Entre grandes arranha-céus, o agito que é difícil de desassociar e o estresse típico de um grande centro urbano, às vezes tudo o que a mente e o corpo pedem é um pouco de contato com a natureza.
Mas antes de sair e montar sua barraca por aí, é fundamental saber onde acampar em São Paulo de forma legal e segura. Por isso, selecionamos aqui campings que realmente valem a visita para você aproveitar com tranquilidade.
ÍNDICE
- É permitido acampar em qualquer lugar?
- Quais são os lugares legais para acampar em São Paulo?
- O que levar para acampar?
- Qual o valor da diária do camping?
- Onde acabar em São Paulo
É permitido acampar em qualquer lugar?
Não, o camping no Brasil está sujeito a regras e regulamentos estabelecidos pela legislação e tudo mais, para garantir não só a preservação do meio ambiente e respeito às áreas naturais, como também a segurança dos campistas. Por isso que, geralmente, só é permitido acampar em áreas autorizadas, como campings estruturados, propriedades privadas com consentimento do dono ou espaços específicos dentro de parques. Então por mais que seja muito tentador, montar barraca em praias, praças ou outros terrenos públicos sem autorização pode gerar multa, apreensão de equipamentos e até implicações legais.
Em tempo: principalmente para iniciantes, a indicação é optar sempre por um camping com boa estrutura para ter uma experiência com mais segurança e conforto com acesso a banheiros, água potável e, por vezes, até energia elétrica que pode te salvar de muitos perrengues.
Quais são os lugares legais para acampar em São Paulo?
São Paulo é muito diversa em paisagens, com opções que vão da serra a cidades litorâneas perto de praias bem paradisíacas. Entre os destinos mais procurados estão: cidadelas no interior como Joanópolis, Piracaia e Socorro, e no Litoral Norte, Ubatuba e Ilhabela.
O que levar para acampar?
A lista vai depender do tipo de camping escolhido. No geral, é essencial levar barraca, colchão inflável, saco de dormir, lanterna, kit de primeiros socorros, roupas, repelente, protetor solar, itens de higiene pessoal e utensílios para preparo de alimentos, se necessário.. Em campings estruturados, você provavelmente vai encontrar áreas de churrasqueira e tomadas, mas é sempre bom confirmar antes para não ser pego de surpresa.
LEIA TAMBÉM: A lista completa para acampar: 40 itens aventureiros essenciais
Glamping no Brasil: 21 campings de luxo para acampar com conforto
Barraca tipo túnel projetada para duas pessoas, que combina resistência, conforto e atemporalidade, que é marca registrada da Fjall. A área da frente é ampla e protegida, feita em tecido TripleRip, ideal para guardar equipamentos, malas e até cozinhar. A montagem é prática, com a parte interna já acoplada ao sobreteto e varetas com fácil encaixe, além de opção para varetas duplas em casos de condições extremas. A ventilação é eficiente, as portas podem ficar semi abertas sem risco, e o interior conta com bolsos, varal e entrada lateral. É livre de PVC e PFAS.
A Lite 1 é uma barraca solo, com ótimo espaço interno com boa altura para a cabeça e liberdade para os pés, além de espaço suficiente para mochila e equipamentos. O sobreteto é feito com o novo poliamida de alta performance da Fjällräven, e a ventilação é excelente, com três aberturas estrategicamente posicionadas, que podem ser completamente fechadas em caso de mau tempo. Em dias quentes, a porta do sobreteto pode ser enrolada até a metade e fixada com um sistema auto-lock. Dentro há bolsos em mesh e varal embutido, para otimizar a organização
Na Fjällräven, todos os produtos servem a um propósito: que permaneçam funcionais e relevantes ano após ano, não rendendo-se a tendências de curto prazo, reduzindo desperdício e consumo e aumentando a vida útil de cada peça, além de ter produtos confeccionados com materiais de alta qualidade, com design atemporal e funcional, de estética chique escandinava, sempre pensados para terem uma boa funcionalidade, com bolsos bem posicionados, ajustes personalizáveis e reforços. Use o cupom ANNALAURA no site da Fjällräven e ganhe desconto na sua compra.
