelo equilíbrio de diferentes sabores e aromas. De prato principal, opções como filé de peixe ao molho de coco e cúrcuma ou mesmo camarões ao masala com fios de pupunha ao molho de capim limão.

Finestra

Funciona junto com a casa Kanaloa, mas é a possível certeira para quem quer desfrutar de uma boa massa ou pizza tipicamente italiana. A pizza com alho negro e burrata é uma das diferentonas, enquanto a de camarão com catupiry traz aquele gostinho de cidade litorânea.

Altto Sushi

No segundo andar da Casa Kanaloa, serve comida japonesa fora do óbvio, com um cardápio assinado pelo CHef Nao Hara, pioneiro da culinária japonesa no Brasil. No modelo rodízio ou a la carte, tem opções que usam da culinária tailandesa, fugindo do convencional e explorando a criatividade.

Restaurante Picolino

Há 48 anos fazendo história, fica em um antigo casarão no centro histórico e oferece petiscos, massas, risotos e carnes, em um cardápio bem elaborado com pratos sofisticados, que aliam o tradicional com o contemporâneos e ingredientes únicos. Preço segue a sofisticação.

Onde se hospedar em Cabo Frio

Hotel Nova Onda 

Com instalações novíssimas, inaugurado em 2021, o Hotel Nova Onda está a 400 metros da Praia do Forte e possui 70 quartos para famílias e casais, fora a comodidade da piscina de borda infinita, jacuzzi, sauna e um restaurante que, inclusive, é aberto ao público. O grupo hoteleiro também conta com dois outros empreendimentos próximos, a Pousada Ondas do Forte e a Pousada Brisa do Forte.

holmy

Casa Moringa

Em um condomínio sofisticado, a casa abriga até 20 pessoas e tem nove suítes confortáveis, sala de televisão, sala de jantar espaçosa, uma excelente área externa com um jardim arborizado bacana para os animais explorarem o local, uma piscina de ladrilhos com parte rasa e funda, sauna, jacuzzi para seis pessoas com vista para o canal de Cabo Frio. O condomínio está a cinco minutos de carro da Praia do Forte.

Praias da Região dos Lagos: Búzios

buzios

Antiga cidadezinha de pescadores, hoje configura charme em seu centrinho com um quê colonial de ruas de paralelepípedo e lojinhas de boutiques que transpiram a vibe carioca. Suas faixas de areia são diversificadas e para todos os públicos.

Praia de João Fernandes

A Praia de João Fernades é relativamente pequena, com 800 metros de extensão, cercada por morros cheios de vegetação da Mata Atlântica, com areia dourada e macia e banhada por um mar calmo e cristalino – por esse motivo, muito procurado por famílias. A estrutura é boa, com restaurantes, bares, quiosques e serviço de cadeira e guarda-sol, o que significa não precisar se preocupar com nada. Quem quer se divertir, atividades como caiaque e stand-up paddle também marcam presença. Outro destaque é a prática de snorkeling. Por ser bem estreita, fica movimentada e cheia durante os finais de semana e feriados – vale chegar cedo para garantir seu espacinho. 

Praia da Azeda e Azedinha

Do alto do monte, é possível avistar o charmoso mar cristalino da Praia da Azeda, uma das mais preservadas da região. Basta descer a escadaria para relaxar na sua singela faixa de areia de 200 metros de extensão. Ela está cercada por vegetação e as águas são azuladas, um convite ao banho de mar e mergulho de snorkel. Pela simplicidade, não possui muita infra, sem barracas ou restaurantes, ou seja, é recomendado levar seus lacinhos e água. A parte boa é que a conexão com a natureza é certeira. Bônus: a vizinha, a Praia da Azedinha é outro point lindíssimo. É preciso fazer uma leve caminhada a partir da Praia da Azeda, passando por uma trilha para chegar até a formação com 50 metros de extensão.

Praia da Ferradura

Na Praia da Ferradura a água não é tão clara quanto as anteriores, mas possui uma extensa faixa de areia, de 1,5 km, clara e fofa, águas calmas e cercada por morros cobertos de vegetação nativa. É procurada por famílias em busca de sossego – ideal para praticar esportes aquáticos, como stand-up paddle e caiaque, assim como passeios de banana boat e aluguel de equipamentos para esportes aquáticos . A infraestrutura é boa, com quioques e cadeiras e guarda-sóis para aluguel. No canto esquerdo, próximo das pedras, durante a maré baixa, forma-se uma piscina natural que é um convite à exploração da vida marinha com snorkelling. Para mais comodidade, o Beach Club Tawa Beach, inspirado nos beach clubs das praias da Europa, entrega espaços exclusivos, gastronomia de qualidade brasileira e drinks autorais.

VISITE TAMBÉM

Visite também a Praia Brava, a Praia do Forno e a Praia de Manguinhos, a 1 km da Praia de Geribá, onde está o Gastrobar e hospedagem NATIVA, com clube de esportes que vão de prática de batera a canoa havaiana. Para viver experiências no mar de Búzios, a Makani Búzios também oferece aulas de sup, caiaque, windsurf, wing, barco a vela, wakefoil e passeio de barco.

LEIA MAIS: Caribe brasileiro: 15 praias com as águas mais claras do país
15 piscinas naturais no Brasil de Norte a Sul que você precisa conhecer

Onde comer em Búzios

Gastrobar Belli Belli

Misto de gastrobar e champanheria, à beira-mar de Manguinhos, oferece opções contemporâneas de petiscos, além de ceviches, saladas, carnes e massas. A carta de drinks extensa serve os clássicos e criações da casa.

Praia da Tartaruga

Localizado na Praia da Tartaruga, o restaurante é especializado em frutos do mar, e oferece desde aperitivos como ceviche de peixe e casquinha de cação, até peixe fresco grelhado na hora. Há um cardápio light e pratos vegetarianos. 

Restaurante OM

Restaurante vegetariano que oferece uma experiência de cores, texturas e sabores que quebram os paradigmas com criatividade e respeito à comida. No cardápio, sanduíches, petiscos e pratos principais bem diferenciados.

Restaurante Ban Thai

Situado no cinco-estrelas A Concept Hotel & Spa, com vista panorâmica de Manguinhos, o restaurante oferece um cardápio moderno com influencias tailandeses como abacaxi, manga, maracujá e coco e curry.

Onde se hospedar em Búzios 

Hotel Ferradura Private

Hotel cinco-estrelas a 100 metros da Praia da Ferradura. Possui quartos modernos e com lindas vistas para o mar e as montanhas.. Você pode relaxar na sauna e na banheira de hidromassagem ou tomar sol no deck panorâmico ao lado do mar. Na cozinha, chefs treinados internacionalmente dão o tom dos pratos.

Hotel Espiritualidade

Com arquitetura praiana, decoração elegante e ambientes confortáveis, é um convite para a cura e reconexão com a natureza. Conta com yoga, caminhadas guiadas e meditações, além de retiros, terapias e massagem opcionais, aliadas a uma gastronomia vegetariana no Restaurante OM.

Vista Panorâmica em Búzios

Sob o morro, com vista total para a Praia de João Fernandes, é uma casa para até oito hóspedes com jardim externo com deck, rede, sofás e cadeiras para apreciar a paisagem. A piscina fica na área comum do condomínio, que também oferece sauna, churrasqueira, forno de pizza, mesa de ping pong e deck.

Praias da Região dos Lagos: Arraial do Cabo

roteiro-arraial-do-cabo

É difícil pensar em mares azuis-turquesa no Brasil e não lembrar das praias de Arraial do Cabo. Apesar de deixar a faltar no quesito infraestrutura, a cor e transparência de sua água e beleza natural de suas praias emolduradas por cactos é apaixonante. Suas águas são ricas em vida marinha, tartarugas, arraias e até mesmo baleias entre julho e agosto. O mergulho com cilindro é maravilhoso nesse período.

VEJA MAIS: Roteiro de fim de semana pra conhecer o mar turquesa de Arraial do Cabo (RJ)
34 Airbnbs românticos no Brasil pra curtir um tempo a dois

Praia do Forno

A Praia do Forno configura uma daquelas fotos clássicas que resumem Arraial do Cabo: do topo do morro, os cactos contrastam com a orla azul tomado por uma vida marinha abundante. Das trilhas de Arraial, a do Forno é uma das mais curtinhas (apesar da subida íngreme) e com o visual mais lindo. São 30 minutos de caminhada desde um caminho escondido ao final da Praia dos Anjos. A faixa de areia é relativamente pequena, mas é suficiente para acomodar os visitantes. As cristalinas são ideais para a prática de mergulho livre (snorkeling) para avistar uma variedade de peixes coloridos, tartarugas marinhas e até mesmo arraias. A infra está limitada a alguns quiosques com petiscos e bebidas, então é recomendável levar seus próprios lanches e água, especialmente se pretende passar um longo período na praia.

arraial-do-cabo-viagem

Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal do Atalaia são o verdadeiro cartão-postal de Arraial: onde está a escadaria de madeira que dá no mar, sabe? Elas estão localizadas no Morro do Pontal do Atalaia, e têm esse nome por serem compostas de duas praias – na maré baixa, contudo, se unificam em uma só. Suas águas são incrivelmente transparentes, com uma tonalidade azul-turquesa que encanta, sendo possível observar uma grande variedade de vida marinha, como peixes coloridos e corais. A infraestrutura, contudo, é um pouco limitada. Se for passar mais tempo por lá, melhor levar comes e bebes. 

Praia do Farol

A Praia do Farol é um dos orgulhos locais que merece destaque. Só de olhar as fotos já dá para sacar a beleza do lugar – ela conta com uma classificação especial do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, como uma das praias mais perfeitas do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem. Ela fica em uma área preservada pela Marinha e tem acesso controlado, limitado a apenas 250 visitantes que podem permanecer na praia por 45 minutos.

praia-farol-arraial-do-cabo

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Praia Grande

Uma das movimentadas, com boa infra de barraquinhas e cadeiras de praia e ideal pro surf e kitesurf. A água é clarinha, porém, pode ficar beeeem fria, às vezes não dá nem pra entrar. A dica aqui é fazer a trilha que está no lado esquerdo da orla, também nada difícil, bem tranquila e plana. Você vai chegar num mirante sobre as ruínas de uma antiga empresa que fazia dessalinização, de onde se tem um visual deslumbrante da orla da Praia Grande. No pôr do sol, fica ainda mais especial. Se sobrar tempo dê um pulo na Praia Brava, no Pontal do Atalaia, onde só se chega por uma escadaria que mais parece uma trilha. Tem altas ondas e só frequentam surfistas jovens.

A agência Onda Arraial oferece serviços de paramotor, buggy, barcos, passeios de lancha, caiaque transparente, bicicleta aquática e jetski em Arraial do Cabo, enquanto a PL Divers dá cursos de batismo no mergulho.

Onde comer em Arraial do Cabo

Restaurante Saint Tropez

 O Saint Tropez tem uma das cozinhas de frutos do mar mais tradicionais da cidade. Fica em uma casa rústica com decoração colorida e climinha bem praiano. O filet de cherne à belle meunière é uma das sugestões do chef para não errar na escolha.

Capitão n’Areia Pousada

O bistrô bonitinho combina com o estilo do resto do estabelecimento: predomina o branco com detalhes de madeira em azul e objetos de decoração variados de madeira. Pra não errar de jeito nenhum, peça a paella, prato que mais sai, ou tente a moqueca de camarão.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Casa do Pontal

Refúgio perfeito para quem deseja desestressar, a casa possui uma pequena mas elegante piscina caiada em branco, vista para Ilha dos Porcos, a Ilha do Cabo Frio e a Praia do Farol e um quê de pousada de luxo grega só para você. A casa está localizada no Pontal do Atalaia, ao lado do Parque Estadual da Costa do Sol, onde estão inseridas as praias do Pontal do Atalaia e a Brava. A propriedade possui sala de estar e jantar com decoração rústica, varanda e deck frontal de frente para o mar, cozinha equipada, área gourmet com churrasqueira e forno à lenha, redário e banheiro com hidromassagem.

escadas casa grega rj

Casa Grega

Já imaginou se hospedar em um local igual às famosas casinhas brancas da Grécia sem mesmo sair do Brasil? Nesta Holmy é possível! Localizada em uma grande reserva natural na beira do mar do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, a casa encanta com a estrutura completa e as paisagens mais lindas do mar. Há dois quartos, três banheiros, ar-condicionado, jardim, churrasqueira, estacionamento privativo gratuito e segurança no condomínio. A cozinha é totalmente equipada.  Obs: você pode optar pelos serviços de catering, assim como, pacotes românticos.

Praias da Região dos Lagos: Rio das Ostras

Em meio às belezas naturais da região dos Lagos do Rio de Janeiro, encontra-se um lugar encantador chamado Rio das Ostras. Um verdadeiro refúgio para aqueles que buscam conexão com a natureza, tranquilidade e inspiração. São cerca de 15 praias por sua extensa costa, cada uma com suas características próprias, com relaxantes águas cristalinas, abraçadas por areias douradas e muita natureza, para relaxar e desfrutar da serenidade.

Praia da Costa Azul 

Das mais conhecidas e queridas praias do Rio das Ostras, a Praia da Costa Azul agrada gregos e troianos. A faixa de areia é longa e clara, o mar azul é agraciado com ondas, para a felicidade da turma do surf e do bodyboard, enquanto à beira-mar, a orla é movimentada e recebe turistas caminhando e curtindo a brisa do mar de bicicleta. Pela região, uma infinidade de casas de veraneio aconchegantes, tornando o bairro bem turístico. Quiosques, bares, restaurantes, hotéis e pousadas também marcam presença.

Praia da Joana

Entre dois costões rochosos, a Praia da Joana oferece um mar azul tranquilo, areia dourada  lisinha e um clima menos movimentado, ótimo para famílias. É curta, mas bem aproveitada. Na sua extensão, encontram-se árvores, dentre elas amendoeiras, que fazem sombra para os turistas. Você não vai encontrar restaurantes, mas quiosques e barracas oferecem bebidas e petiscos durante a alta temporada. 

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Onde comer no Rio das Ostras

Picanha da Praia

Apesar de não ser a opção mais comum de se comer na praia, a Picanha da Praia tem mais de 20 anos de tradição em Rio das Ostras, com duas unidades, uma no Centro e outra na Costa Azul.  Sua especialidade são as carnes, mas também servem frutos do mar.

Bartrô Bistrô

Para uma refeição mais intimista e requintada, no Bartrô os pratos são de autoria do chef Pedro Rodrigues e encantam os clientes. Dentre os destaques, o Salmão Bartrô, com salmão grelhado, purê de batata doce amanteigado e temperado com maracujá.

Onde se hospedar no Rio das Ostras

Apartamento Costa Azul

Apartamento de alto padrão a 200 metros da Praia da Costa Azul. Localizado em condomínio com estrutura completa de lazer, com piscina, sauna, área gourmet, parquinho e estacionamento.

Praias da Região dos Lagos: Arauruama

Às margens da Lagoa de Araruama, essa cidade é um convite para mergulhar na tranquilidade e se deixar levar pela sua atmosfera inspiradora. As praias, com suas areias douradas, estendem-se suavemente, enquanto os esportes náuticos ganham vida na lagoa, onde o vento sopra veleiros e pipas pelo céu. É válida para um bate-volta, mas não espere por muito requinte, trata-se de uma cidade litorânea rústica e bem caiçara.

Praia Seca

Pense em uma praia democrática. Chegamos à Praia Seca, entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico, atende aventureiros que buscam as ondas e turistas no encontro da calmaria. Trata-se de uma longa extensão de areia de 12km e, como está entre o mar e a lagoa, possui praias oceânicas e praias de lagoa. Enquanto a parte da lagoa, mais movimentada, há quiosques, mesas e casas de praia, a oceânica é mais rústica, com menos movimento e quem dirá quioques. É uma experiência e tanto. 

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo