indonésia


Praias de Bali e arredores: onde estão as mais bonitas

Antes de tudo, uma verdade: o que faz de Bali uma ilha tão especial não são propriamente as praias.

É a cultura e a religião (a gentileza do povo, devoto do hinduísmo, as estátuas de Ganesha pelas ruas, os terraços de plantação de arroz), a história (os templos e palácios centenários), a geografia (vulcões, montanhas, penhascos e cachoeiras), a vibe (a ilha é uma meca do turismo de bem-estar, da yoga, do neohippismo), o surf (também é referência mundial no esporte), e a congregação interessante do Oriente com o Ocidente que se fez ali.

LEIA TAMBÉM: Como montar um roteiro por Bali
Onde ficar em Bali: melhores hotéis na ilha

Porque se você vai a Bali procurando praia tipo Caribe, não vai encontrar. As praias de Bali mais bonitas estão em Uluwatu, no sul da ilha, mas são praias com relevo acidentado e ondas propícias para o surfe (ou seja, pra olhar e tomar sol, mas não muito para nadar). No sudoeste da ilha tem algumas praias legais, como Pasir Putih, mas nada que você não tenha visto parecido no Brasil. Em Amed rolam umas praias vulcânicas de areia pedregosa e preta com fauna marinha abundante pra fazer snorkel, mas, de novo, nada de paraíso (ou pelo menos a versão clichê que temos dele). Então para ver praias realmente atraentes você precisa pegar um barco e sair de Bali, rumo às ilhas Gili e as ilhas Nusas. Explico mais abaixo.

PRAIAS DE BALI: as melhores por região

KUTA, CANGGU E SEMINYAK

A praia nessas regiões relativamente próximas do aeroporto é pra decepcionar qualquer brasileiro que desembarcou no outro lado do mundo com sede de praia. A areia é escura e meio suja, o mar é nervoso e acinzentado. Pra mim vale a pena ficar em Canggu ou Seminyak (jamais em Kuta, um antro de adolescentes bêbados) pela vibe: os barzinhos beira-mar, os cafés descolados, as lojinhas fofas, os estúdios de yoga. Se for pra pegar praia mesmo, ali não é o lugar (não se engane com as foto photoshopadas que você achar no Google Imagens).

ULUWATU

No território de Bali mesmo essa península bem no sul da ilha, chamada Península Bukit (mas mais conhecida pelo nome de uma das partes dela, Uluwatu) é onde ficam as praias de Bali mais vistosas. São penhascos gigantes debruçados sobre um mar azulado cercado por vegetação nativa, onde você vai admirar alguns pores do sol inesquecíveis. Mas Bukit é lugar deles, os surfistas, e o mar em muitas praias é tão forte que não dá pra deixar a água passar do joelho. Abaixo eu elenco algumas das melhores praias de Bali em Uluwatu.

Melasti Beach

Meu maior achado entre as praias de Bali: essa praia pouquíssimo visitada bem no sul da península tem mar maravilhoso com mil tons de azul, areia branquinha e um penhasco com mirante. Achado mesmo porque não é uma praia pra surfe: a água clarinha fica represada nos recifes de corais numa piscininha mara.

melasti-beach-bali
Melasti Beach, Bali

Green Bowl Beach

Praia interessante acessada por uma escadaria giga. Chegando lá embaixo há uma faixa de areia enquadrada por uma gruta, espaço gostoso pra tomar sol e mar relativamente bom pra tomar banho, também com água represada entre os corais. O visual é demais.

Balangan Beach

Entre as praias de Bali mais bacanas, tem mata verdinha ao redor, um mirante na ponta e guarda-sóis dispostos pela areia dourada. Mas o mar é encrespado e cheio de surfistas, então água no umbigo no máximo. Há quiosques pra comer ali.

green-bowl-uluwatu-praia
Green Bowl Beach

Nyang Nyang Beach

O mar também é forte aqui, mas vale a visita porque a praia é reclusa, acessada após uma pequena trilha, com muita vegetação preservada, e por isso pouca gente.

nyang-nyang-praia-uluwatu

COSTA LESTE/SUDESTE

Menos visitada por brasileiros, essa parte da ilha tem algumas faixas de areia bonitas como Perasi Beach ou Pasir Putih (ou Virgin Beach ou Whitesand Beach, tudo a mesma praia), que é uma praia bonita mas que, convenhamos, podia estar no litoral norte de São Paulo. Nessa costa eu acho que vale a pena ficar um pouquinho em Amed, porque dali você pode visitar templos e palácios do leste de Bali, fazer um snorkel da hora e pegar um barco rápido de 40 minutos para as ilhas Gili.

Blue Lagoon

Perto de Padang Bai (o píer mais popular pra se pegar barcos para as Gilis e para as Nusas), essa praia escondidinha tem mar clarinho pra fazer snorkel – há restaurantes pra comer ali e lugares pra alugar equipamento.

blue-lagoon-beach-padangbai
Blue Lagoon

Jameluk Beach

Essa praia fica em Amed. Eu gosto dali porque: 1) é um vilarejo com cara de Bali há 30 anos; 2) é uma base boa pra visitar os templos do leste da Bali (como o Pura Lempuyang) e também pra ir pras Gili; e 3) por causa dessa praia, de areia pedregosa e preta, onde você toma sol olhando para um vulcão e vê peixes, arraias, tartarugas e corais fazendo snorkel a poucos metros da areia. Também dá pra mergulhar com cilindro.

amed-jameluk-beach

GILI ISLANDS

Essas três ilhotas que pertecem à ilha vizinha de Bali, Lombok, entraram no roteiro de quem vai pra lá por sua proximidade com Balie pelas praias, aí sim, tipo Caribe: areia branquinha e mar turquesa calminho. Minha preferida é Gili Air, que tem vista para as montanhas de Lombok.

gili-islands-bali

NUSA ISLANDS

A apenas 30 minutos de barco de Bali, essas ilhas têm mais paisagens com a dupla mar azul + penhascos e algumas praias gostosas, além de bons points para mergulho e snorkel (Nusa Lembongan é famosa por procionar encontros com arraias manta). Nusa Penida, a irmã maior e mais inóspita, tem feito sucesso no Instagram por causa da Kelingking Beach.

Dream Beach

Possivelmente a melhor praia de Nusa Lembongan, com mar clarinho, faixa de areia larga e vegetação ao redor.

dream-beach-bali-nusa

Mushroom Beach

Também em Nusa Lembongan, tem duas partes, uma cheia de barcos, pousadas e restaurantes, e outra deserta. Nem preciso dizer qual é melhor.

Atuh Beach

No lado leste de Nusa Penida, é a melhor praia para passar o dia. Descendo pelo penhasco até a areia você tem um visual sensacional e, chegando lá embaixo, quiosques pra tomar água de coco e mar calminho pra nadar.

Kelingking Beach

É o cartão-postal de Nusa Penida e atual hit nos Instagrams mundo afora, com sua formação rochosa em forma de “M” com vibes de Grécia tocada por uma marzão azul-clarinho.

Atuh-beach
Atuh Beach

nusa-penida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *