A natureza é um presente em Crystal River, um dos lugarzinhos mais especiais da Flórida

(e o preferido do Carpe Mundi em todo o estado!).

A Flórida é o lugar com o maior número de springs, nascentes de águas azuis, no mundo (o estado está em cima de um enorme aquífero), e, em Crystal River, estão as mais queridinhas delas, como a Three Sisters Springs. Capital mundial dos manatees, os peixes-boi, o destino de ecoturismo proporciona uma experiência de interação com a natureza inesquecível – é o único santuário onde mergulhar com eles é legalmente permitido, sendo obrigatório o uso da roupa de mergulho para realizar a atividade, que, quanto mais calminha e natural, melhor para atrair mais manatees. O Plantation Adventure Center é quem comanda a aventura, desde US$ 35 com o snorkel e a wet suit incluída. Melhor partir de manhã cedinho, no tour das 6h, quando há mais chance de ver os peixes-boi.

crystal-river-three-sisters-springs

Você nada com os dóceis mamíferos aquáticos nos olhos d’água mais cristalinos da vida, que ficam ainda mais especiais quando raios de sol refletem perfeitamente no azul-turquesa do cenário, que é emoldurado pela linda mata tropical típica do sul dos EUA. É no inverno, entre novembro e março, que a atividade é favorecida, quando os animais buscam a temperatura mais agradável e constante das springs (sempre na casa dos 20 graus) em vez do frio do mar do Golfo do México. Em alguns dias, centenas de peixes-boi chegam a se reunir, um bem colado na outro, pra se aquecer – é doido de ver! E, mesmo que a estação ou o dia não estiverem para manatees, vale o mergulho mesmo assim: você ainda tem a chance de desfrutar dessas fontes de águas lindíssimas, certamente entre as mais transparentes que você vai conhecer. E também de ver tartarugas, inúmeras espécies de peixes, e, vez ou outra, golfinhos.

ROTEIRO COMPLETO FLÓRIDA LADO B: LEIA MAIS AQUI

plantation-on-crystal-river-resort

plantation-on-crystal-river

Para vivenciar a experiência da melhor forma possível, no eco-friendly Plantation on Crystal River (diárias desde US$ 125, RESERVE AQUI!) você se hospeda literalmente do lado das springs e conta com todo o conforto do hotel, seu restaurante West 82 Grill, spa, lazer com campo de golfe, bikes e atividades aquáticas. E tem toda a estrutura ao ladinho do mesmo rio que dá na Three Sisters Springs (mas, só lembrando, nessa porção de água com tom bem mais turvo).

Outro jeito de conhecer as três nascentes é pela passarela de madeira que circunda-as, de onde você tem a dimensão de como o lugar é especial (mas, delas, não pode entrar na água).

Do ladinho de Crystal River, a 40 minutos dali, Weeki Wachee é uma spring com parque aquático onde seu show de sereias embaixo da água é uma alternativa super divertida para as crianças além da Disney.

E, pra quem gosta dos esportes aquáticos, dá pra remar no stand up paddle, no caiaque, nadar e contemplar o azul da água igualmente clarinha do Weeki Wachee River por até duas horas no percurso do rio entre a rica vegetação ao redor. É um programa de dia todo pra se deslumbrar na natureza maravilhosa da Flórida.

weeki-wache-crystal-river

Crystal River e Weeki Wachee

Ambos os lugares, que são tesouros naturais, ainda são pouco conhecidos, e, menos ainda entre brasileiros, o que torna-os perfeitos para uma esticada em busca de aventuras pelo estado na sua próxima viagem à Flórida. E, 1h30 ao leste, você já está de volta à Orlando pronto pra seguir seus dias pelos parques, mas com experiências totalmente novas, inigualáveis e muitíssimo especiais agregadas às lembranças das férias.

weekiwachespring

*O Carpe Mundi viajou à Florida a convite do Visit Florida. O conteúdo do post reflete apenas a opinião da autora.

Anna Laura

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi registra o mundo com sua Nikon desde que se entende por gente - e hoje cultiva um feed milimetricamente pensado. Passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo e, depois de uma temporada em Paris, resolveu ser viajante full time: você pode encontrá-la por aí, cobrindo paraísos tropicais.

Deixe seu comentário

voltar ao topo