Skiplagging: tudo sobre a prática de perder trechos do voo para economizar 

Sabe quando você encontra uma passagem aérea bem mais barata com conexão do que o voo direto para o mesmo destino? Dá até vontade de comprar e simplesmente abandonar o voo no meio do caminho, né? Parece tudo muito simples, eficiente e barato, mas não é bem assim. 

Essa prática já tem até nome e o destaque em cima dela não é nada positivo. Estamos falando do skiplagging, também conhecido como uma estratégia de pular trechos de voos, o que, na teoria, parece vantajoso, mas pode trazer consequências bem chatas. Aqui vamos te explicar como o skiplagging funciona, porque ele se tornou polêmico e o que você precisa saber antes de cogitar essa estratégia.

ÍNDICE

  1. O que é o skiplagging?
  2. É permitido fazer skiplagging?
  3. O que acontece se eu abandonar o voo na conexão?
  4. Posso descer do avião na conexão?

O que é o skiplagging?

O termo skiplagging vem do inglês skip, que significa “pular” e se refere a uma estratégia de viagem que consiste em comprar uma passagem mais barata com escala, mas descer no meio do caminho e não completar o trajeto, abandonando o voo seguinte.

Por exemplo: você quer ir de São Paulo para Nova York, mas a passagem direta tá muito cara. Pesquisando, você encontra um voo de São Paulo a São Francisco com conexão em Nova York mais barato. Assim, ao invés de seguir até São Francisco, você simplesmente desembarca em Nova York e não embarca no segundo trecho. 

A prática não é nova, mas ficou ainda mais conhecida depois que um adolescente de 17 anos foi impedido de embarcar em um voo da American Airlines em 2023 por supostamente tentar fazer skiplagging. Ele foi interrogado por horas e só conseguiu seguir viagem depois de comprar uma nova passagem.

É permitido fazer skiplagging?

Não exatamente. Digo isso porque a prática não é considerada ilegal, mas ela viola sim algumas regras contratuais das companhias aéreas, regras essas que você automaticamente aceita ao comprar a passagem, e nelas está previsto que a passagem precisa ser usada na ordem e por completo. Ao pular um trecho, você descumpre esse acordo, o que pode gerar consequências, como foi o caso que comentamos acima, em que o passageiro que tentou fazer skiplagging foi barrado pela American Airlines.

O que acontece se eu abandonar o voo na conexão?

Se você decidir abandonar o voo durante uma conexão é preciso estar ciente das possíveis consequências. Além das questões práticas de só poder viajar com uma bagagem de mão, pra não ser enviada para o destino final, algumas companhias aéreas podem identificar o padrão e aplicar algumas penalidades, dentre elas o cancelamento de milhas acumuladas, bloqueio da conta, recusa de embarque em viagens futuras e, em alguns casos mais extremos até a cobrança da diferença tarifária.

Em tempo: lembrando que, nestes casos, todos os trechos seguintes do bilhete serão cancelados automaticamente se você abandonar um voo. Isso é relevante, por exemplo, se a passagem for de ida e volta.

Posso descer do avião na conexão?

Depende. Se a conexão for feita em um aeroporto onde os passageiros precisam sair do avião, trocar de aeronave ou passar pela imigração, você consegue desembarcar normalmente e, com isso, colocar em prática o skiplagging. Mas isso não significa que seja permitido, já que abandonar o trecho seguinte do voo ainda configura descumprimento contratual com a companhia aérea. Em voos em que a conexão é feita na mesma aeronave, o cenário muda: nem sempre é possível sair do avião.

É importante também não confundir skiplagging com escalas longas, como as de 12 horas ou mais, em que o passageiro tem autorização para sair do aeroporto, passear pela cidade e depois seguir viagem normalmente. Nas escalas tradicionais, todo o trajeto é cumprido como previsto. No skiplagging, a diferença é que o passageiro abandona intencionalmente o trecho final do bilhete, o que infringe as regras da passagem aérea.

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!