Tá na saga de escolher o melhor tênis feminino para caminhada para chamar de seu?
De fato, um calçado adequado para prática faz toda a diferença e nem estamos falando de estética; é muito sobre conforto, amortecimento e evitar possíveis dores ou desconfortos. Por isso, aqui te ajudamos com um guia prático de como escolher seu modelo e mais algumas indicações.
ÍNDICE
- Como escolher tênis para caminhada?
- Qual marca de tênis é boa para caminhada?
- Qual o melhor tênis feminino para fazer caminhada?
- Tênis para caminhada leve ou trilha: qual escolher?
- Como saber se o tênis de caminhada é confortável?
- Vale a pena investir em tênis caro para caminhar?
Como escolher tênis para caminhada?
Escolher o melhor tênis para caminhada é mais sobre sentir-se confortável do que seguir regras complicadas sobre pisadas e tecnologias. Mas aqui vão alguns pontos de atenção para não se arrepender da escolha.
Lembrando que cada pé é um pé e gostos sobre conforto são individuais, então não se deixa levar apenas por recomendações.
Conforto
O tênis precisa se encaixar bem no pé, nem apertado nem largo demais, mas permitindo um leve movimento, para não dar bolhas, e deixar que o pé respire. Por isso, se tiver a oportunidade, sempre será mais interessante experimentar o tênis antes de comprar, ver sobre esse espaço de mais ou menos 1 cm no dedão, se não pega no calcanhar…
Amortecimento
O amortecimento é outro ponto importante, já que caminhar também envolve um impacto constante nos pés, joelhos e tornozelos, por isso, recomenda-se que você compre um tênis específico para a atividade, garantindo que ele tenha uma absorção de impacto segura, protegendo todas suas articulações.
Durabilidade
A durabilidade e qualidade do material também entram na conta. Um tênis resistente, com costuras bem-feitas e solado de qualidade vão ser mais caros, mas evitam trocas constantes por outros modelos e, consequentemente, o desperdício de dinheiro. Mesh, EVA ou PU (poliuretano) são materiais interessantes.
LEIA MAIS: Melhores pochetes para viajar: 12 modelos para uma viagem mais prática
20 trilhas para fazer no Brasil pelo menos uma vez na vida
Em tempo: principalmente se você tem mais tendência a inchar, experimente o tênis no fim do dia, com os pés mais inchadinhos, para garantir que o ajuste tá ideal. Geralmente recomenda-se um número a mais do seu casual para mais conforto.
Qual marca de tênis é boa para caminhada?
Na dúvida, vale sempre investir nas marcas já conhecidas do mercado, como Asics, Nike, Adidas, Olympikus.. marcas essas que já traçaram seu caminho no segmento há muito tempo e que são sinônimo de qualidade e tecnologia.
Asics
Referência em conforto e amortecimento, com tecnologias como o GEL™, que absorve impactos e protege joelhos e tornozelos.
Olympikus
São tênis de produção nacional com bom custo-benefício, durabilidade e tecnologia de amortecimento e flexibilidade.
Adidas
Conta com tecnologias como CloudFoam e Boost, para leveza e retorno de energia, além de terem uma estética mais moderna.
New Balance
Geralmente é mais associado à corrida, mas tem boas opções pra caminhada, com muito estilo vintage e tecnologia Fresh Foam.
Outra marca conhecida mas que a gente sempre indica é a Yuool, ma marca de calçados brasileira especializada em versatilidade, sustentabilidade e conforto, que não segue tendências, sendo uma aliada minimalista e atemporal para uma vida.
LEIA MAIS: Cupom de desconto Yuool: 15% off em todo o site
Conheça os tênis Yuool, para viajar com mais conforto nos pés
Use o cupom ANNALAURA para 15% off na Yuool
Qual o melhor tênis feminino para fazer caminhada?
Um dos modelos mais confortáveis da Asics, com a tecnologia GEL para absorção de impacto e o FF BLAST PLUS ECO para leveza e retorno de energia.
Combina entressola em Boost para um amortecimento macio, com um cabedal em Primeknit que se ajusta ao pé e solado Continental™ para aderência.
New Balance Fresh Foam X 1080 V13
Esse é considerado o carro chefe da marca em relação a conforto, já que conta com a espuma Fresh Foam X, que entrega amortecimento premium e muita maciez.
Tênis Feminino Olympikus Acqua
Tem boa durabilidade e é conhecido por ser super confortável para caminhadas, além de ter um cabedal respirável e amortecimento macio e leve.
Bonito, robusto e cheio de tecnologias que garantem ajuste seguro e confortável ao pé. Solado com boa estabilidade e um retorno de energia legal.
Um tênis leve, com muita respirabilidade e versátil, com cabedal produzido com 50% algodão orgânico e 50% garrafa PET reciclada e rastreada, a entresola super macia.
Use o cupom ANNALAURA para 15% off na Yuool
Tênis Columbia Feminino Crestwood™ Waterproof
Com combinação de malha, couro e uma costura reforçada, conta com a tecnologia Omni-TECH impermeável e entressola leve, com melhor retorno de energia.
Tênis para caminhada leve ou trilha: qual escolher?
Para trilhas fáceis, você não precisa de muito. Apenas um calçado confortável, leve e, de preferência, com o mínimo de tração na sola, aí que tá o diferencial. O calçado deve ser projetado para minimizar o peso nos pés, proporcionando agilidade e flexibilidade. Se der pra ser à prova da água, melhor, já que trilhas para cachoeiras, cânions e outras formações naturais costumam ter água em algum trecho.
LEIA TAMBÉM: Os melhores tênis para trilhas: conforto, durabilidade e desempenho
As melhores meias para trilhas: 8 modelos para você levar na mala
Melhores botas para trilhas: calçados leves, com tração e ajustáveis
Como saber se o tênis de caminhada é confortável?
Em resumo, ele precisa estar bem ajustado ao pé, sem apertar e ao mesmo tempo, deixando um espaço generoso para os dedos se movimentarem lá dentro. A palmilha deve ter algum grau de amortecimento e, de preferência, toda a estrutura ter um material respirável, o que vai evitar o acúmulo de calor. Se tiver a oportunidade, experimente pessoalmente antes de comprar online, se for o caso.
Vale a pena investir em tênis caro para caminhar?
Geralmente os tênis mais caros para caminhar oferecem um certo grau a mais de durabilidade, conforto e tecnologias que podem fazer diferença se você percorre percursos mais longos ou com muita frequência porque é aquilo: às vezes o barato sai caro. Se a ideia é caminhar ocasionalmente, os modelos mais baratos de entrada podem funcionar bem.