Para complementar a experiência, o saco de dormir da Fjallraven é técnico e sintético para três estações, que oferece aquecimento com leveza e formato flexível. Seu enchimento em Supreme Microloft, mantém o corpo aquecido mesmo no tempo úmido, sendo a parte da cabeça e o espaço para os pés amplo.
Para todas as temperaturas e ocasiões, a High Coast Wind é leve, impermeável e muito compacta; pode ser, inclusive, embalada no seu próprio bolso para não ocupar espaço. É confeccionada em poliamida e algodão e um tecido resistente à água. Tem capuz ajustável e bolsos.
Também conhecido como lancheira, tem enchimento em espuma que dá forma e isola bem o contepudo, permitindo que você mantenha seus lanches e bebidas sempre frescos, sejam eles quentes ou frios. Cabe em um Kånken Mini ou lateralmente em um Kånken regular.
Use o cupom ANNALAURA para 10% off na Fjällräven
VEJA TAMBÉM: Melhores pochetes para viajar: 12 modelos para uma viagem mais prática
15 itens sustentáveis para viajantes conscientes em salvar o planeta
Qual o valor da diária do camping?
Depende. O valor varia bastante conforme a infraestrutura do camping, localização e até época do ano. Para se ter uma média, para acampar em São Paulo você vai encontrar diárias de a partir de R$ 40 para áreas mais simples, até R$150 para aqueles mais robustos, com estrutura de resort, como piscina, restaurantes e tudo mais.
Onde acampar em São Paulo
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
FamilyCamp, Suzano
O FamilyCamp fica a mais ou menos uma hora da capital, no município de Suzano e ao lado do parque aquático Magic City. É mais que um camping tradicional; está dentro de uma chácara, em plena sintonia com a natureza, com áreas comuns de chalés, mas também estrutura para quem quer acampar com menos rusticidade. O smartcamp, por exemplo, é uma cabaninha em madeira para curtir sozinho ou a 2, com luz, tomadas e colchão. O Chalet em 12m2, com fechamento em estilo cabana, janela, luz, tomadas e colchões. A Tipi tem estilo de cabana indígena americana, enquanto o barril tem outro formato compacto e mais inovador. Mas, sim, para quem tem sua própria barraca, há também a área de camping tradicional. Além de tudo isso, há estrutura de banheiros compartilhados com espaços para banhos individuais, salão com mini mercado, geladeira e microondas, fogueira/churrasqueiras, playground e lockers, wifi e estacionamento.
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Camping Vila Del Rei, Piracaia
Às margens da Represa do Jaguari em Piracaia, o Vila Del Rei desponta com uma área de mais de 60 mil m2 com infra de mais de 60 pontos de energia para barracas de teto ou chão, área exclusiva para motor homes e trailers com água, luz e esgoto individuais, cozinha compartilhada equipada, banheiro com água quente, além dos espaços de lazer com redário, churrasqueiras, rampa de acesso a represa e locação de caiaques. A vista é serena e calma para as águas.
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Campotel Voador Brasil, Atibaia
O Voador se intitula um campotel: um misto de camping, campo e hotel, localizado no Monumento Estadual da Pedra Grande, em Atibaia, cercados de mais de 650 mil metros quadrados de Mata Atlântica. São seis opções de hospedagem: trailers, tenda sino, tenda do bosque, tenda lunar, cabanas e barracas bangalôs, todas equipadas para mais conforto e sem perrengues, mas sem abrir mão da experiência. Principalmente e, especialmente, pensado para famílias.
