Só no Brasil, são mais de 274 línguas indígenas. Da população mundial, compõem uma parcela de 370 a 500 milhões. Não existe O povo indígena, são muitos deles. Cada qual com sua história, tradição, crenças e costumes que ecoam por gerações e mais gerações de resistência e identidade.
Aqui reunimos algumas curiosidades sobre povos indígenas para você se aproximar, reconhecer e entender um pouco mais sobre.
O que são os povos indígenas?

A Organização das Nações Unidas define povos indígenas aqueles que descendem de comunidades que já viviam em seus territórios antes da invasão e da colonização. Eles se reconhecem como diferentes do restante da sociedade e buscam preservar, desenvolver e transmitir às novas gerações seus territórios ancestrais, tradições culturais e identidade.
Em tempo: aqui vamos utilizar os termos povos, etnias e comunidades e não tribo. Tribo é um termo antigo, que simplifica demais realidades e acaba carregando diversos estereótipos, por isso, tanto a FUNAI quanto o IBGE recomendam evitar o uso, enquanto palavras como povos, etnias e comunidades ajudam a representar melhor cada grupo.
LEIA MAIS: Curiosidades sobre a Ilha de Marajó (PA): 13 fatos interessantes sobre o arquipélago
Curiosidades Brasil: 2º país com mais aeroportos e 12 cidades mais violentas do mundo
Como ser turista consciente na Amazônia em 8 passos básicos
Curiosidades sobre povos indígenas
Segundo a ONU, existem cerca de 370 a 500 milhões de indígenas no mundo, espalhados por 90 países.
- De acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA), sociedades indígenas estão presentes em todas as zonas climáticas habitadas do planeta, exceto na Antártida.
No Brasil, segundo o CENSO 2022, a população indígena é de aproximadamente 1,7 milhão.
E embora exista um imaginário que associa povos indígenas a territórios afastados, segundo o Censo 2022, cerca de 53,97% da população indígena vive em áreas urbanas.
Contudo, há aqueles que ainda vivem em comunidades. Por exemplo, a maior terra indígena do Brasil pertence ao povo Yanomami, entre Amazonas e Roraima, com cerca de 9,5 milhões de hectares, e uma população de 31 mil indígenas distribuídos em aproximadamente 384 aldeias.

CURIOSIDADES SOBRE POVOS INDÍGENAS
Segundo o Censo 2022 do IBGE, os maiores povos indígenas do Brasil são Tikuna, Guarani Kaiowá, Xavante, Macuxi, Terena, Yanomami e Pataxó.
- O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo é comemorado em 9 de agosto, enquanto o Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril.

O Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) alerta que povos indígenas têm maior probabilidade de serem pobres e vulneráveis. Apesar de serem menos de 5% da população mundial, representam 15% dos mais pobres.
Até por isso, a expectativa de vida é até 20 anos menor do que outras pessoas.

Segundo o Censo 2022 do IBGE, a população indígena no Brasil é significativamente mais jovem do que a população geral: a média de idade entre indígenas é de 25 anos, enquanto a do país, 35 anos.
Comunidades indígenas são líderes na proteção do meio ambiente. Quase 70 milhões de mulheres e homens indígenas dependem das florestas para sua subsistência, e muitos mais são agricultores, caçadores ou pastores. Dados da ONU.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) afirma que povos indígenas criaram e falam uma grande maioria das 7 mil línguas mundiais.

LEIA TAMBÉM: Curiosidades sobre a Mata Atlântica: 11 fatos interessantes sobre o bioma brasileiro
30 frases sobre o Brasil pra usar nas suas legendas e fotos pelo nosso país
Frases sobre a Amazônia: 19 citações sobre a maior floresta tropical do mundo
CURIOSIDADES SOBRE POVOS INDÍGENAS
Inclusive, segundo o IBGE, só no Brasil, existem cerca de 274 línguas indígenas faladas por mais de 300 etnias.
- A língua Tikuna é a mais falada, com cerca de 34 mil falantes.
Várias palavras comuns no nosso cotidiano são de origem indígena. Algumas delas: maracujá, guaraná, mandioca, caju, acerola, moringa, tambaqui, pirarucu… a lista é gigantesca.

- O uso de acessórios e pinturas corporais, feitos com urucum, penas, sementes e miçangas têm significados simbólicos e podem indicar sexo, idade, aldeia ou posição social. Por exemplo, entre os Xavante, por exemplo, as pinturas marcam etapas de ritos de passagem.
Ambos os sexos praticam a pintura corporal, normalmente com desenhos abstratos e geométricos, carregados de simbologias.
- Desde 2015 existem os jogos indígenas mundiais, que celebram tradições e unem atletas de comunidades. A primeira edição, no Brasil, contou com 566 comunidades de todo o mundo.
CURIOSIDADES SOBRE POVOS INDÍGENAS
Cada grupo indígena possui suas próprias mitologias e histórias de criação que explicam a origem do mundo e de suas próprias comunidades.
- Alguns povos têm rituais centrados na relação com a floresta e os seres espirituais, como os Tikuna, enquanto muitos povos do Xingu, organizam-se em torno de ciclos agrícolas e ancestrais.
Em seus rituais, normalmente panteístas (que acreditam que a natureza e o divino estão conectados), reverenciam os ancestrais, os elementos, as plantas, os animais e os seres mitológicos.


A cultura indígena utiliza a música como uma forma de contar suas histórias e até atribuem a ela poderes mágicos.
A música é utilizada em ocasiões especiais como nos ritos, festas de plantação e colheita.

O papel do pajé (ou xamã) é tradicional em muitos povos. Trata-se de um mediador entre mundo humano e espiritual, responsável por curas, rituais e práticas.
A espiritualidade de muitos povos indígenas não separa o sagrado da vida cotidiana. Assim, a relação com o espiritual acontece no próprio contato com a natureza.
Em tempo: não existe uma religião indígena universal. Cada povo tem sua própria crença, seus próprios mitos e práticas. Ou seja: o que vale para um povo, pode não se aplicar a outro.
Para conhecer mais curiosidades sobre povos indígenas

História e cultura dos povos indígenas no Brasil
Livro direto e introdutório sobre os povos indígenas, suas histórias, modos de vida, línguas e tradições, ajudando a entender a riqueza e a diversidade.

Tekoá: Uma arte milenar indígena para o bem-viver
Kaká Werá conta, de um jeito simples e poético, como a sabedoria milenar dos Guarani pode guiar a gente numa vida mais leve e conectada.

A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil
Uma visão de antropólogos com a sabedoria ancestral das nações indígenas, mostrando como sua cultura, espiritualidade e filosofia revelam um caráter universal.