O Brasil é um país rico em belezas naturais e oferece uma infinidade de opções para quem busca relaxamento e descanso.

Os destinos com águas termais, quentinhas a uma temperatura de aproximadamente 38ºC, são verdadeiros refúgios para quem deseja aproveitar momentos de tranquilidade e renovar as energias, com resorts, acomodações e balneários para deliciar-se nas águas com propriedade terapêuticas e reconhecidos benefícios para a saúde. Conheça aqui 8 destinos com águas termais no Brasil para relaxar e descansar.

LEIA TAMBÉM: Guia Rio Quente Parques e Resorts (GO): turismo e sustentabilidade
5 motivos para visitar o Rio Quente Resorts em junho

ÍNDICE

  1. Águas de Lindóia, São Paulo
  2. Olímpia, São Paulo
  3. São Lourenço, Minas Gerais
  4. Araxá, Minas Gerais
  5. Gravatal, Santa Catarina
  6. Rio Quente, Goiás 
  7. Caldas Novas, Goiás
  8. Mossoró, Rio Grande do Norte

Precisa de carro?

Nossa recomendação é usar a RentCars, plataforma que compara os valores das principais locadoras, com possibilidade de pagamento em cartão de crédito (em até 12 vezes) ou boleto. O interessante desta opção é que você pode analisar o preço de todas as empresas por um só site, economizando tempo, além dele sempre indicar as opções com o melhor custo-benefício.

O que são as águas termais?

As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, entre 36,5°C e 37,5°C, ou até mais altas.

Como as águas termais são aquecidas?

Pelo processo de geotermia ou vulcanização. No Brasil, a geotermia é responsável pelas nossas fontes de águas termais, nestes casos, a água da chuva penetra profundamente no solo, absorvendo calor das rochas ao longo do caminho e, à medida que se aprofunda, sua temperatura e pressão aumentam. Quando atinge um ponto em que a pressão impede que ela desça ainda mais, a água sobe e encontra fissuras no solo, originando as fontes termais. No caso da vulcanização, a presença de um vulcão ativo é responsável pelo aquecimento das águas. 

Quais os benefícios das águas termais?

Esse processo de geotermia leva anos, ou seja, a água fica um longo período em contato com as rochas subterrâneas, enriquecendo-se, de uma variedade de sais minerais, como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio, que são conhecidos por seus efeitos terapêuticos, melhorando a circulação sanguínea, reduzindo dores musculares, promovendo relaxamento e até mesmo aliviando dores crônicas, além de ajudar a tratar alergias e outras doenças da pele.

Destinos com águas termais no Brasil: Sudeste

Águas de Lindóia, São Paulo

aguas-de-lindoia

A cidade, no interior de São Paulo é famosa pelas suas fontes de águas cristalinas, com propriedades terapêuticas e medicinais indicadas para diversos tratamentos de saúde. Elas são provenientes de lençóis subterrâneos e o turismo, claro, se fomentou com essa dádiva, por isso há diversos estabelecimentos, como hotéis, pousadas e resorts, que oferecem banhos termais e tratamentos com essas águas. Além disso, no Balneário Municipal há banhos, massagens, duchas escocesas e drenagem linfática. Mas o atrativo mesmo é o Thermas Water Park, parque aquático com brinquedos e atrações de água bem quentinha.

Olímpia, São Paulo

Localizada a 430 quilômetros da Capital paulista, a cidade de Olímpia está situada sobre o Aquífero Guarani. Suas águas termais são caracterizadas pela temperatura elevada e ricas em minerais como cálcio, magnésio e enxofre, que ficam a uma temperatura média de 30°C . A principal atração na cidade é o famoso Thermas dos Laranjais, um parque aquático que utiliza as águas termais em suas piscinas e atrações, além da ampla infra, com piscinas temáticas, toboáguas, áreas de relaxamento, áreas infantis, praias artificiais, além de serviços de alimentação e entretenimento. Olímpia também abriga outros parques aquáticos e resorts que aproveitam as águas termais da região.

São Lourenço, Minas Gerais

São Lourenço, a 280 km do Rio de Janeiro e a 300km de São Paulo, configura-se como uma das principais estâncias hidrominerais do país, além de fazer parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, juntamente com outros 12 municípios. Suas águas termais são conhecidas pela temperatura elevada e uma composição rica em minerais, como enxofre, magnésio, cálcio, potássio e bicarbonato, que conferem às águas propriedades terapêuticas. O principal local onde as águas termais são aproveitadas é no Parque das Águas, com nove fontes de águas minerais e uma grande variedade de atrações como banhos terapêuticos em piscinas aquecidas, terapias e tratamentos com as águas minerais em hidromassagem, duchas e massagens. É uma ótima pedida para curtir aquele climinha de interior, somado ao friozinho típico da Serra da Mantiqueira. 

