Malta é o menor território da União Europeia, com fama de paraíso reservado, ou também a mini-Hollywood do mar Mediterrâneo.
No verão a ilha acende ainda mais, com dias ensolarados, mar cristalino e festas animadas, mas não só. Aqui reunimos 7 motivos para viajar para Malta no verão e descobrir por que esse destino tem conquistado cada vez mais turistas.
LEIA TAMBÉM: 7 destinos espertos para viajar em julho na Europa e fugir da alta temporada
ÍNDICE
- Qual a melhor época para ir à Malta?
- Quantos graus faz em Malta no verão?
- 7 motivos para viajar para Malta no verão
Qual a melhor época para ir à Malta?
Uma das melhores épocas para visitar Malta é, naturalmente, durante o verão Europeu, de junho a agosto, quando a ilha rapidamente se transforma em um destino de muito sol, águas cristalinas e agito, atraindo gente do mundo inteiro para suas ruas. Para quem prefere um ambiente mais tranquilo, a primavera também encanta, entre março e junho, já que o clima é ameno e os pontos turísticos ainda não estão lotados.
VEJA MAIS: Praia na Europa em abril e maio: veja quais valem a pena na primavera
10 cidades para curtir as lindas cores da primavera na Europa
Quantos graus faz em Malta no verão?
O verão em Malta é quente, com temperaturas que variam entre 28 °C e 34 °C, céu azul quase sempre garantido e chuva zero. A boa notícia é que a brisa do mar da uma aliviada no calor, o que deixa tudo ainda um pouco mais gostoso.
7 motivos para viajar para Malta no verão
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MALTA NO VERÃO
O clima é perfeito
Malta é a personificação do verão no Mediterrâneo: dias longos e dourados, com termômetros entre 28 °C e 34 °C e uma brisa do mar que refresca na medida. O céu azul parece se fundir na paisagem sem fim, o ritmo é desacelerado, com cochilos em espreguiçadeiras, almoços despreocupados, e onde a noite termina numa festinha de rua, leve e animada. É um dos pedaços mais ensolarados do continente, mas de um jeito que não incomoda.
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MALTA NO VERÃO
Um dos mergulhos mais famosos da Europa
Isso porque a ilha não é tão grande, mas entrega muita variedade de pontos para mergulho, dos corais às cavernas. Blue Hole, na Ilha de Gozo, é um um dos mais populares, com águas cristalinas, cavernas submersas e vida marinha em abundância. O legal é que um mergulho em Gozo funciona pra todos os níveis de mergulhados, dos iniciantes aos mais experientes. Não menos impressionante, Comino tem águas bizarramente azuis e cristalinas, com paredões verticais, cavernas e cardumes coloridos. Mesmo para quem nunca mergulhou antes, é o lugar perfeito para começar, com escolas e batismos seguros.
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MALTA NO VERÃO
A vida noturna é agitada e pra todos os gostos
Verão europeu é meio que sinônimo de vida noturna agitada e, em Malta, ela acontece em St. Julian’s, o epicentro da noite da ilha. As ruas, que estão fechadas, ganham luzinhas, música ao vivo e mesas na calçada, mas tem bares e festas para todos os gostos, das baladas que vão até o amanhecer aos pubs tranquilos à beira-mar, com vista e vinho branco gelado.
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MALTA NO VERÃO
Funciona bem para bate volta para outros países
Além de tudo isso, Malta ainda é uma base estratégica para explorar outros países do Mediterrâneo. Com aeroportos bem conectados e diversas companhias aéreas low cost com fluxo diário, dá para encontrar voos baratinhos com destino a Itália, França, Espanha e até Tunísia pra fugir ainda mais do óbvio. Isso significa que você pode montar um roteiro flexível, que combine praia e mergulho com algumas escapadas mais culturais e gastronômicas em outras cidades.
LEIA MAIS: Para onde viajar em junho: os melhores destinos do mês selecionados a dedo
Experiências de verão na Europa: o que você não pode perder
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MALTA NO VERÃO
Cenário de diversos filmes
Ainda tá na dúvida se vale a viagem? Agora vamos te convencer pela aparência. Malta é bem única. Estamos falando de cidades inteiras em pedra dourada, uma vibe medieval, com ruelas charmosas e catedrais monumentais, tudo isso rodeado de praias com águas de coloração azul que até parecem photoshop e mais de 300 dias de sol por ano, ou seja, sempre muito bem iluminado. Resultado disso é que grandes produções cinematográficas já usufruíram desse cenário naturalmente lindo para seus filmes, o que inclui Gladiador, Tróia, O Conde de Monte Cristo, O Código da Vinci, Game of Thrones e alguns outros menores, tornando malta a mini-Hollywood do mar Mediterrâneo.
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MALTA NO VERÃO
Festivais tradicionais de verão
Na mesma pegada das festas noturnas, durante o verão em Malta tudo vira motivo para comemoração. Então não estranhe contemplar fogos de artifício, shows de outras festividades por aí. Alguns dos eventos mais procurados é o Malta Music Week, festival de música com duração de 5 dias e eventos espalhados por clubes, pubs, ruas e muito mais. O Isle of MTV Malta é o grande evento principal (e gratuito), com shows gigantescos na praça Il-Fosos em Floriana.
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA MALTA NO VERÃO
A língua é inglesa, mesmo ao Sul da Europa
Malta só deixou de ser colônia britânica há pouco mais de 60 anos, e o inglês permanece como um dos idiomas oficiais ao lado do maltês. A influência do Reino Unido ainda é muito presente, seja nas escolas, sinalizações e comunicação cotidiana mesmo, o que facilita muito a vida de quem visita, já que, como é um idioma mais universal, dá pra entender os cardápios, placas e informações turísticas com facilidade. Não à toa, o país virou um dos queridinhos na Europa pra quem quer fazer intercâmbio de inglês, especialmente no verão, quando o clima ajuda e o ambiente é super descontraído.