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Camping Zé Roque, Joanópolis
Joanópolis é a epítome da cidade interiorana de São Paulo, assim como o Camping Zé Roque. Por ali o climinha é pacato, bem relax. A área de camping é ampla, plana e em harmonia com a natureza. Se gosta de dormir ouvindo o som da água correndo, pode ficar na beira do rio que se forma da cachoeira. O espaço é seguro e completo, com banheiros, chuveiros, pontos de energia e áreas de convivência com cozinha comunitária, piscina aquecida e restaurante pertinho pra quem não quer se preocupar com a comida.
VEJA MAIS: Onde ficar em Joanópolis (SP): 11 casas, pousadas e hotéis selecionados a dedo
O que fazer em Joanópolis (SP): cachoeiras, trilhas e paisagens incríveis
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Fazenda das Pedras, Itu
Uma opçãp em Itu é a Fazenda das Pedras. Além dos chalés, são 20 mil m2 de área verde que podem abrigar barracas de todos os portes. A infraestrutura vai de piscina aquecida com borda infinita de onde é possível assistir ao sol se pôr, até toboáguas, quadra de areia, mini fazendinha, tirolesa, quiosques e outras áreas comuns para churrasco, por exemplo. Para quem vai de barraca, todos os postes têm iluminação e tomadas 220v e os banheiros são bem cuidados. Há opção de café da manhã no estilo self service, almoço e à noite você encontra lanches, sopas e pizzas.
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Camping Cantão, Guarujá
No Guarujá, entre as árvores da paradisíaca Prainha Branca, o Camping Cantão faz história há pelo menos 30 anos. Ele é famoso, mas mantém suas origens roots, onde o simples e rústico reinam. O acesso ao camping ocorre somente por trilha ou barco, não há acesso por estrada, o que contribuí ainda mais para sua preservação. O ponto alto dali é que, se você ainda não quer investir em uma barraca, eles possuem a estrutura completa pra aluguel, pra ninguém deixar de vivenciar o campismo. E, se quer mais conforto, tem ainda o quarto ecológico.
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Camping AABB, Avaré
Em uma porção da Represa de Jurumirim, a maior do estado de São Paulo, com cerca de 3 200 km de contorno, o Camping AABB é, além de uma associação do Banco do Brasil, um espaço de acampamento para também não-sócios. Lá, o espaço é amplo, para acomodar sua barraca e carro com bastante privacidade, e em um trecho de praia com bastante areia e águas super calmas e cristalinas. No valor da diária, que é cobrada por pessoa, está incluso o uso da piscina, quadras e toda uma estrutura de brinquedos para crianças, banheiros e quiosques com pias. Há também um restaurante que serve refeições, bebidas e petiscos.
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Camping Park dos Lagos, Socorro
Com mais de 85 mil m² de natureza preservada, a área de camping do Park dos Lagos é plana, tranquila, ampla e completa, com loja de conveniência, espaço para fogueiras e boa estrutura de eletricidade. Para os amantes de pesca, são cinco lagos próprios para pesca esportiva integrados ao ambiente natural. Além disso, são 3 piscinas, playground com tirolesa e muito espaço verde pra desconectar de verdade, mesmo estando próximo às principais atrações de Socorro.
LEIA MAIS: Hospedagem em Socorro (SP): 5 opções certeiras de pousadas e hotéis
O que fazer em Socorro (SP): 10 programas de aventura pra não perder
ONDE ACAMPAR EM SÃO PAULO
Itamambuca Eco Resort, Ubatuba
No Itamambuca Eco Resort, a ideia é curtir a sensação de campismo, mas com toda a infraestrutura de resort, pra quem busca conforto e serviços como restaurante e piscina, sem abrir mão da barraca. Nesse espaço de camping a sombra vem das árvores e a vista é pra praia, que fica a uma pequena caminhada dali. Há também espaço para lavar a louça e roupa, além dos banheiros e toda a área de lazer como restaurantes, centro náutico, brinquedoteca, boutique, piscinas, quiosques com churrasqueira e muito mais.