Explorar paisagens entre o sussurro dos ventos nas árvores, guiados pelo céu e a terra firme (ou às vezes nem tanto) sob nossos pés é uma experiência incrível.

Mas escolher o calçado adequado é fundamental para garantir conforto e segurança. Aqui, uma seleção e dicas dos melhores tênis para trilhas – os modelos mais robustos, resistentes e versáteis.

LEIA MAIS: Melhores botas para trilhas: calçados leves, com tração e ajustáveis
As melhores meias para trilhas: 8 modelos para você levar na mala
Roupas para trilhas no inverno: itens indispensáveis para manter-se aquecido

ÍNDICE

  1. Os melhores tênis para trilhas: como escolher?
  2. Considere o nível de dificuldade da trilha
  3. Bota ou tênis para trilhas?
  4. Tênis para trilhas em cachoeira
  5. Tênis para correr em trilha
  6. Tênis para trilhas leves
  7. Tênis para trilha impermeável

Os melhores tênis para trilhas: como escolher?

Solado: é o principal ponto de contato entre você e os diferentes terrenos de uma trilha – portanto, o responsável por gerar tração, estabilidade e conforto, além de fornecer aderência, absorção de impacto e proteção.

Suporte reforçado: os tênis para trilhas devem oferecer bom suporte para os pés e tornozelos, que vão dar estabilização para a pisada e, consequentemente, reduzir o risco de torções e lesões.

Durabilidade: falando em reforçado, melhor que seja de boa qualidade (aí entra também o fator preço) – isso porque eles enfrentam desgaste constante. Então costuras reforçadas = maior durabilidade. 

Proteção: vai para uma trilha com lama, água, pedras? Certifique-se que seu tênis tem as funcionalidades ideias para esses obstáculos. Por exemplo, nem todos os modelos vão ser à prova d’água. 

Confira o nível de dificuldade da trilha

Nível fácil

Para trilhas de nível fácil, sem muita inclinação, em terrenos assentados ou mais firmes, não é preciso de tanto preparo. É sempre bom que o tênis tenha um solado aderente e entressola leve para um melhor retorno de energia.

Nível moderado

Nas trilhas de nível moderado você vai encontrar percursos mais desafiadores, com terrenos instáveis, condições climáticas adversas e outros obstáculos. Bom que ele seja impermeável, com amortecimento e bem confortável.  

 Nível difícil

Nelas, você provavelmente encontrará condições extremas de temperaturas e de terrenos. Busque um modelo que garanta proteção impermeável, além de uma boa tração e sistema de estabilização do calcanhar.

Bota ou tênis para trilhas?

arrumando-a-mala-amazonia

Isso vai depender da trilha, nível de dificuldade, estação do ano… as botas são ideais para trilhas mais difíceis, com terrenos acidentados, pedras e lama, já que ela fornece melhor suporte para os tornozelos, consequente, mais proteção. Tênis, contudo, são mais leves e flexíveis, ideais para trilhas menos desafiadoras ou para a prática de trail running.

Os melhores tênis para trilhas: conforto, durabilidade e desempenho

Confira aqui os melhores tênis para trilhas da Columbia com materiais leves, resistentes e cheios de tecnologias únicas para deixar sua atividade ao ar livre tranquila e segura. Ao comprar pelo site, além da praticidade, você tamém pode parcelar em até 10x sem juros.

Com cupom ANNALAURA tem 10% off off!

Tênis para trilhas em cachoeira

Se a sua aventura envolve percursos em água ou cachoeira, é bom que seu tênis tenha um solado com boa aderência, inclusive para terrenos molhados, e que sequem rapidamente, para evitar bolhas e desconfortos. Os tênis anfíbio, da Columbia, são modelos com dutos que drenam a água e secam rapidamente para garantir o máximo conforto ao atravessar rios, cachoeiras e água.

LEIA MAIS: Melhores pochetes para viajar: 12 modelos para uma viagem mais prática

Tênis Columbia Feminino Trailstorm™ H20

Com entradas de ar que permitem respirabilidade, o tênis anfíbio Trail Storm é a melhor pedida para trilhas em cachoeiras. É equipado com a tecnologia Techlite™, para um bom amortecimento e a ADAPT TRAX™, tração multi-terreno, ideal para qualquer tipo de superfície, seja seca ou molhada. O modelo ainda conta com o sistema de amarração Speed Lace, para ajuste rápido.

Tênis para correr em trilha

Para trail running, é preciso considerar: tração da sola, para que tenha boa aderência, absorção de impacto e a proteção contra objetos afiados, suporte ao tornozelo e estabilidade. Por isso, avalie bem os ajustes do tênis, garantindo que ele seja confortável e que se adapte bem aos seus pés. Os modelos Columbia para essa modalidade são equipados com tecnologias como o NAVIC FIT SYSTEM™ de amarração, para ajuste perfeito, entressola TECHLITE+™, com amortecimento responsivo e estável, sola ADAPT TRAX ™, com tração para terrenos secos e molhados e garras com altura de 5 mm – além das placas flexives ESS para proteção adicional contra as rochas.

Com cupom ANNALAURA tem 10% off na Columbia

Tênis Columbia Feminino Montrail™ Trinity AG™

Para corridas de alta performance, além do solado ADAPT TRAX™ e amortecimento TECHLITE+™, conta também com a tecnologia Adaptive Guidance Pebax Plate, que garante estabilidade multidirecional e maior impulsão.

Tênis Columbia Feminino Montrail™ Trinity™ FTK

Projetado para uso intensivo, possui um maior nível de flexibilidade, dissipação de energia e durabilidade, com sola ADAPT TRAX, amortecimento TECHLITE+™, cabedal sem costura com cadarços assimétricos para suporte e ajuste, e placas flexives ESS.

Tênis Columbia Feminino Escape™ Pursuit

Leve, encaixa perfeitamente no pé, para que você percorra grandes distâncias com conforto. Recomendado para práticas de alto desempenho. Conta com todas as tecnologias já mencionadas:  solado ADAPT TRAX™, amortecimento TECHLITE+™ e mais. 

Tênis para trilhas leves

Para trilhas fáceis, você não precisa de muito. Apenas um calçado confortável, leve e, de preferência, com o mínimo de tração na sola. O calçado deve ser projetado para minimizar o peso nos pés, proporcionando agilidade e flexibilidade. Contudo, se der pra ser à prova da água, melhor (trilhas para cachoeiras, cânions e outras formações naturais costumam ter água em algum trecho).

Tênis Columbia Feminino Facet™ 75 Alpha OutDry™

Um modelo moderno, confortável e versátil, para quem busca um equipamento de qualidade para trilhas mais leves. É confeccionado com cabedal em mesh, para respiração dos pés, com sobreposições que reforçam áreas que podem sofrer mais na trilha. É impermeável, permitindo travessias em rios, garoas e vegetação molhada, entressola TechLite Plush, com bom amortecimento e absorção de impacto e borracha AdaptTrax, de alta aderência ao solo.

Tênis para trilha impermeável

Um tênis de trilha impermeável é ideal para quem planeja enfrentar percursos em condições úmidas, chuvosas, terrenos alagados ou que passem por riachos e cachoeiras. Eles são projetados para manter os pés secos, evitando desconforto e bolhas – contudo, essa impermeabilidade pode resultar em menor respirabilidade (ainda tem, mas leve isso em consideração).

Com cupom ANNALAURA tem 10% off na Columbia

tenis waterproof columbia

Tênis Columbia Feminino Crestwood™ Waterproof

Com combinação de malha, couro e uma costura reforçada, conta com a tecnologia Omni-TECH impermeável e entressola leve, com melhor retorno de energia. Para tração e estabilidade, conte com a tecnologia Omni-Grip™, que além da propriedade non-marking, que não deixa marcas nas superfícies, ainda garante aderência na pisada. Há também a versão sem ser à prova d’água. 

Tênis Columbia Feminino Trailstorm™ Waterproof

Hiker técnico desenvolvido com um estilo urbano e construções modernas em couro sintético e tecido – além da membrana impermeável e respirável para manter os pés secos e confortáveis. Entressola com tecnologia Techlite, sola de borracha Omni-Grip para tração em todos os terrenos e sistema de amarração com ajuste perfeito para segurança e estabilidade.

Tênis Columbia Feminino Peakfreak™ II Outdry™

Com peso reduzido, esse foi um tênis pensado para aventuras em ambientes com bastante água. O cabedal tem membrana impermeável e respirável OutDry™, já sola, conta com a tecnologia Adapt Trax™, o sistema de tração mais avançado da Columbia – tem também as garras posicionadas em ângulos estratégicos que ajudam na aderência em rochas e superfícies soltas.

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo