como ir para bonito ms

Como ir para Bonito (MS): dicas práticas de como chegar no destino de ecoturismo

COMO IR PARA BONITO

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro aquário natural a céu aberto. 

O destino é um dos mais incríveis do ecoturismo brasileiro – rios cristalinos, grutas de azul hipnótico, cachoeiras e trilhas cercadas de mata nativa. Antes, chegar até Bonito exigia um pouco mais de tempo e planejamento, mas agora o trajeto ficou bem mais simples, já que a LATAM passou a operar voos diretos entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e Bonito. Confira abaixo como chegar no local e dicas práticas de locomoção!

ÍNDICE:

  1. Como ir para Bonito: guia completo
  2. Como ir para Bonito de avião?
  3. Como ir para Bonito de carro?
  4. Qual é a melhor forma de ir para Bonito?
  5. Quanto tempo ficar em Bonito?
  6. Como circular em Bonito?

Como ir para Bonito: guia completo

Bonito é, de fato, um dos destinos naturais mais impressionantes do Brasil. Localizado no Sudoeste do Mato Grosso do Sul, o município fica a cerca de 300 km da capital Campo Grande e se consolidou como uma das principais portas de entrada para o ecoturismo no país. Chegar até lá é simples, especialmente com as novas rotas aéreas que encurtam o caminho e tornam a viagem muito mais prática. Veja mais abaixo:

Como ir para Bonito de avião?

A forma mais fácil e confortável de chegar é voando direto para o Aeroporto Regional de Bonito (BYO), localizado a apenas 15 km do centro – um trajeto de cerca de 15 minutos até a cidade. O terminal é pequeno, mas funcional, e garante muito mais comodidade a quem quer aproveitar o destino sem longas horas de estrada.

COMO IR PARA BONITO MS: GUIA COMPLETO

Recentemente, a LATAM passou a operar voos diretos do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o maior do Brasil e principal ponto de conexões nacionais e internacionais, até Bonito. O trajeto leva cerca de 1h50 e é operado duas vezes por semana: com ida às quartas e sábados, e voo de retorno aos sábados e quartas, respectivamente. Isso facilita muito o acesso à região, especialmente para quem vem de outras partes do país ou do exterior, e reforça a presença de Bonito nas principais rotas turísticas do Brasil, além de impulsionar o turismo de natureza. Vale lembrar que o município está em fuso horário -1h em relação a Brasília, o que pode influenciar na hora de organizar conexões e passeios. 

Além da LATAM, o aeroporto também recebe voos regulares da GOL, partindo de Congonhas, em São Paulo, e da AZUL, com saídas de Campinas e Corumbá – todas com conexões fáceis a partir de outras cidades brasileiras.

LEIA MAIS: 8 destinos de ecoturismo no Brasil entre dunas, rios, cachoeiras e florestas

Outra alternativa, porém mais demorada, é desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR). Embora o terminal não seja muito grande, ele oferece boa estrutura e costuma ter mais opções e tarifas aéreas vantajosas. De lá, é preciso seguir viagem por cerca de 4h de estrada até Bonito, em um percurso de 255 a 300 km, dependendo da rota escolhida: 

COMO IR PARA BONITO MS: GUIA COMPLETO

Como ir para Bonito de carro?

Para os amantes de roadtrips, o trajeto entre Campo Grande e Bonito pode ser feito por dois caminhos principais: pela BR-060/419, com uns 300 km, ou pela MS-345 via BR-262, com aproximadamente 255 km. O tempo de viagem é praticamente o mesmo, cerca de 4h, e as estradas são boas, mas vale lembrar que tem poucos postos no caminho, então é bom sair com o tanque cheio. Dirigir até Bonito é uma ótima pedida pra quem vai em grupo, quer curtir o caminho com calma ou pretende estender a viagem até o Pantanal Sul. Além disso, ter um carro por lá ajuda: vários passeios ficam em fazendas mais afastadas e o transporte próprio dá liberdade pra montar seu ritmo (e economizar um pouco também, já que os passeios não são baratos).

De São Paulo, são cerca de 1 000 km até Bonito, o que dá em torno de 12h a 14h de estrada, passando por cidades como Bauru, Marília e Presidente Prudente, até Campo Grande, e mais 4h até Bonito. Do Rio de Janeiro, a viagem é mais longa, quase 1 400 km, passando por Belo Horizonte e Uberaba, com chegada em Bonito após 16h a 18h de viagem.

Afinal, qual é a melhor forma de ir para Bonito?

Embora seja possível ir de carro, a viagem até Bonito é longa e pode levar mais de 12h na estrada – nem sempre compensa. A forma mais fácil (e mais prática) de chegar a Bonito é de avião. Os voos diretos da LATAM saindo de Guarulhos são a melhor opção – em menos de 2h você chega ao destino e já pode começar a explorar as principais atrações.

LEIA MAIS: Como explorar Bonito, o melhor destino de ecoturismo do Brasil
Roteiro completo unindo Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres

Quanto tempo ficar em Bonito?

Pra fazer todos os passeios com calma, uma semana é o ideal. Com menos tempo, priorize os essenciais, como a Gruta do Lago Azul, cartão-postal do destino; o Rio da Prata, flutuação mais famosa; a cachoeira da Boca da Onça, maior do estado, ou as cachoeiras da Estância Mimosa; a Lagoa Misteriosa, com impressionante visibilidade de até 50 metros; e o Abismo Anhumas, caverna submersa onde rola descida de rapel e mergulho com cilindro.

COMO IR PARA BONITO MS: GUIA COMPLETO

Como circular em Bonito?

As atrações ficam distantes do centro, nas fazendas. Você pode alugar um carro pra ir e vir com mais liberdade (se o orçamento permitir é a melhor opção), optar por passeios já com transporte (que são mais caros) ou pegar transfers compartilhados até os locais dos tours com empresas como a Águas Turismo.

LEIA MAIS: Day use em Bonito (MS): hotéis e passeios para aproveitar o destino de ecoturismo

Passeios em Bonito:

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Maria Eduarda Paiva
@ddudapaiva_

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário aqui!