Donos de uma herança cultural latente, onde a simplicidade é luxo, o Butão é referência na valorização das tradições e na abordagem única em relação à felicidade e bem-estar, que inclusive rendeu a eles o título de país mais feliz do mundo – calma que a gente explica!

Confira abaixo 10 curiosidades sobre o Butão que tornam ele o país único que é.

LEIA TAMBÉM: 38 curiosidades sobre o Japão, o país com a maior expectativa de vida do mundo
Os 25 melhores hotéis do mundo para colocar na wishlist

10 curiosidades sobre o Butão

PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

Em 1971, o rei da época criou o termo Felicidade Interna Bruta (FIB), por considerar que o crescimento econômico de um país (medido pelo PIB) não podia ser o único indicador para determinar se está ou não se desenvolvendo. Para isso, é preciso considerar também, a felicidade de seu povo. Assim, ano a ano, desde então, realiza-se uma avaliação oficial que considera 4 pilares: crescimento socioeconômico equitativo, preservação e promoção da herança cultural e espiritual, conservação do meio ambiente e boa governança.

LEIA MAIS: Destinos zen no Brasil e no mundo para férias de autoconhecimento e misticismo

UM MONGE PARA CADA 100 HABITANTES NO PAÍS

O budismo é a religião predominante no Butão e é considerado uma parte importante da cultura e identidade nacional. A religião tem uma forte influência no cotidiano do povo butanês, com a maioria dos cidadãos, cerca de 80%, participando ativamente em práticas religiosas e festivais. Buda nunca esteve no Butão, mas sua influência é tão forte que existe um monge para cada 100 habitantes no país.

VIAJE CONFORTÁVEL COM YOGINI

Viajar pode também ser cansativo, mas com as roupas certas, é possível levar mais com mais tranquilidade. Peças leves para boas andanças, sofisticação no simples, modernidade sem deixar de ser atemporal e tecidos conscientes é tudo que Butão pede e inspira. E isso você encontra na Yogini. Vestindo na busca pelo bem-estar interior e no conforto acima de tudo

Use o cupom ANNALAURA15 para 15% OFF*

*Válido 1x por CPF; desconto não acumulativo e não aplicável para produtos em sale e sandália Linus

VEJA MAIS: Calças de viagem confortáveis: modelos funcionais e elegantes

INTERNET? SÓ EM 2010!

O Butão tem uma herança cultural rica e única que tem, em grande parte, permanecido intacta por causa de seu isolamento do resto do mundo. A TV mesmo, só chegou quase nos anos 2000 e a Internet só começou a se tornar mais acessível lá para 2010. 

É LINDO, MAS NÃO É BARATO NÃO

Visitar o Butão é tarefa caríssima: há uma taxa de mais de US$ 200 por dia por pessoa apenas para estar lá. E você precisa, obrigatoriamente, de um roteiro fechado com alguma agência local comprovando todo seu itinerário para ter o visto aprovado. 

PAÍS CARBONO ZERO?

Ainda não! Mas é o plano até 2030. A natureza no Butão é respeitada também pelo fato de que 70% de sua extensão ser área de matas. O governo butanês tem uma forte política de preservação ambiental e tem feito esforços para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Isso é de grande importância, tornando-o o único país no mundo que produz menos dióxido de carbono do que suas áreas verdes podem absorver.

10 curiosidades sobre o Butão

BANDEIRINHAS

As bandeirinhas estão por todo o país distribuídas nos pontos mais altos das cidades ou perto de templos e mosteiros, para que, quando o vento sopre, as bênçãos sejam espalhadas pelo mundo. Conhecidas como  “lungta” ou “bandeiras de oração tibetanas”, são feitas de tecido colorido e possuem orações e mantras budistas, cada cor representando cinco elementos da teoria chinesa. As brancas, por exemplo, são como uma homenagem aos entes queridos que se foram. 

ARQUITETURA HARMÔNICA

No Butão, você não encontrará edifícios altos ou modernos, pois a arquitetura mantém a tradição do dzong, uma espécie de fortaleza característica das áreas tibetanas e budistas, que considera muito a harmonia com a natureza, buscando um aspecto tranquilo e de paz. Tanto os monastérios quanto os edifícios públicos seguem essa linha, enquanto os lares são pequenas casas de madeira, todas sob as mesmas regras de construção em que não são permitidas grades e não há necessidade de projetos, pois são todas iguais.   

FUMAR E BEBER: PRÁTICAS CONTROLADAS

O governo de Butão se mantém rígido no uso de tabaco e álcool. Não se pode beber ou fumar em lugares públicos ou quando se está próximo de pessoas que não estejam fazendo o mesmo. No caso do cigarro, é proibido produzi-lo no país, assim como fazer publicidade de qualquer tipo, e sua venda é controlada pelo governo. As bebidas alcoólicas se limitam a certos licores e à cerveja local. Se você é turista e deseja levar seu próprio cigarro, deverá pagar um imposto de 200% de seu valor comercial.

LEI DO KARMA

No Butão, assim como em muitos países budistas, a lei do karma é uma crença fundamental. Samsara representa um ciclo interminável de nascimento, morte e renascimento, que são baseados no conceito de ação e reação ou lei do karma. Só se escapa da ilusão quem atinge a iluminação, como Buda. Assim, a busca por boas ações e boas intenções é uma prática importante no Butão, que visa promover a paz e a harmonia entre as pessoas. O conceito se estende à relação do homem com o meio ambiente, enfatizando a importância de cuidar da natureza e dos recursos naturais como forma de gerar bons resultados no futuro.

HIMALAIAS

A cordilheira do Himalaia cruza o Nepal, a China, a Índia e, também, o Butão. E o país é ótimo para apreciar a magnificência desse conjunto de montanhas. Esse é, evidentemente, um dos atrativos mais importantes, já que, onde quer que você vá, há a vista de picos de 7 mil metros que, às vezes, estão revestidos com neve. O voo do Nepal ao Butão é um dos mais lindos do mundo.

Gostou de saber as 10 curiosidades sobre o Butão? Qual você se surpreendeu mais?!

6 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo