Além das belíssimas praias cariocas, o Rio de Janeiro conta com ótimos parques para quem deseja fugir do burburinho e aproveitar a natureza deslumbrante.

Desde parques que são referência mundial em pesquisa de botânica, como o Jardim Botânico, espaços com belíssimos jardins de estilo romântico europeu ao maior parque urbano do mundo à beira-mar, veja aqui os 8 melhores parques do Rio de Janeiro para visitar já!

LEIA MAIS: 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas
10 melhores restaurantes com vista no Rio de Janeiro para visitar já!

TEMPERATURA RIO DE JANEIRO: é fato que o Rio de Janeiro é conhecido por seu clima quente na maior parte do ano (a temperatura anual está em torno de 24°C), o que pode ser encantador para grande parte dos visitantes. No entanto, é importante tomar cuidado com o calor, optando por roupas leves, chapéus, protetores solares e óculos de sol para proteção contra os raios solares intensos. Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente, e evite a exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia.  

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

ÍNDICE

  1. Melhores parques do Rio de Janeiro: Zona Sul
  2. Melhores parques do Rio de Janeiro: Zona Norte
  3. Melhores parques do Rio de Janeiro: Zona Oeste
  4. Melhores parques do Rio de Janeiro: Centro

Melhores parques do Rio de Janeiro: Zona Sul

Jardim Botânico

O centro de pesquisa e investigação, fundado em 1808 por Dom João VI e referência mundial em pesquisa de botânica, reúne uma rica biodiversidade de animais e plantas em mais de 500 mil m² de  área verde, além de ser patrimônio cultural brasileiro. O local fica na zona sul do Rio de Janeiro, pertinho do Parque Lage, e é perfeito para fazer trilhas e caminhadas, atividades físicas, passear por estufas, fazer piqueniques, visitar o orquidário, aproveitar a área para crianças e tirar fotos nas belíssimas palmeiras imperiais. Além disso, você pode conhecer o jardim sensorial, o Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, um sítio arqueológico bacana para saber mais sobre a história do país, e o Museu do Meio Ambiente, com exposições ambientais, oficinas e programações educativas. A entrada para o parque custa R$ 27 e R$ 17 para moradores da área metropolitana do Rio de Janeiro. 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Parque Lage

O antigo engenho de açúcar que foi tombado está aos pés do Cristo e encanta com seus 52 hectares de pura natureza, programas culturais e muita arte. Possui um palacete, que abriga o Instituto de Belas Artes e a Escola de Artes Visuais, e se destaca por suas palmeiras imperiais, belíssimos jardins de estilo romântico europeu, lagos e ilhas artificiais perfeitos para aproveitar a natureza e um belíssimo pátio central, à beira da piscina, onde o Bistrô Plage oferece um delicioso café da manhã. Além disso, o local possui ótimas trilhas, como a do Lage até o Corcovado: ela é em meio à Mata Atlântica fechada, com vários mirantes da Cidade Maravilhosa e que finaliza com o Cristo Redentor aos seus pés, um dos maiores cartões postais do Brasil. 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Horário de funcionamento: todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, de 9h às 17h

Aterro do Flamengo

Considerado o maior parque urbano do mundo à beira-mar e projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, o Aterro do Flamengo é ideal para quem deseja praticar esportes, com diversas quadras de vôlei, basquete e futebol, pista de skate, aparelhos de ginástica, ciclovia e áreas para andar de bicicleta e patins. O parque se estende do centro até o início da praia de Botafogo e possui uma vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Lá, está o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um dos institutos culturais mais importantes do país, com mais de 16 mil obras de arte moderna e contemporânea da América Latina. 

Endereço: Avenida Infante Dom Henrique – Parque do Flamengo
Horário de funcionamento: abre diariamente 24h, mas o indicado é fazer a visita durante o dia. 

Parque Natural Municipal da Catacumba

Perfeito para os amantes de aventuras radicais, a reserva ecológica de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas possui mirantes incríveis e foco no ecoturismo e no turismo de aventura. Por lá, é possível fazer piqueniques com a família ou amigos, trilhas bacanas, como a Trilha do Parque da Catacumba, com 600 metros de subida íngreme e bem sinalizada e autoguiada com vista para a lagoa, praticar esportes como arvorismo, rapel, escada e ir na tirolesa. O Mirante do Urubu é parada obrigatória para quem visita o parque, com vista privilegiada do Cristo. 

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 3000
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Melhores parques do Rio de Janeiro: Zona Norte

Parque Nacional da Tijuca

Com quase quatro mil hectares, o Parque Nacional da Tijuca possui uma fauna relevante de invertebrados e vertebrados, 63 espécies de mamíferos de médio e pequeno porte, como o macaco-prego e o tamanduá-mirim, e 226 espécies de aves, com destaque para o tucano-do-bico-preto. Lá, você pode aproveitar áreas para piquenique e churrascos e atividades bacanas, como escalada, além de diversas trilhas bacanas. Faça a Trilha da Pedra Bonita, com cerca de 40 minutos de caminhada fácil pela mata fechada, para chegar a quase 700 metros de altitude, com vista para a Pedra da Gávea, São Conrado, Cristo, Barra da Tijuca e Recreio. E o melhor: lá está a maior reserva florestal urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, onde você pode experimentar um delicioso café da manhã no Mirante da Floresta

Endereço: Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

MELHORES TRILHAS RJ: confira aqui 10 trilhas no Rio de Janeiro com vistas maravilhosas

Parque de Madureira

Com 450 mil m² e percorrendo oito bairros da cidade carioca, o parque inaugurado em 2012 oferece lazer e cultura ao ar livre, perfeito para os amantes de esportes. Possui playground para as crianças e área exclusiva com pista de skate, quadras poliesportivas e ciclovias, quadras de vôlei, basquete e futebol, além de espaços ótimos para andar de bicicleta ou fazer um piquenique para se conectar com a natureza. Com entrada gratuita, há diversos quiosques de comida por todo o parque e espaços culturais, como a Arena Carioca e a Praça do Samba, palco de importantes escolas de samba brasileiras, como a Portela.

Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 6h às 22h

Melhores parques do Rio de Janeiro: Zona Oeste

Parque Estadual da Pedra Branca

Com mais de 12 mil hectares de extensão, ocupando cerca de 10% da área total da cidade, é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e protege uma exuberante floresta. e ocupa cerca de 10% da área total da cidade. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente, o parque é tão grande que abrange 17 bairros, entre eles: Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Bangu e Realengo. O Pico da Pedra Branca é o ponto culminante e mais alto da cidade, que a 1 024 metros de altitude, possui uma vista deslumbrante – seu cume tem uma grande rocha arredondada, com cerca de três metros de altura. Lá, você vai se deparar com incontáveis espécies de fauna e flora, brinquedos para as crianças no núcleo Piraquara do parque e ainda pode tomar banho de cachoeira e observar a natureza: a Cachoeira do Camorim conta com uma queda belíssima e um poço para nadar e se divertir com a família e amigos. 

Endereço: Estrada do Pau da Fome, 4003 – Taquara
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Melhores parques do Rio de Janeiro: Centro

Parque Municipal Quinta da Boa Vista

No bairro de São Cristóvão, o local histórico que foi residência da família real portuguesa por seis gerações, encanta com seus imensos jardins e áreas gramadas perfeitas para piqueniques descontraídos, lagos, estátuas de bronze de de D. Pedro II e da Imperatriz Leopoldina e cascatas. Lá, você pode conhecer as feirinhas de artesanato, o zoológico da cidade, o Bioparque, com linhas de visitar educativas e lar de algumas espécies emblemáticas da vida terrestre, o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu da Fauna, além de alugar pedalinhos e caiaques – um passeio super romântico para fazer a dois. 

Endereço: Avenida Pedro II – São Cristóvão
Horário de funcionamento: abre diariamente, das 7h às 18h, e na segunda-feira funciona das 6h às 18h. 

Veja aqui opções de passeios pelos parques do Rio de Janeiro:

E aí, qual desses parques você mais gostou? Comenta aqui embaixo!

Maria Eduarda Paiva

Com os pés na areia e o coração em alto mar, acredita que viajar e conhecer novas culturas traz a oportunidade de evoluir e criar mais empatia. Carioca de sangue, já morou na praia, no interior, em cidade grande e no exterior - Duda está sempre disposta a sair da zona de conforto. Fez faculdade de jornalismo com o objetivo de dar voz aos que não tem.

Deixe seu comentário

voltar ao topo