Majestosas e imponentes, as montanhas têm cativado a humanidade por séculos. Além de sua beleza natural, essas formações geológicas escondem uma série de curiosidades fascinantes que vão desde alturas estonteantes, até a manutenção de culturas. 

Confira aqui 18 curiosidades sobre as montanhas do mundo e tudo que se esconde por trás de suas elevadas altitudes. 

LEIA TAMBÉM: Curiosidades sobre o Oriente Médio: 50 fatos sobre a região culturalmente rica
Curiosidades sobre o Sudeste Asiático: 45 fatos fascinantes sobre a região
Curiosidades América do Sul: 49 fatos interessantes sobre o continente
Curiosidades sobre o mundo: veja um FAQ completo com 32 fatos interessantes

18 curiosidades sobre as montanhas do mundo 

A expedição é demorada e, por se tratar de lugares longínquos, espera-se que o trajeto não seja fácil. Não sendo profissional, espera-se que opte por explorações menos perigosas e que, por vezes, oferecem até traslado. Isso tudo pode durar horas, nas quais você pode aproveitar para descansar tirando uma soneca ou mesmo acessando sites de cassino para passar o tempo. O importante é que não se desgaste, afinal, o oxigênio no pico das montanhas costuma ser rarefeito, então toda a disposição reservada será bem aproveitada.

  • Montanhas são, por definição, grandes conglomerados formados por sobreposições de relevos que se apresentam de forma íngreme e imponente.
  • Todas as maiores montanhas do planeta já foram exploradas pelo homem, sendo as maiores delas listadas com quase 9 mil metros de altura.

O Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia, é a montanha mais alta do mundo, com uma altitude de 8.848 metros acima do nível do mar. Foi escalado pela primeira vez no ano de 1953.

  • Em seguida, a K2, entre a China e o Paquistão, existe seus exuberantes 8 611 metros, sendo que foi escalada pela primeira vez apenas um ano depois do Everest. 
  • Apesar de se encontrar montanhas por todo o globo, as maiores concentrações estão no Nepal e na Bolívia. São nesses dois países que se encontram grandes cordilheiras. 

No Butão, o Monte Ganghar Puensum, a montanha mais alta do Butão é, segundo a maioria das fontes, a mais alta jamais escalada até ao topo.

  • É muito comum sentir tontura e falta de ar ao explorar uma montanha. Isso porque à medida que se sobe uma montanha, o peso que o ar exerce sobre o corpo é diminuído, fazendo com que o oxigênio fique mais escasso, ou seja, fica muito mais difícil respirar.
  • Marte tem a montanha mais alta do sistema solar. O Monte Olympus é a maior montanha conhecida, com cerca de 27 quilômetros de altura.
  • A Lua também tem suas próprias montanhas impressionantes. A Montanha da Lua (Montes Alpes) é uma das maiores, com altitudes que podem chegar a 4.200 metros.

A maior parte das cadeias de montanhas na Terra está submersa sob os oceanos, como a cordilheira Mesoatlântica no Oceano Atlântico.

  • As montanhas frequentemente abrigam uma grande diversidade de vida devido à variação de altitude e climas. Elas são conhecidas por abrigar muitas espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas nessas áreas.
  • Muitas comunidades dependem das montanhas para sua subsistência. Isso porque elas são fontes de recursos naturais valiosos, como água, minerais, madeira e pastagens para o gado. 
  • Elas também desempenham um papel importante na regulação do clima, podendo afetar nos padrões de vento, precipitação e até mesmo o clima local, criando microclimas únicos em suas encostas.

– A Cordilheira dos Andes, na América do Sul, é a cordilheira mais longa do mundo, se estendendo por aproximadamente 7.000 quilômetros ao longo da costa oeste do continente sul-americano.

Algumas das montanhas mais antigas do mundo estão localizadas na região dos Montes Apalaches, nos Estados Unidos, com uma idade estimada de cerca de 480 milhões a 1,3 bilhão de anos.

  • Montanha chilena Ojos del Salado — a montanha mais alta (pouco menos de 7 quilômetros) do mundo, se você contar do pé ao topo. É também um vulcão ativo.

A Montanha Annapurna, que faz parte da cordilheira do Himalaia no Nepal, é conhecida por ser uma das montanhas mais perigosas do mundo para alpinistas, tendo uma das taxas de mortalidade mais altas entre todas as montanhas de 8.000 metros, podendo chegar a mais de 30%.

  • Muitas montanhas são de origem vulcânica. O Monte Fuji, no Japão, é um exemplo icônico de uma montanha vulcânica que ainda é considerada ativa.

Pietra Palma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário

voltar ao topo