Aqui vai nosso miniguia com o que fazer em Punta del Este, balneário uruguaio a 140 km de Montevidéu, no verão.

LEIA TAMBÉM: 5 vinícolas próximas a Punta del Este para conjugar com as praias uruguaias
15 passeios que você não pode deixar de fazer em Montevidéu

COMO É PUNTA DEL ESTE?
Punta del Este (o nome é dado informalmente a um trecho que inclui a Península e as regiões de La Barra e Manantiales. A vizinha José Ignacio virou meio parte da coisa toda também)
é o balneário uruguaio mais agitado no verão e um destino de praia que congrega grupos de jovens baladeiros, famílias argentinas e brasileiras (principalmente gaúchas) e ricaços que têm casas à la Beverly Hills e deixam fortunas em alguns restaurantes e clubes de praia. Dá para você fazer sua própria versão de Punta, mas o astral geral no verão é sim de afetação e luxo. Se você procura ares mais hippies, continue pela costa até destinos como La Pedrera, Punta del Diablo e Cabo Polônio.

QUANDO IR A PUNTA DEL ESTE?
Punta del Este é um destino que existe turisticamente entre dezembro e fevereiro, quando o clima esquenta, o sol se põe quase às 22h e os restaurantes e baladas reabrem. No resto do ano, o tempo esfria e nubla e o balneário fica mais “morto”.

COMO É A PRAIA?
O que fazer em Punta del Este: a praia é, no geral, pedregosa, com faixa de areia larguíssima e mar gelado e turvo. Em José Ignacio a região é mais preservada, então a praia é envolvida por uma bonita vegetação.

PRECISA ALUGAR CARRO?
Sim. Não se chega a lugar nenhum sem carro. Cote seu aluguel com desconto aqui com a Rentcars.

o-que-fazer-punta-verao

ONDE EU FICO?
Em La Barra, Manantiales ou José Ignácio (ou entre eles) – a Península não tem tanto charme. No Airbnb tem casas para alugar na região – pode ser uma boa para quem vai em grupo. Há pousadas de todos os preços por ali, desde bem simplinhas como a Pousada Kyron e o Refugio del Angel Azul a mais bacaninhas como a Casa Zinc e Posada Azul Marino e a Posada Arenas de José Ignacio até as top La Pousada del Faro e o hotel Bahia Vik. Em uma área mais rural um pouco mais afastada da praia há o Fasano Punta del Este.

HÁ MUITO O QUE PRA FAZER EM PUNTA DEL ESTE?
O forte de Punta não é a praia, mas as festas, o glamour, a gastronomia e até as vinícolas dos arredores. Há também lojas de grife, galerias de arte e a clássica Casapueblo pra ver o pôr do sol.

LEVO DÓLARES OU REAIS?
Punta é um dos poucos destinos em que vale a pena levar reais, que podem ter boa cotação nas casas de câmbio. Vale a pena pagar a conta dos restaurantes com cartão de crédito, já que o governo devolve 22% da conta (o imposto IVA) para visitantes estrangeiros.

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE

A PENÍNSULA

punta-del-este-o-que-fazer

A península é Punta del Este em si, uma “Punta” entre as Playas Mansa e Brava. Na avenida principal, a Gorlero, e até a Calle 20, chamada de Fashion Road, predominam restaurantes de rede e umas lojas de artesanatos praianos. Grande parte do comércio e da nova vida gastronômica tem se mudado pra lá de La Barra (leia mais abaixo). A região do porto, contudo, continua gostosa pra um passeio, emendando com um jantar no Restaurante Cuatro Mares. Pertinho dali está icônico hotel Conrad e seu cassino, renomeado Enjoy Punta del Este, um marco entre os pontos turísticos da cidade.

o-que-fazer-punta

Saindo dali, na Playa Brava, vale a pena ver as datas do Boulevard Gastronômico, uma feirinha gastronômica esporádica com estandes dos melhores restaurantes da cidade, por vezes com apresentações de orquestras uruguaias. Também vale fotografar a escultura La Mano, com os dedos que saem da areia.

A famosa Casapueblo, antiga residência do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, a casa meio Santorini, meio Gaudí, fica debruçada sobre a água na Punta Ballena, a 13 km da Península. Todo dia rola uma “cerimônia” no crepúsculo, com um poema do Vilaró sendo recitado enquanto o sol some no horizonte. Há também uma lojinha e uma galeria com obras do artista.

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE

LA BARRA

Você sabe que chegou a La Barra quando sente frio na barriga nas duas ondulações da Ponte Leonel Vieira. A avenida principal de La Barra é relativamente charmosa, com lojas de decoração e alguns restaurantes.

la-barra-em-punta-del-este

Shopping OH! La Barra
É um centro de compras ao ar livre projetado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott. Os dois andares de lojas exibem vitrines chicosas de marcas internacionais junto a lojas locais. No térreo há bancos encimados por guarda-chuvas coloridos e balancinhos.

Café Flo
Bistrô afrancesado, é um microcosmo de Punta: nas mesas e sofás, disputadíssimas no almoço, casais bem vestidos pedem omeletes de salmão defumado com ovas, servido por garçonetes com cara de parisienses.

Al Forno
Escondido entre as casas de La Barra, numa rua de terra, seu charmoso salão lembra uma sala de estar, com lareira, tapete persa e prateleira com livros – bem aconchegante, pra aproveitar que de noite sempre faz um friozinho. Da cozinha vêm pratos como a lasanha de centolla (caranguejo gigante).

Bagatelle Beach
Estilo francês-mediterrâneo, com um bonito salão verde e branco de frente para o mar, o Bagatelle é mix de bistrô chiquezinho com clube de praia, vide as espreguiçadeiras e barracas que dispõe na areia.

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE

MANANTIALES

Esse antigo vilarejo de pescadores que virou point de veraneio chique tem uma localização bem central em Punta. Fica entre La Barra e José Ignacio, perto das atrações “rurais” de Punta, e conta com uma oferta ótima de restaurantes, uma galeria de arte (a Galeria del Paseo) e um pedaço de areia badalado, a Bikini Beach.

Fish Market
Point descoladex pra comer em Bikini Beach no pós-praia, em uma varanda agradável com mesas de piquenique verde-claras envolvidas por plantas. A cozinha aberta deixa ver os cozinheiros trabalharem – serve-se peixes e frutos do mar grelhados, sanduíches e ceviches criativos com curry e leite de coco.

La Linda
O La Linda tem um salão arejado com janelas que dão para uma área externa com deque de madeira. Uma mesa comprida exibe os quitutes do dia: pães, tortas, doces e sanduíches feitos na casa. Ótimo para um café da manhã tardio, já que em Punta só se acorda depois das 11h.

la-linda-manantiales-punta

Bikini Beach
O que fazer em Punta del Este: nesta praia jovens endinheirados chegam junto com coolers pra curtir o fim de tarde. Um quiosque cuida da trilha sonora, com DJ’s convidados.

O’Farrell
Um sucesso desde que abriu, em 2002, tem ambiente elegante com varanda, sofás vermelhos e uma grande mesa central iluminada com lâmpadas arroquís – próprio para um jantar mais sofisticado. A cozinha mediterrânea prioriza ingredientes vindos de produtores locais – já a carta de vinhos vai longe, do Uruguai a Austrália.

El Abrazo
Afastado da praia, esse restaurante gourmet de um casal de chefs usa ingredientes do campo e da costa elaborados com diferentes técnicas e métodos de cocção – não tem erro os croquetes de siri de entrada e, de principal, a bisteca cozida por 10 horas no forno de barro.

La Huerta Bistrô
Em uma construção contemporânea em forma de caixote e uma gostosa área ao ar livre com uma horta e jardim, o bistrô valoriza comida simples, orgânica e natural feita com ingredientes de alta qualidade.

Fundación Pablo Atchugarry
Cerca de 6 km em direção ao interior, a fundação do artista uruguaio guarda um bonito parte de esculturas de 25 hectares com obras modernas e contemporâneas de artistas locais e internacionais. Um passeio gostoso para um dia de descanso.

O QUE FAZER EM PUNTA DEL ESTE

JOSÉ IGNACIO

Passando a Laguna Garzón, 20 km depois de Manantiales, chega-se a José Ignacio, provavelmente o lugar mais cool & ryco a se estar no litoral do Uruguai hoje. É um minivilarejo com um punhado de ruas e umas áreas meio descampadas. Se aparecer ali fora de temporada não vai entender nada. Mas, no verão, o lugar ganha vida. Há clubes de praia, hotéis-butique, lojinhas e restaurantes – prepare o bolso.

La Olada
Fica no meio de umas casas em La Juanita, colada em José Ignacio. Veterano, há dez anos em Punta, tem cozinha aberta e bar decorado com garrafas de vidro. Prove os raviólis caseiros.
Avenida Soria y Las Focas, La Juanita

Mostrador Santa Teresita
Restaurante do chef argentino Fernando Trocca. Um bufê central começa o dia com quitutes de café da manhã (bolos, pães, frutas, ovos) e com o passar das horas vão sendo adicionados pratos para o almoço (carnes, saladas).

jose-ignacio-farol-punta

La Huella

Uma instituição de José Ignacio. O lado de dentro tem pinta de restaurante, com carnes, peixes e frutos do mar assados na parrilla. Lá fora rola música e drinks como os tão pedidos clericots.

parador-huella

Marismo
O restaurante, frequentado por celebridades, é meio misterioso: abre somente à noite e fica no fim de uma estrada de terra levemente suspeita. O salão é pé na areia (os garçons andam descalços) e tem tendas e mesas ao ar livre, iluminadas por velas e uma fogueira que remete a uma espécie de luau. A comida também vem da parrilla. E a experiência geral é incrível.

La Susana
É o beach club do Vik, a rede de hotéis chiquérrima de Punta. Ele traz um pouco do estilo de decoração dos hotéis, com obras contemporâneas da coleção dos proprietários penduradas nas paredes. A estrutura é de madeira, com um bar no centro (que também serve petiscos), áreas cobertas com mesas e um pergolado no exterior pra beber, claro, clericot, e dançar com o pé na areia. Cheque a programação pra festas especiais.

la-susana-jose-ignacio2

Almacén del Palmar
Na Calle Las Garzas, a principal de José Ignacio, o chef francês Jean-Paul Bondoux, há mais de 30 anos em Punta, abriu este restaurante. O lugar simpático tem uma construção no meio que abriga uma mercearia gourmet com rotisserie (tem umas tortas lindas expostas). Fora e no terraço há mesas coloridas rodeadas por plantas. A comida é francesa.

José Ignacio Internacional Film Festival
Em janeiro, rola em José Ignacio e no povoado vizinho, Garzón. No site tem a programação com os filmes e o local onde serão exibidos, com telões ao ar livre – a maioria é na “bajada de los pescadores”, na vilinha de José Ignacio.

Haras Godiva
O lugar promove cavalgadas na praia de José Ignacio, passando do campo à areia entre a bonita paisagem preservada da região. Anda-se 14 km em duas horas (no final dá pra relaxar no bar do haras).

Bodega Oceanica José Ignácio
A cerca de 15 km do vilarejo em direção ao interior, essa vinícola boutique produz tintos, brancos e rosés e recebe para tours pela propriedade e degustações de vinhos e azeites (também produzidos ali) com queijos e pães. Reserve a visita no site.

La Excusa Coffeehouse & bar
Descoladíssimo, o lugar mistura uma cafeteria com comidinhas e bebidas especiais com um bar com jardim e mesas externas que bomba na temporada. Ali rola desde yoga há shows com música ao vivo.

Soleta Vino Y Tapas
Escondido na estrada que dá um José Ignacio, o bar de vinho com agradável área externa serve cerca de 280 rótulos super selecionados, além de bons petiscos com frutos do mar.

1 comentário

Deixe seu comentário

voltar ao topo