11 cidades medievais na Europa para visitar: das emblemáticas às menos óbvias

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Muralhas, ruelas de pedra e castelos imponentes são algumas das características marcantes que as cidades medievais na Europa conseguem entregar em pleno século 21. 

Em um continente onde o passado pulsa a cada esquina, esses lugares preservados nos transportam direto à Idade Média. Aqui, reunimos algumas das cidades medievais na Europa que vão te fazer viajar no tempo. 

ÍNDICE

  1. Qual a cidade mais medieval da Europa?
  2. Onde ver castelos medievais na Europa?
  3. Quais eram as principais cidades medievais?
  4. Quais são os países da Europa medieval?
  5. Cidades medievais na Europa

Qual a cidade mais medieval da Europa?

Difícil eleger a cidade mais medieval da Europa quando cidades como Carcassone, Rothenburg e Tallin disputam o topo. Todas possuem uma atmosfera preservada ao longo dos séculos, com muralhas, torres, portões e castelos, formando aquele cenário que parece ter saído de um filme. Carcassonne, por exemplo, é tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO, enquanto Rothenburg é referência em restauração histórica e Tallinn possui um dos centros medievais mais intactos.

Onde ver castelos medievais na Europa?

Praticamente todos os países europeus têm castelos medievais, dos mais imponentes às ruínas misteriosas. Mas, pra ir além na experiência, separamos aqui 9 hotéis-castelos atraentes na Europa que foram transformados em hotéis cinco-estrelas.

Quais eram as principais cidades medievais?

Natal na Europa

As cidades medievais, também chamadas de burgos na época, referem-se aos centros urbanos que surgiram durante a Baixa Idade Média e que se destacavam pela sua importância comercial, política e religiosa. Muitas delas cresceram em torno de castelos, mosteiros ou de rotas comerciais, e algumas se transformaram em verdadeiros centros urbanos para os padrões da época. Dentre as principais cidades estavam: Florença, na Itália, o epicentro do comércio e da arte, Bruges, na Bélgica, Toledo, na Espanha, Paris, Veneza e Praga.

VEJA TAMBÉM: Dicas para alugar carro na Europa: FAQ completo + ideias de roteiros
10 cidades para curtir as lindas cores da primavera na Europa
8 razões para viajar para a Europa em setembro e outubro (e para onde ir!)

Quais são os países da Europa medieval?

Você deve imaginar que o mapa da Europa medieval era bem diferente do que se entende por Europa hoje em dia, né? Naquela época, ao invés de países, haviam reinos, impérios e feudos que, inclusive, constantemente mudavam, por isso, existiram diversos reinos, impérios e estados que hoje correspondem a diferentes países. Alguns dos principais são: França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Escócia, Polônia, Hungria, além da Romênia, Estônia e Polônia.

Cidades medievais na Europa (das emblemáticas às menos óbvias)

Algumas cidades mantém viva a atmosfera da Europa medieval, seja pela arquitetura, com ruelas de pedra, pela presença de muralhas, torres, castelos intactos, igrejas góticas, ou ainda por promoverem eventos e até festivais temáticos.

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Carcassonne, França

Carcassonne, no Sul da França, é uma das mais, se não a mais icônica cidade medieval da Europa. Digo isso porque ela mantém uma forte vibe medieval, com ruas estreitas de pedra, muralhas duplas, 52 torres e castelos que, inclusive, lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua principal atração é a Cité de Carcassonne, uma cidadela fortificada preservada desde o século 18. Entre os destaques, estão o Château Comtal e a Basílica de Saint-Nazaire, com vitrais originais e arquitetura românico-gótica. No verão fica ainda melhor com festivais medievais, encenações, cavaleiros e shows temáticos. Tem boa estrutura turística, com vendinhas, sorveterias, cafés, restaurantes e até um hotel cinco-estrelas, mas se quiser ficar apenas com um bate-volta, ela está a 90km de Toulouse, uma boa cidade base. 

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

Rothenburg ob der Tauber, na Rota Romântica, é um verdadeiro exemplo vivo da Alemanha medieval, com muralhas intactas, que datam do século 14, casas em estilo enxaimel e torres muito bem preservadas, que criam toda uma atmosfera que parece ter parado no tempo. Seu centro histórico abriga a Plönlein, uma das esquinas mais fotografadas do mundo, além da Marktplatz, onde fica a antiga prefeitura com uma torre de observação, assim como o Museu do Crime Medieval, que reúne objetos e documentos da época. Além de tudo isso, a cidade ainda é considerada a capital natalina da Alemanha, com um dos mais charmosos mercados de Natal com tradição de 500 anos. 

LEIA TAMBÉM: 7 incríveis roteiros pra viajar de carro (com mapas!)

Em tempo: sua fama, contudo, traz mais turistas e, consequentemente, maior lotação, por isso que, se quiser outra alternativa na rota, Dinkelsbühl também tem uma pegada medieval, murada com 18 torres e com estrutura original.

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Tallinn, Estônia

Tallinn, capital da Estônia, surpreende com seu Centro Histórico perfeitamente preservado, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade medieval se revela em cada esquina do bairro de Vanalinn, cercado por muralhas e mais de 20 torres, onde se destacam igrejas góticas, casas de antigos comerciantes e ruas de pedra. É ali que estão atrações como a Praça da Prefeitura (Raekoja Plats) e a própria Câmara Municipal, um dos edifícios góticos mais antigos da Europa ainda em funcionamento. No alto da colina de Toompea ficam o Castelo de Toompea, atual sede do Parlamento, e a Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky, com suas cúpulas negras imponentes. Tallinn também é conhecida por suas recriações medievais, que incluem feiras históricas, mercados ao ar livre e jantares temáticos com cardápio medieval.

Curiosidade: Tallinn é uma mistura genial entre o medieval e o moderno, já que, apesar de manter suas estruturas que datam de séculos atrás, hoje é também uma cidade referência em tecnologia. Inclusive já foi chamada de Vale do Silício da Europa, porque é a cidade com o maior número de startups por pessoa do continente.

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Český Krumlov, República Tcheca

Às margens do rio Vltava e ao redor de um castelo do século 13, no sul da República Tcheca, Český Krumlov é uma das cidades medievais mais cênicas da Europa Central. Vista do alto, a cena é inconfundível, com um mar de telhados laranjas de barro, alinhados sobre casinhas em tons pastel e construções renascentistas, de onde o castelo desponta em toda sua imponência, de altura e estrutura, tornando-se um dos mais completos do continente, com torre decorada, jardins, pátios internos e até um teatro original. Ao redor, ruelas de pedra, lojinhas de artesanato e pontes sobre o rio. No verão, a cidade promove o Festival das Quatro Cidades, com música antiga e espetáculos de época.

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Bruges, Bélgica

Bruges já é mais conhecida, mas não deixa de ser super charmosa e com pinta medieval, considerada uma das cidades mais ricas do Norte europeu no século 13. Hoje, seu centro histórico é listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, onde fica o Grote Mark, o Campanário de Bruges (Belfort), uma torre medieval de 83 metros com vista panorâmica,  a Basílica do Sangue Sagrado e o Museu Gruuthuse instalado numa mansão gótica. Bruges também é conhecida pelos passeios de barco nos canais e por suas chocolaterias históricas.

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

San Gimignano, Itália

Na região da Toscana, San Gimignano é conhecida como a Manhattan Medieval devido a suas torres altíssimas, construídas entre os séculos 11 e 14, que ainda se erguem sobre a paisagem, dando à cidade um perfil único entre os vilarejos históricos italianos. Das mais de 70 torres originais erguidas por famílias nobres, cerca de 14 sobreviveram ao tempo. Ali, conheça a Piazza della Cisterna e a Piazza del Duomo, entre lojinhas de produtos locais, como azeites, queijos, salames, sabonetes e outras lembrancinhas. Aproveite para subir em uma das torres, a Torre Grossa ou a Torre Salvucci Maggiore, para uma visão geral da cidade.

Em tempo: para fugir das multidões e explorar trechos mais silenciosos, siga à direita da Porta San Giovanni pela Via Bonda, um caminho menos conhecido que revela vistas abertas para os campos da Toscana e casarios medievais.

castelo-obidos-portugal

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Óbidos, Portugal

Óbidos é uma das vilas medievais mais charmosas de Portugal e está a menos de uma hora de Lisboa. Pequena, encantadora e perfeitamente preservada, conserva sua muralha original do século 12 quase intacta, que pode ser percorrida a pé e oferece vistas incríveis das casinhas brancas com detalhes em azul e amarelo. A Porta da Vila é a sua entrada; lá você já começa a perceber um pouco da vibe da cidade. O monumento segue o estilo de construção da muralha e é decorado internamente com azulejos do século 18. De lá, conheça a Muralha medieval, a Rua Direita e o Castelo de Óbidos, uma das 7 maravilhas do país. Para viver ainda mais a vibe da Idade Média, a cidade sedia anualmente em julho o Mercado Medieval, com música, comes, bebes e até trajes típicos.

VEJA TAMBÉM: Óbidos, Portugal: explore a charmosa vila medieval em um bate-volta desde Lisboa

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Sighișoara, Romênia

Sighișoara, no coração da Transilvânia, é uma das cidades medievais mais bem preservadas, construída em torno de uma cidadela protegida por muralhas com cerca de 14 torres, sendo que 9 delas permanecem intactas até hoje. Fundada por saxões no século 12, conserva suas ruas de pedra, torres de defesa, muralhas e casas coloridas com telhados inclinados. O seu cartão postal é a Torre do Relógio, com 64 metros de altura, onde funcionava a antiga prefeitura e hoje abriga um museu. Outra atração é a casa do verdadeiro Drácula, o príncipe Vlad Țepeș, hoje transformada em restaurante. É também em julho que rola anualmente o  Festival Medieval, momento esse que as ruas são tomadas por trajes de época, músicas e shows. 

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Dubrovnik, Croácia

Dubrovnik não é apenas uma jóia medieval, com suas muralhas intactas, fortes e ruelas de pedra, como também moldou o imaginário contemporâneo sobre a Idade Média. Isso porque a cidade serviu como principal cenário de Porto Real, a capital dos Sete Reinos de Game of Thrones, explorando suas muralhas, fortalezas e vielas. A Stradun, rua principal, liga os portões Pile e Ploče e é ladeada por construções medievais e renascentistas, como a Torre do Relógio e a fonte de Onofrio. Outros destaques incluem o Palácio do Reitor, o Monastério Franciscano com uma das farmácias mais antigas da Europa (desde 1317) e o Forte Lovrijenac, uma fortaleza triangular construída sobre um penhasco.

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Olite, Espanha

Ao norte da Espanha, Olite é uma pequena cidade medieval com castelo digno de cenário de filme: o Palácio Real de Olite, com inspirações góticas e francesas, com torres pontiagudas, passagens elevadas e varandas voltadas para os jardins. Seu interior, que pode ser visitado, já passou por muita reforma, mas mantém alguns salões, escadarias monumentais, pátios internos e as sacadas. O centro histórico ao redor mantém o traçado medieval, com ruas de pedra, arcos, varandas floridas e pequenas igrejas românicas, como a Igreja de Santa Maria e a de San Pedro, a mais antiga da cidade. 

CIDADES MEDIEVAIS NA EUROPA

Besalú, Espanha

Besalú é charmosa, preservada e menos conhecida dentre as cidades medievais da Europa. A ponte românica com torres, sobre o rio Fluvià, tem origem no século 11 e já dá o tom da cidade, com aquelas características bem medievais que nessa altura do campeonato já até sabem: muita pedra, ruas estreitas, construções milenares e ruínas históricas. Entre os destaques estão a Igreja de Sant Pere, fundada no século 10, e os vestígios do bairro judeu medieval, incluindo uma mikveh (banho ritual) do século 12, uma das poucas descobertas em toda a Europa. É perfeita para um bate-volta saindo de Girona.

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!