méxico


Guia insider da Baja California, de melhor vinícola às praias famosas

Cidades como Tijuana, Ensenada e Mexicali dão personalidade à região, que tem ganhado fama graças ao potencial turístico de suas praias, vinícolas, resorts, inovadora cena artística e restaurantes top que se reinventam a cada temporada.

Confira um guia mastigadinho com o melhor da Baja California:

Qual vinícola é imperdível?

O Valle de Guadalupe é a rota certeira para os melhores vinhos mexicanos. A La Lomita é um de seus ótimos expoentes, com uma ambientação moderna e rótulos deliciosos. Vale ir fazer a degustação e curtir a paisagem de sua bela estrutura, com enormes varandas que revelam o vale. Leia mais sobre as vinícolas do Valle de Guadalupe aqui.

E os restaurantes?

Sem dúvida alguma, faça sua reserva no Fauna. Localizado no meio do complexo Bruma, que tem hotel e vinícola, o chef David Castro Hussong garante uma experiência inesquecível. Mesclando sua origem – ele nasceu e foi criado em Ensenada – com toques de gastronomia clássica mexicana, o menu é maravilhoso. Outras opções de janta podem ser o Verde y Crema, com cozinha clássica da Baja California, ou o Corazón de Tierra, que sempre aparece nas listas de melhores da América Latina.

Onde encontrar vida noturna?

A cidade de Tijuana é o lugar certo. A Avenida Revolución é animada dia e noite, e seus bares lotam nos finais de semana, tanto com mexicanos quanto norte-americanos em busca de bebidas mais baratas. Não se assuste se vir várias despedidas de solteiro rolando por lá. Se não quiser errar, vá de Plaza Fiesta, um centro com 13 estações de cerveja artesanal e que fica pertinho da fronteira com os Estados Unidos. La Justina tem drinks bem caprichados e o restaurante ORYX acabou de abrir um bar no seu interior que já chamou atenção, o Nortico. Bem no centro da movimentada Avenida Revolución, a cervejaria Teorema/Lúdica Co. também não decepciona.

Qual a melhor praia da Baja California?

O reduto praiano da região da Baja California fica em seu extremo sul, na área chamada Baja California Sur. Por lá, Balandra Beach já foi chamada por muitos como a praia mais bonita do México, e Cabo San Lucas tem resorts magnâmicos que comportam vários turistas em busca de descanso, mordomia e suas belas paisagens de formações rochosas incrustadas no mar.

balandra-beach-baja-california

Vale a pena fazer um bate-volta desde San Diego?

A cidade de Tijuana é fronteiriça com a California americana. Nos últimos tempos, tem se transformando numa cidade viva, cheia de lojinhas interessantes e points culturais – leia mais sobre Tijuana aqui. Se puder estender o passeio pelo fim de semana, melhor, mas se planeje pra atravessar a fronteira em horários alternativos: as filas são de horas.

Qual a próxima região a bombar no estado?

Ojos Negros, com sua rota de queijos e vinhos. O Valle de Guadalupe já está mais que consolidado com suas vinícolas e agora Ojos Negros vem ganhando status pela produção exclusiva de queijos. Para provar o que a região tem de melhor, aposte nos vinhos da vinícola Infinito e os queijos frescos da Cava de Marcelo.

Onde encontrar autêntica comida de rua?

Quando no México, não deixe de provar tacos. O norte do país tem tortillas únicas, feitas com farinha local que garante autenticidade. Escolhas certeiras em Baja California são os Tacos El Frank (foto) e o Tito’s Tacos al Vapor.

Qual o melhor hotel de luxo para se hospedar?

Se quer exclusividade, reserve o Encuentro Guadalupe sem pestanejar. Cabines suspensas nas montanhas, longes umas das outras, poucos hóspedes, piscina com visual de filme, restaurante e vinícola de qualidade. Observar o pôr-do-sol de qualquer ponto do hotel já vale pela viagem. Diárias a partir de US$ 380. (RESERVE AQUI!)

guadalupe-no-mexico

*O Carpe Mundi viajou à Baja California a convite do órgão de turismo mexicano. O conteúdo deste post é independente e reflete apenas a opinião da autora.

A autora

Amanda Saviano

Amanda Saviano

Colaboradora do Carpe Mundi, já viveu na Califórnia, estudou cinema em Nova York, calibrou o espanhol no Chile e na Espanha e varou a Europa. Se pudesse, passava uma temporada em cada grande metrópole do mundo. Mais dicas no amandAqui.


Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *