Minas Gerais é quase um universo à parte quando o assunto é serra.
São mais de 200 catalogadas, com paisagens que vão de picos a campos rupestres, cachoeiras e vilarejos coloniais que exalam o charme mineiro. Aqui, reunimos as melhores serras em Minas Gerais para você entender melhor cada uma e planejar sua próxima viagem.
ÍNDICE
- O que são as Serras?
- Quais são as serras em Minas Gerais?
- Qual a serra mais bonita de MG?
- Qual a serra mais alta de Minas Gerais?
- Serras em Minas Gerais para você conhecer
O que são as Serras?
Uma serra, por definição, é caracterizada por um conjunto de montanhas com fortes desníveis, muitos picos e um relevo repleto de paredões, vales e mirantes que atravessam cidades e vilarejos charmosos, criando cenários perfeitos para o ecoturismo.
LEIA TAMBÉM: Cabanas em Minas Gerais: 27 refúgios para fugir da agitação da cidade
22 Airbnbs em Minas Gerais e mais casas de aluguel na Holmy
8 viagens certeiras de ecoturismo em Minas Gerais com cachoeiras

Quais são as serras em Minas Gerais?
Minas Gerais é um estado cheio delas, estima-se, inclusive, mais de 200 serras catalogadas, cada qual com suas características, das grandes cadeias que abrangem diversas cidades, até as formações menores, que moldam vales e rotas históricas.
Qual a serra mais bonita de MG?

Depende de quem diz. Mas entre as mais famosas pela beleza estão a Serra do Cipó, com cachoeiras enormes, cânions e estradas panorâmicas, a Serra da Canastra, com trilhas, mirantes, cachoeiras, lagos e represas e, claro, a Serra da Mantiqueira, com aquela beleza clássica de montanhas, climinha frio e vilarejos charmosos que conquistam especialmente os casais.
Qual a serra mais alta de Minas Gerais?

A serra mais alta de Minas Gerais é a Serra do Caparaó, que acomoda o famoso Pico da Bandeira, com cerca de 2 890 metros, o ponto mais alto do estado e um dos mais altos no Brasil. Mas vale destacar que a Serra da Mantiqueira ganha em quantidade, com uma porção de picos que passam a casa dos 2 700 metros.
Serras em Minas Gerais para você conhecer
Serra da Mantiqueira

Com mais de 500 km de cadeias montanhosas, a Serra da Mantiqueira alcança cidades desde o Sul de Minas Gerais até São Paulo e Rio de Janeiro. Minas, claro, se destaca, por abrigar mais de 60% dos principais destinos, contra 30% de São Paulo e 10% no Rio. Ali, você encontrará cidades de clima frio, pousadas charmosas, montanhas que beiram os 3 mil metros e trilhas com mirantes marcantes, como Monte Verde, Gonçalves, Aiuruoca, Extrema, Passa Quatro e São Bento do Sapucaí. Além, de, claro, suas diversas áreas de conservação e parques, entre eles parte do Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Estadual do Papagaio e o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
LEIA TAMBÉM: 29 Airbnbs para curtir o friozinho na Serra da Mantiqueira (SP e MG)
14 cidades da Serra da Mantiqueira para curtir o clima serrano em MG, SP e RJ
ONDE SE HOSPEDAR NA SERRA DA MANTIQUEIRA

A cabana está em um dos pontos mais estratégicos do terreno, com uma vista incrível e, muitas vezes, acima das nuvens. Sua aparência 100% clean cria a sensação dos alpinistas ao subir a montanha mais famosa do mundo. Por lá, conte com sala com lareira, fire pit, churrasqueira, espaço para home office e um deck aconchegante com balanços para descansar. Além disso, possui uma banheira de imersão e cozinha integrada.

Exclusiva para curtir a dois e desenvolvida por meio de uma construção sustentável, o refúgio do horizonte conta com um super design e arquitetura romântica: possui uma claraboia de vidro no teto do quarto e janelas enormes na frente e na lateral que dão um charme ao local. Aproveite para apreciar uma vista do horizonte de Gonçalves e curtir a churrasqueira, o delicioso ofurô, jardim, chuveiro externo e a cachoeira e o mirante.

Com muita privacidade e natureza, prepare-se para ser levado para uma imersão instantânea às ilhas gregas, com sua arquitetura minimalista e toques rústicos do Mediterrâneo, com uma vista belíssima para a Serra da Mantiqueira. A casa abriga até quatro pessoas e possui dois quartos, cozinha, sala e uma área gourmet com fogão a lenha e mesa para home-office. Na área externa, conte com jardim e churrasqueira.
Serra do Cipó
A Serra do Cipó é uma das mais visitadas de Minas Gerais. A apenas 100km de Belo Horizonte, é um destino fácil, acessível e com boa estrutura turística, que vai de um parque perfeito para ecoturismo, o Parque Nacional da Serra do Cipó, à pousadas e casinhas perfeitas para descansar com a vista das montanhas. O parque é a grande atração, com campos rupestres, cachoeira, inclusive, a mais alta de Minas, a Cachoeira do Tabuleiro, trilhas clássicas e para todos os níveis e, de quebra, uma cidadela bem gostosa, a Vila do Cipó, que é a porta de entrada do parque, e concentra pousadas charmosas e restaurantes pra se esbaldar nas delícias mineiras.

Serra da Canastra

A Serra da Canastra é lar do Parque Nacional da Serra da Canastra, criado para proteger a nascente do rio São Francisco e guardar algumas das paisagens mais impactantes do estado. O grande ícone ali é a Cachoeira Casca d’Anta, com mais de 180 metros de queda. Fora do parque, a região ainda reserva outras belezas como a Cachoeira do Fundão, a Cachoeira do Cerradão e o Complexo do Capão Forro, com várias quedas acessadas por trilhas. As bases para explorar tudo isso são as cidades de São Roque de Minas e Vargem Bonita, ótimas para dividir a estadia e conhecer produtores do tradicional queijo Canastra.
Curiosidade: as águas represadas entre as formações rochosas da Serra da Canastra deram origem ao canyon de Furnas, na cidade de Capitólio.
VEJA MAIS: Pousadas na Serra da Canastra: 18 opções de hospedagem cheias de charme
Miniguia de Capitólio e Escarpas do Lago (MG), um programão para feriados
ONDE SE HOSPEDAR NA SERRA DA CANASTRA

A Casita Branca é super charmosa, aconchegante e exclusiva. Por lá, a luz natural entra e ilumina todos os cantos que, por sua vez, estão dispostos num conceito integrado, com cama, ar condicionado, cortinas blackout e Smart TV. A cozinha é compacta, mas bem equipada. A área externa completa a experiência com uma piscina e vista panorâmica.

A Canastra Vibes é uma experiência de hospedagem mais roots e intimista, mas sem perder o charme da Serra da Canastra. A vista é pra cachoeira Casca D’Anta e a cabana conta com ofurô externo e todas as comodidades. Como não tem alimentação inclusa, e com localização mais afastada, esteja preparado para levar suas comidas para preparar.

A Pousada Noah está a 20km do Canyon de Furnas e possui instalações novíssimas, serviço completo, piscina aquecida e acesso exclusivo ao lago, que pode ser explorado de caiaque e stand up paddle mediante agendamento prévio. A estrutura da acomodação em si lembra uma casa de campo das mais charmosas e com espaço e privacidade para todos.

Serra do Ibitipoca
A Serra do Ibitipoca tem relevo, biodiversidade e identidade própria, mas, ao mesmo tempo, funciona como um braço da Serra da Mantiqueira. É uma das regiões mais cênicas de Minas, protegida pelo Parque Estadual do Ibitipoca, que reúne cerca de 1 400 hectares de Mata Atlântica e campos rupestres em altitudes que chegam a quase 1 800 metros, piscinas naturais, cachoeiras, grutas e que nunca fica cheio porque tem limite diária de visitantes. Na base da serra, o vilarejo de Conceição do Ibitipoca dá o climinha perfeito com pousadas charmosas, restaurantes caseiros, café passado na hora e aquela vibe de montanha.
VEJA TAMBÉM: O que fazer em Ibitipoca (MG), com dicas de pousadas e restaurantes
Pousadas em Ibitipoca: as 9 acomodações mais charmosas e aconchegantes
Melhores cabanas em Ibitipoca (MG): 10 casas para relaxar no Sul de Minas
Serra do Lopo
A Serra do Lopo fica no Sul de Minas e, por ali, o ponto mais famoso é Pico do Lopo, a cerca de 1 700 metros de altitude, de onde é possível contemplar, num bom dia, a Represa Jaguari e os municípios vizinhos como Extrema, em Minas Gerais, e Piracaia, em São Paulo. É a serra queridinha entre os aventureiros: dá para encarar trilhas, como a da Pedra do Cume, além de praticar rapel, escalada, mountain bike e até voo livre.

ONDE SE HOSPEDAR NA SERRA DO LOPO

Por fora, container bruto, por dentro, paredes e teto de madeira, o aconchego do cimento queimado nos chãos e muito vidro. A sala de estar é como se fosse o coração da cabana e, integrando o ambiente, uma cozinha completa. No mezanino está o quarto principal, Pra arrematar, há uma banheira de imersão com vista da natureza.

A apenas 20 km de Extrema, a cabana faz jus ao nome: tem aquela vibe rústica texana, com madeira, detalhes artesanais e um clima acolhedor. Lá fora, o deck de madeira é destaque: conta com uma rede de balanço, espreguiçadeiras, churrasqueira, mesa pra refeições ao ar livre e um gramado com firepit pra quando o frio bate.

A acomodação fica a 1 400 metros de altitude, no topo da Serra, na divisa entre Extrema e Pedra Bela. A vista é cênica e a infraestrutura é ótima. Seu verdadeiro diferencial está no fato de ter a Cervejaria Mountain Brew instalada bem no centro da pousada com cervejas artesanais produzidas pelo monge Tim. A degustação está inclusa.
Serra de Ouro Branco

A Serra de Ouro Branco não é tão badalada quanto Cipó ou Canastra, mas justamente por isso guarda aquela vibe de serra calma e cheia de mirantes lindos. Estamos falando da serra que marca o início sul da Serra do Espinhaço, a maior cadeia montanhosa de Minas, e que forma um dos cenários mais tranquilos da região, com mirantes abertos, campos rupestres e trilhas com vegetação nativa e nascentes importantes. A área é protegida pelo Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, que preserva mais de 7 500 hectares e fica pertinho de cidades históricas como Ouro Preto e Congonhas, que faz dela uma ótima parada para quem está explorando a Estrada Real.

Serra do Caparaó
A Serra do Caparaó fica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo e abriga o Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira, que já falamos sobre, um dos pontos mais altos do Brasil e o maior do estado. É muito procurada para trekkings e camping por cima das nuvens. Nos arredores você também vai encontrar quedas d’água deliciosas que desembocam em piscinas naturais e diversos poços com águas cristalinas.
Serra de São José
Entre Tiradentes e São João del Rei, a Serra de São José é uma área de proteção ambiental que combina natureza preservada com bagagem histórica. Suas trilhas levam a mirantes que chegam a 1 260 metros de altitude e praticamente todas passam pela famosa Calçada dos Escravos, construída no século XVIII, símbolo da história e esforço daqueles que ergueram aquele caminho. Entre cachoeiras, trechos de mata e paisagens coloniais que acompanham as cidades ao redor, a serra rende uma imersão completa na história de Minas Gerais e do Brasil colonial.

Serra da Moeda

Com uma extensão de 70 quilômetros que se estende por Belo Vale, Moeda, Jeceaba, Congonhas, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima e Brumadinho, a Serra da Moeda se destaca, principalmente, por seus morros favoráveis para o voo livre, seja parapente ou asa-delta, que costumam colorir os céus da região aos finais de semana. Se você é mais do time pés no chão, além de curtir o entorno, entre Brumadinho e Inhotim, você também pode curtir trilhas de nível fácil no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.
ONDE SE HOSPEDAR NA SERRA DA MOEDA

Imerso em uma área de 9 mil m² totalmente privativa, este charmoso chalé de dois andares encanta com sua varanda que oferece uma vista deslumbrante da Serra da Moeda. O deck com poltronas e sofás é o lugar perfeito para relaxar e apreciar a natureza ao redor. É equipado com uma rede suspensa, fogo de chão, banheira, sala de estar acolhedora, cozinha completa, espaço para home office, chuveiro externo e churrasqueira.

O Chalé Branco oferece uma imersão na natureza, unindo conforto, privacidade e uma atmosfera de muita tranquilidade. Dentro, dois charmosos quartos e, fora, deck com cozinha equipada e pronta para o preparo das refeições, rede de descanso e mesa. O chalé dá acesso a espaços compartilhados, incluindo piscina, parque infantil para as crianças e uma área gourmet equipada para refeições ao ar livre.

O Clara Arte é simplesmente o hotel que fica dentro do Inhotim, o maior museu de arte contemporânea da América Latina. Claro que além do charme da acomodação que transita entre o moderno e o clássico, o hóspede ainda tem acesso exclusivo ao Instituto, com roteiros privilegiados já inclusos na diária. No hotel, desrfute de uma área de lazer completa, 2 piscinas, restaurante de alta gastronomia, spa, brinquedoteca, fitness center e mais.
Serra da Piedade

A Serra da Piedade fica bem próxima de Belo Horizonte, cerca de 50km, e é uma das montanhas mais simbólicas do estado e não só apenas pela vista panorâmica, mas, principalmente, pela sua força histórica, cultural e religiosa. É ali que fica o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, construído no século 18 a aproximadamente 1 740 metros de altitude e é a única construção histórica preservada hoje por ali, tornando-se destino de peregrinações religiosas e, de quebra, reúne algumas vistas bem bonitas.