Assistir ao pôr do sol em Florianópolis já é uma delícia simplesmente pela beleza natural dos cenários beira-mar mesclado com o verde dos morros, mas tem como ficar melhor.
A ilha tem uma seleção de restaurantes que se destacam não só pela gastronomia, como também pelas vistas privilegiadas do fim de tarde, seja na areia, em decks flutuantes ou rooftops charmosos. Confira aqui nossa seleção de melhores restaurantes para ir no pôr do sol em Florianópolis.
ÍNDICE
- Qual o melhor lugar para ver o pôr do sol em Florianópolis?
- Restaurantes para ir no pôr do sol em Ribeirão da Ilha
- Restaurantes para ir no pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa
- Restaurantes para ir no pôr do sol no Centro de Florianópolis
- Restaurantes para ir no pôr do sol na Lagoa
- Restaurantes para ir no pôr do sol em Jurerê
Qual o melhor lugar para ver o pôr do sol em Florianópolis?
Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha e o Mirante da lagoa da Conceição são hotspots para se assistir ao pôr do sol em Florianópolis, com posições privilegiadas para assistir o sol descendo entre montanhas e o mar.
LEIA MAIS: Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis: o que fazer, onde comer e mais
O que fazer no Centro de Florianópolis: passeios, restaurantes e hospedagem
RESTAURANTES PARA IR NO PÔR DO SOL EM FLORIANÓPOLIS
Restaurantes para ir no pôr do sol em Ribeirão da Ilha
Rancho Açoriano
O Rancho Açoriano é uma relíquia gastronômica em Ribeirão da Ilha. Começou sua história nos anos 90, com a ideia inicial de receber os amigos no rancho de pesca em casa, mas rapidamente a abertura de um restaurante se fez necessária, para todos poderem provar o sabor da ilha, com pratos exclusivos, a base de frutos do mar frescos e saborosos e com o melhor da tradição açoriana: receber bem. Honrando as raízes, quem comanda a cozinha é o chef Bruno Gonçalves, filho dos fundadores, que não só lidera a equipe na montagem dos pratos, como também vai ao mar semanalmente com seu pai para trazer os melhores pescados selecionados literalmente a dedos. Por lá, você pode aproveitar as diversas variações de ostras, moqueca e outros peixes tanto no andar interno, quanto na varanda, lounge ou deck, de onde é possível admirar um dos pores do sol mais lindo da ilha (e do mundo), com o sol caindo sobre a água e colorindo o céu.
Forneria Leone’s
Pense num fim de tarde, mareado de praia, restaurante com som ambiente, cheiro de lenha no ar e, dos janelões, vista do sol se escondendo e colorindo o horizonte. Na Leone’s a ideia é essa: chegar logo no início da noite para pegar o pôr do sol e depois curtir uma boa pizza de massa de longa fermentação. O cardápio é extenso, mas sem erro (já são 19 anos de referência na ilha!), além de possuir opções veganas, sem glúten, espaço kids e, inclusive, oficina de pizza para as crianças.
Ostradamus
O Ostradamus é outra regalia da ilha quando o assunto é frutos do mar. A cozinha é liderada pelo chef Jaime Barcellos, ex-mecânico que transformou sua antiga oficina neste espaço que hoje é referência, levando, inclusive, menção na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil da revista Exame. A casa oferece ostras in natura, ao bafo, gratinadas… mas o sabor vai além: o restaurante é o único do Brasil que mantém um sistema próprio de depuração, que garante a segurança e a pureza das ostras antes de chegarem à mesa. Tudo isso em um cenário privilegiado no Ribeirão da Ilha, com mesas sobre o mar num trapiche e vista aberta para o pôr do sol, que costuma pintar o céu com tons dourados no fim de tarde.
Rosso Restaurante
O Rosso é um dos mais elegantes, com um menu bem Mediterrâneo e clima praiano pé na areia, literalmente. O polvo tem destaque que, inclusive, leva o nome da casa em um dos pratos, o Polvo Rosso, que acompanha arroz, pirão e farofa, que podem ser repetidos sem custo adicional. Mas você também vai encontrar outras variações interessantes, como o polvo com gengibre ou o polvo com molho tarê. Mais um hot spot para assistir ao pôr do sol de Santo Antônio de Lisboa.
RESTAURANTES PARA IR NO PÔR DO SOL EM FLORIANÓPOLIS
Restaurantes para ir no pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa
Palatooh
Anexo ao hotel boutique Naatooh, o Palatooh é intimista, requintado e muito charmoso, onde a alta gastronomia se encontra com o pôr do sol mais famoso da Ilha. Fica ali na baía de Santo Antônio de Lisboa, escondido entre a mata e o mar e embalado pelo som dos passarinhos. O chef Fernando Martins traz pro cardápio uma culinária com bases francesas e toques brasileiros, com pratos bem contemporâneos que valorizam ingredientes locais e respeitam as histórias que cada insumo carrega, com frutos do mar frescos sempre. É um point delicioso para o fim de tarde, com vista panorâmica pro pôr do sol, por isso, é bom reservar antes porque é bem requisitado.
Amalfi Restaurante
Inspirado na Costa Amalfitana, o Amalfi fica dentro de uma casinha charmosa a beira-mar, com janelões de vidro que emolduram os veleiros atracados por ali. É uma boa chegar no fim da tarde e assistir ao pôr do sol enquanto toma um drink e come ostras fresquinhas. Se quiser mais, o cardápio inclui outros pratos criativos de frutos do mar, com lagostas, peixes e outras delícias.
Amado Pescador
No Amado Pescador, a vista é mais alta e as janelas revelam uma paisagem que parece estar saindo de um navio, debruçado sobre o mar. O menu é tradicional e sem erro, com moqueca, ostras, peixes e os clássicos portugueses. O deck externo é um charme, todo coberto, mas com chão de areia, para se sentir ainda mais imersivo na experiência.
RESTAURANTES PARA IR NO PÔR DO SOL EM FLORIANÓPOLIS
Restaurantes para ir no pôr do sol no Centro de Florianópolis
Noma Sushi Rooftop
O Noma Sushi tem duas unidades em Floripa, mas é na do Centro que, além de comida boa, também entrega vista privilegiada, para a clássica ponte Hercílio Luz, de onde você pode curtir a vista do pôr do sol do aconchego de um ambiente intimista e sofisticado. Lá dentro, a experiência continua, com uma gastronomia asiática clássica, mas com toques modernos e ingredientes locais, resultando em combinações com mel, ostras, vieiras, ouriços, peixes e siri moles, no estilo à la carte.
Bar do Boni
O Bar do Boni já é um ambiente mais galera, com aquela vibe de reunir os amigos no fim de tarde, em mesinhas desmontáveis, cadeira de plástico, comendo petiscos fritos e tomando drinks ou cerveja gelada embaladas pelas música ao vivo. O legal dali é o deck de madeira à beira da Lagoa da Conceição, que oferece um visual privilegiado do fim de tarde refletido na água. É o tipo de lugar perfeito para quem quer relaxar no fim do dia sem formalidades.
LEIA MAIS: Confira aqui 7 hotéis que valem o day use em Florianópolis
14 Airbnbs em Santa Catarina para aproveitar as praias ou curtir o friozinho
RESTAURANTES PARA IR NO PÔR DO SOL EM FLORIANÓPOLIS
Restaurantes para ir no pôr do sol na Lagoa
Píer 54
O Píer 54 é bem conhecido pelos eventos que sedia, dos casamentos a festas de aniversário, mas também é uma ótima opção de restaurante para ir no pôr do sol em Florianópolis. Situado aos pés da histórica Ponte Hercílio Luz, é um clássico charmoso com quase 25 anos de tradição, que combina arquitetura elegante, vista espetacular da Baía Norte e atmosfera acolhedora, com música ambiente ao vivo. No cardápio à la carte, opções variadas entre frutos do mar, risotos, massas e carnes, harmonizados com uma adega que oferece mais de 100 rótulos de vinhos. Para agradar todo mundo.
Ponta das Caranhas
O Ponta das Caranhas está localizado na Barra da Lagoa, configurando um lounge bar clássico de Floripa com mais de 27 anos de história. O ambiente é perfeito para um fim de tarde tranquilo com vista, já que tem um anexo com deck e trapiche construído sobre a água, cercado pelo verde dos morros da ilha. No cardápio predominam frutos do mar e peixes, com destaque para o emblemático Peixe à Moda Caranhas, que é um rocambole de peixe recheado com camarão e catupiry, coberto de molho branco. Claro, as ostras também são presença garantida, servidas em sete versões diferentes.
Restaurante Lagoa Azul
Na Costa da Lagoa, a natureza exuberante encontra uma parte importante da vida gastronômica de Floripa, já que uma das principais atrações são os diversos restaurantes caseiros com pratos à base de frutos do mar. Um dos mais queridinhos é o Lagoa Azul, com mais de 35 anos de tradição desde sua fundação por Renovato Seu Lagoa em 1988. Por estar num lugar mais remoto, acessado por trilha ou barco, o restaurante mantém seu charme exclusivo, com um ambiente rústico e comida caseira, com destaque para a sequência de camarão e o generoso Prato Lagoa Azul, que inclui camarões, peixe grelhado, fritas, pirão, salada e ostras gratinadas. Dá pra praticamente passar o dia por lá, descansando na sombra das árvores e de ora em ora dando uns mergulhos refrescantes na lagoa. O fim de tarde já é de se imaginar, né? Relaxante e com vistas incríveis.
LEIA TAMBÉM: As 10 melhores trilhas em Florianópolis para explorar paraísos escondidos
RESTAURANTES PARA IR NO PÔR DO SOL EM FLORIANÓPOLIS
Restaurantes para ir no pôr do sol em Jurerê
Restaurante Alameda
O Alameda é um restaurante anexo à Pousada dos Sonhos, à beira-mar, com espaço sofisticado e clima descontraído. É possível pedir do cardápio a la carte, frutos do mar, carnes, risotos e massas tanto das mesas dispostas na areia, quanto no deck sobre o mar.
VEJA MAIS: 7 praias isoladas em Florianópolis para relaxar na Ilha da Magia
Praias do leste de Florianópolis: as melhores dicas, trilhas e serviços
As praias mais bonitas de Florianópolis: conheça a natureza selvagem do sul da ilha