O eSIM é uma tecnologia virtual que subistitui o cartão físico dos celulares, prometendo boa conexão sem a necessidade de trocar o chip, tornando um bom aliado em viagens internacionais e mais seguro para você. Seu uso está crescendo globalmente impulsionada, principalmente, pelos benefícios de conveniência e pela flexibilidade que oferece aos usuários.

Confira aqui tudo sobre o eSIM, como funciona, vantagens e como ativar o chip virtual.

LEIA MAIS: Como ter internet móvel no seu celular no exterior
Wi-Fi público em viagens: perigos e dicas de como se proteger

ÍNDICE

  1. eSIM como funciona?
  2. Como faço para ativar um eSIM no meu dispositivo?
  3. O eSIM é seguro?
  4. O eSIM funciona em qualquer celular?
  5. Quanto custa um eSIM?
  6. Vantagens e desvantagens de um eSIM

eSIM como funciona?

Um eSIM é um chip virtual com internet para usar no exterior. A única diferença é que, ao contrário do chip tradicional, que você usa todos os dias no seu celular, ele não é físico e não vem com um número, apenas com uma rede de dados para acesso à internet. A compra e instalação é feita 100% online, ou seja, pode adquirir a qualquer momento, com a comodidade de não ter que ficar abrindo seu celular para trocar de chip. A partir do momento que você ativar seu eSIM, o chip da sua operadora fica desativado.

eSIM da Airalo

Airalo é a primeira empresa de eSIMs no mundo, e está no mercado desde 2019, oferecendo uma solução prática e econômica aos viajantes que querem manter-se conectados, presente em mais de 200 países e regiões. O eSIM da Airalo funciona como o chip internacional para celular tradicional, com a diferença que você só terá acesso à internet. Ligações poderão ser feitas somente utilizando o WhatsApp ou outros aplicativos.

LEIA MAIS: Conheça o eSIM da Airalo: chip virtual com internet para viagens internacionais

COMPRE AQUI SEU CHIP DA AIRALO

Como faço para ativar um eSIM no meu dispositivo?

A instalação do chip virtual no celular é muito simples, mas pode variar dependendo do dispositivo e da operadora escolhida. No geral, o processo envolve algumas etapas básicas como solicitar a ativação do eSIM por telefone, app, loja física ou site, então você receberá um QR Code ou código de ativação exclusivo para o eSIM. Depois, nas próprias configurações do celular, procure por  “Celular” ou “Redes móveis” e depois clique em “Adicionar plano de celular” ou “Adicionar plano com eSIM”. Com tudo feito, aguarde a ativação. 

Com o eSIM da Airalo 

Basta fazer download do aplicativo da Airalo, escolher o destino e plano, seguir o passo a passo de instalação manualmente ou escaneando um QR code, caso esteja acessando de outro aparelho ou computador. Depois disso, basta fazer a ativação do seu eSIM via alguma conexão estável, de preferência Wi-Fi. Essa parte ainda é bem simples, mas diferente para cada sistema operacional. Aqui você consegue ver a instrução detalhada para ativação em Samsung Galaxy, iOS, Pixel e Android.

O eSIM é seguro?

Sim, o eSIM é seguro, principalmente se adquirido em um lugar de confiança. Um dos principais bônus é que ele não pode ser fisicamente removido do celular, o que torna mais difícil clonar o chip. Em caso de roubo, furto ou perda, você conseguiria localizar o celular com maior facilidade. E, não menos importante, por ser 100% digital, é protegido por medidas de segurança, como criptografia, para garantir a confidencialidade das informações armazenadas no chip.

O eSIM funciona em qualquer celular?

Não. Por ser uma tecnologia nova no mercado, não são todos os dispositivos que são compatíveis com o eSIM, apenas os mais novos. Nos Iphones, por exemplo, a partir do IPhone XS iPhone XR e IPhone SE já é possível utilizar o chip virtual. É necessário verificar com a empresa ou operadora que você contratar, se o seu celular está na lista de aparelhos que aceitam a tecnologia.

O eSIM está disponível em todo o mundo?

Não, mas na grande maioria. A disponibilidade pode variar dependendo da região, das operadoras e dos dispositivos, mas tem cobertura na maioria dos países e regiões turísticas do globo, tendo falhas apenas na China Continental.

Quanto custa um eSIM?

O custo do eSIM pode variar dependendo da operadora e do plano que você escolher. Em termos gerais, o preço do eSIM pode ser semelhante ou até mesmo mais barato do que um cartão chip físico, especialmente quando você considera a conveniência e a flexibilidade. Em média, um eSIM da Airalo, por exemplo, custa a partir de US$ 5 e podem chegar até US$ 89,90 para planos globais. 

COMPRE AQUI SEU CHIP DA AIRALO

Vantagens

Menor risco de perda ou dano: já que é todo online;

Gerenciamento remoto: caso dê algum problema;

Segurança: proteção contra clonagem e fraude;

Prático para viagens: econômico e fácil de ativar;

Sustentável: reduz a produção de plástico e lixo eletrônico.

Desvantagens

Cobertura limitada: embora sua disponibilidade esteja aumentando, ainda pode ser difícil encontrar suporte em algumas regiões;

Não funciona em todos os aparelhos: dispositivos mais antigos podem não ser compatíveis;

Necessidade de conectividade à internet para ativá-lo: pelo menos para poder ativá-lo pela primeira vez.

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo