Você já se perguntou qual é a diferença entre um chip físico e um chip virtual? Essa escolha pode impactar a sua experiência de viagem, já que ambos possuem vantagens e desvantagens significativas. 

Enquanto o chip físico é mais tradicional, o eSIM traz inovações tecnológicas que podem simplificar suas viagens. Abaixo, saiba mais sobre as vantagens e desvantagens dos dois chips e qual é mais vantajoso para suas aventuras: o chip físico ou o chip virtual. 

LEIA MAIS:
eSIM: como funciona, vantagens e como ativar o chip virtual
Como ter internet barata nas viagens com o chip virtual da Airalo
Como ativar o eSIM no celular e ter internet em qualquer lugar do mundo
Conheça o eSIM da Airalo: chip virtual com internet para viagens internacionais

ÍNDICE:

  1.  O que é um SIM?
  2. O que é um eSIM?
  3. Vantagens e desvantagens de um chip físico
  4. Vantagens e desvantagens de um chip virtual
  5. O eSIM funciona em qualquer celular?
  6. Quanto custa o SIM da Airalo e como ativar?
  7. Cupom de desconto Airalo

O que é um SIM?

O SIM é, basicamente, um chip físico inserido em dispositivos como smartphones e tablets para que o usuário faça uso do plano de dados contratado. Ele armazena dados pessoais, como o número de telefone, mecanismos de segurança, contatos e outros serviços. O SIM card possibilita o acesso aos serviços de telefonia móvel e internet associados ao plano do assinante, desempenhando um papel crucial na comunicação e conectividade de dispositivos móveis.

O que é um eSIM?

Um eSIM é um chip virtual com internet para usar no exterior. A diferença é que, ao contrário do chip tradicional, que você usa todos os dias no seu celular, ele não é físico e não vem com um número, apenas com uma rede de dados para acesso à internet. A compra e instalação é feita 100% online, ou seja, pode adquirir a qualquer momento, com a comodidade de não ter que ficar abrindo seu celular para trocar de chip.

Os eSIM são a forma mais fácil de ficar conectado durante viagens. O que antes era caro e pouco prático, agora pode ser mais seguro, econômico, conveniente e flexível. 

eSIM da Airalo: A Airalo é a primeira e maior loja de eSIM do mundo, oferecendo uma solução prática e econômica aos viajantes que querem manter-se conectados, com cobertura em mais de 200 países e regiões, os melhores preços do mercado e equipe de suporte 24h em todos os fusos horários e em mais de 23 idiomas. O eSIM da Airalo funciona como o chip internacional para celular tradicional, com a diferença que você só terá acesso à internet. Ligações poderão ser feitas somente utilizando o WhatsApp ou outros aplicativos.

COMPRE AQUI SEU CHIP DA AIRALO

Quais são as vantagens e desvantagens de um chip físico?

Algumas vantagens do SIM incluem o fato dele funcionar em todos os modelos de celular e contar com planos mais abrangentes e personalizados, com chamadas de telefone e SMS. Porém, as desvantagens do chip físico incluem o fato de ser hackeável, sua capacidade de armazenamento limitada, dependência de torres de celular para sinal e desgaste físico ao longo do tempo. Isso pode comprometer a segurança, restringir o armazenamento de dados, causar problemas de conexão em áreas remotas e danificar o chip com o tempo.

Quais são as vantagens e desvantagens de um chip virtual?

O chip virtual oferece diversas vantagens, principalmente a segurança: o eSIM é mais seguro do que um chip físico, já que está incorporado ao dispositivo, eliminando a necessidade de trocas físicas. Isso garante proteção constante ao chip, onde quer que você esteja, evitando perdas ou danos acidentais. Além disso, possui um gerenciamento remoto eficiente em caso de problemas, segurança contra clonagem e fraudes, praticidade com ativação fácil e econômica, e sustentabilidade ao reduzir a produção de plástico. No entanto, suas limitações incluem cobertura ainda limitada em algumas regiões, incompatibilidade com dispositivos mais antigos e a necessidade de se conectar à internet para a ativação inicial.

COMPRE AQUI SEU CHIP DA AIRALO

O eSIM funciona em qualquer celular?

Não. Por ser uma tecnologia nova no mercado, não são todos os dispositivos que são compatíveis com o eSIM, apenas os mais novos. Nos Iphones, por exemplo, a partir do IPhone XS, iPhone XR e IPhone SE já é possível utilizar o chip virtual. É necessário verificar com a empresa ou operadora que você contratar, se o seu celular está na lista de aparelhos que aceitam a tecnologia.

Quanto custa o SIM da Airalo e como ativar?

Em média, um eSIM da Airalo custa a partir de US$ 5 e podem chegar até US$ 89,90 para planos globais. A instalação do chip virtual no celular é muito simples, mas pode variar dependendo do dispositivo e da operadora escolhida. No geral, o processo envolve algumas etapas básicas como solicitar a ativação do eSIM por telefone, app, loja física ou site, então você receberá um QR Code ou código de ativação exclusivo para o eSIM. Depois, nas próprias configurações do celular, procure por  “Celular” ou “Redes móveis” e depois clique em “Adicionar plano de celular” ou “Adicionar plano com eSIM”. Com tudo feito, aguarde a ativação. 

A instalação do chip virtual no celular é muito simples, mas pode variar dependendo do dispositivo e da operadora escolhida. De praxe, basta fazer download do aplicativo da Airalo, escolher o destino e plano e seguir o passo a passo de ativação prática via QR code ou manualmente. Depois disso, basta fazer a ativação do seu eSIM via alguma conexão estável, de preferência Wi-Fi. 

Cupom de desconto Airalo

Leitores do Carpe Mundi têm desconto especial no eSIM da Airalo. Basta entrar no site, escolher seu plano, realizar o cadastro e, na hora de finalizar, inserir o cupom CARPEMUNDI para 10% OFF na sua compra.

Maria Eduarda Paiva

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário

voltar ao topo