Araxá, Minas Gerais

Ali no coração de Minas Gerais, as Termas de Araxá se erguem como um oásis de renovação, onde as preocupações cotidianas se dissipam e a harmonia entra em jogo. Aliás, se não fossem as águas, Araxá não seria Araxá. Das rochas vulcânicas brotam águas naturais e terapêuticas que fluem com a promessa de renovação, relaxamento e bem-estar. E foi em meados do século 20 que a cidade no coração de Minas Gerais recebeu a ousada e luxuosa construção do Grande Hotel Termas de Araxá, com arquitetura europeia e muito inspirada nas casas de banho romanas. A obra começou em 1938 e foi concluída em 1942. As Termas se tornam, então, lugar de cura e autoconhecimento e hoje continuam funcionando como um verdadeiro spa natural, oferecendo banho na piscina emanatória, saunas, ducha escocesa, hidromassagem, banho de lama, seguido por imersão em água radioativa, massagem relaxantes e desintoxicantes e tratamentos faciais para cuidados com a pele. Os benefícios são inúmeros: o relaxamento imediato, o toque macio da pele, o metabolismo ativado, a circulação revigorada e o sistema imunológico fortalecido.

DIÁRIAS A PARTIR DE R$ 960 (RESERVE AQUI)

LEIA MAIS: Grande Hotel Termas de Araxá (MG): refúgio histórico de bem-estar e luxo
Termas de Araxá: jornadas de bem-estar e renovo em Minas Gerais
Circuito das águas em Minas Gerais: 7 destinos para conhecer

Destinos com águas termais no Brasil: Sul

Gravatal, Santa Catarina

Ao sul de Florianópolis, a 440km de Curitiba, Gravatal se destaca como um destino interiorano plural, entre a serra e o mar, e mais: com uma grande concentração de fontes de águas quentes e termais, que brotam do solo a temperaturas entre 36°C e 42°C e que abastecem quatro hotéis, o Termas, Internacional, Cabanas e Termas do Lago. É um destino completo para uns dias de descanso perto da natureza. As piscinas com a água termal estão localizadas no bairro de Termas de Gravatal. Ali foi encontrada a fonte principal, hoje localizada no hotel Termas. Mesmo se o turista optar por se hospedar em um hotel que não tenha as piscinas na propriedade, ele terá acesso às águas – seja por meio de parcerias com outros hotéis, ou pelo parque aquático público. O EcoPark é outro ponto de destaque, um projeto ecológico voltado para a sustentabilidade e a preservação ambiental com atividades voltadas ao bem-estar, artes, saúde e boas práticas. Laguna está a 45 km dali, e a Serra do Rio do Rastro a 65km.

Destinos com águas termais no Brasil: Centro-Oeste

Rio Quente, Goiás 

Sabe aquela viagem onde precisa agradar os mais velhos, adultos, adolescentes e crianças? Então, no Rio Quente Parques e Resorts você encontra o melhor de todos os mundos. É pisar no emancipado município de Rio Quente que você é automaticamente transportado para um oásis tropical de águas termais e beleza deslumbrante. Imagine só: mergulhar em águas cristalinas e revitalizantes a 37,5ªC em um parque aberto 24 horas por dia, depois dar um pulinho no Hot Park e curtir um dos maiores e melhores parques aquáticos do Brasil (e o único com águas naturalmente quentes), e acabar o dia relaxando em uma das acomodações do complexo, com comida boa, infra completa e uma porção de outras atividades rotativas? Para quem chega de outra cidade, os aeroportos mais próximos são o de Caldas Novas, a cerca de 30 quilômetros, e o de Goiânia, a 180 quilômetros. 

São cinco opções de hospedagem dentro do complexo do Rio Quente Parques e Resorts. Nessas acomodações, há a comodidade de trabalharem com o regime de meia pensão, além do acesso ilimitado tanto ao Parque das Fontes, quanto ao Hot Park.

Caldas Novas, Goiás

A cidade vizinha do Rio Quente, Caldas Novas, é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo. Suas águas termais são provenientes do aquífero Guarani, que possui uma grande reserva de águas quentes subterrâneas, com temperaturas que variam entre 30°C e 57°C, sendo ricas em minerais, como cálcio, magnésio e enxofre. Para quem curte diversão em família, além do Hot Park, há também o Di Roma Acqua Park, com piscinas para todos os gostos e algumas atrações mais radicais. Para quem procura um parque mais tranquilo e com menos gente, uma boa alternativa pode ser o Náutico Praia Clube.

Destinos com águas termais no Brasil: Nordeste

Mossoró, Rio Grande do Norte

Mossoró é uma cidadezinha no estado do Rio Grande do Norte conhecida como a “Terra do Sol” e famosa por suas altas temperaturas, além de abrigar o segundo maior polo de exploração terrestre de petróleo e gás natural do país. Mossoró também é um destino único para quem busca relaxar e aproveitar as águas termais do do Hotel Thermas. Por lá, espere piscinas de águas termais, banheiras de hidromassagem, saunas e uma ampla estrutura de lazer, incluindo quadras esportivas, playground e área para caminhadas.

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo