Pouca coisa combina mais que dormir com o barulho da maré e acordar de frente para o mar, né?
O combo só melhora quando você é um entusiasta de uma viagem mais roots e descobre praias para acampar no Brasil que oferecem esses cenários mais naturais com a praticidade de uma estrutura para tornar a viagem um pouco mais confortável. Por isso, aqui listamos algumas praias e campings para você poder aproveitar cada segundo nessa imersão à beira-mar.
ÍNDICE
- Pode acampar na praia?
- Quais praias é permitido acampar?
- Onde é permitido acampar no Brasil?
- O que levar para acampar na praia
- Praias para acampar no Nordeste
- Praias para acampar no Sudeste
- Praias para acampar no Sul
Pode acampar na praia?
Depende. Pela legislação, acampar em praias e áreas públicas é, geralmente, proibido, mas depende muito de cada município. Contudo, locais regulamentos com áreas de campings próximas ao mar existem para trazer um acampamento seguro, confortável e com preservação ambiental que a lei espera. Aqui vamos te recomendar alguns dos melhores campings em praias do Brasil.
Quais praias é permitido acampar?
Praias para acampar no Brasil: Basicamente, é permitido acampar apenas nas praias que contam com áreas de camping regulamentadas ou autorizadas. Em muitos lugares do litoral brasileiro, montar barracas diretamente na praia é proibido por lei, tanto para proteger os ecossistemas quanto para garantir a segurança dos campistas, por isso, a recomendação é sempre buscar campings oficiais ou propriedades privadas que ofereçam essa estrutura.
Onde é permitido acampar no Brasil?
Resumindo, o camping no Brasil está sujeito a regras e regulamentações estabelecidos pela legislação e tudo mais, por isso que, geralmente, só é permitido acampar em áreas autorizadas, como campings estruturados, propriedades privadas com consentimento do dono ou espaços específicos dentro de parques.
O que levar para acampar na praia
A lista vai depender do tipo de camping escolhido. No geral, para acampar na praia é essencial levar uma barraca resistente ao vento e bem ventilada, colchão inflável ou colchonete, saco de dormir, lanterna, kit de primeiros socorros, roupas, repelente, protetor solar, itens de higiene pessoal e utensílios para preparo de alimentos, se necessário. Um cooler ou bolsa térmica ajuda a conservar alimentos e bebidas, enquanto capas impermeáveis e sacos estanques garantem que nada se estrague com a umidade e a maresia. Em campings estruturados, você provavelmente vai encontrar áreas de churrasqueira e tomadas, mas é sempre bom confirmar antes para não ser pego de surpresa.
LEIA TAMBÉM: A lista completa para acampar: 40 itens aventureiros essenciais
Glamping no Brasil: 21 campings de luxo para acampar com conforto
Barraca tipo túnel projetada para duas pessoas, que combina resistência, conforto e atemporalidade, que é marca registrada da Fjall. A área da frente é ampla e protegida, feita em tecido TripleRip, ideal para guardar equipamentos, malas e até cozinhar. A montagem é prática, com a parte interna já acoplada ao sobreteto e varetas com fácil encaixe, além de opção para varetas duplas em casos de condições extremas. A ventilação é eficiente, as portas podem ficar semi abertas sem risco, e o interior conta com bolsos, varal e entrada lateral. É livre de PVC e PFAS.
A Lite 1 é uma barraca solo, com ótimo espaço interno com boa altura para a cabeça e liberdade para os pés, além de espaço suficiente para mochila e equipamentos. O sobreteto é feito com o novo poliamida de alta performance da Fjällräven, e a ventilação é excelente, com três aberturas estrategicamente posicionadas, que podem ser completamente fechadas em caso de mau tempo. Em dias quentes, a porta do sobreteto pode ser enrolada até a metade e fixada com um sistema auto-lock. Dentro há bolsos em mesh e varal embutido, para otimizar a organização
Na Fjällräven, todos os produtos servem a um propósito: que permaneçam funcionais e relevantes ano após ano, não rendendo-se a tendências de curto prazo, reduzindo desperdício e consumo e aumentando a vida útil de cada peça, além de ter produtos confeccionados com materiais de alta qualidade, com design atemporal e funcional, de estética chique escandinava, sempre pensados para terem uma boa funcionalidade, com bolsos bem posicionados, ajustes personalizáveis e reforços. Use o cupom ANNALAURA no site da Fjällräven e ganhe desconto na sua compra.
Para complementar, o saco de dormir da Fjallraven é técnico e sintético para três estações, que oferece aquecimento com leveza e formato flexível. Seu enchimento em Supreme Microloft, mantém o corpo aquecido mesmo no tempo úmido, sendo a parte da cabeça e o espaço para os pés amplo.
Para todas as temperaturas e ocasiões, a High Coast Wind é leve, impermeável e muito compacta; pode ser, inclusive, embalada no seu próprio bolso para não ocupar espaço. É confeccionada em poliamida e algodão e um tecido resistente à água. Tem capuz ajustável e bolsos.
Também conhecido como lancheira, tem enchimento em espuma que dá forma e isola bem o contepudo, permitindo que você mantenha seus lanches e bebidas sempre frescos, sejam eles quentes ou frios. Cabe em um Kånken Mini ou lateralmente em um Kånken regular.
Pra proteção extra dos seus pertences, a capa de chuva pra mochila vem a calhar. Especialmente desenhada para caber na Kånken, tem bordas elásticas, botões de pressão e um pequeno laço, para encaixe.
Boné é sempre uma boa escolha para ajudar a proteger o rosto e o couro cabeludo ao ar livre. O High Coast Lite é leve, com boa ventilação e possui uma faixa interna que absorve a umidade.
É a melhor para expedições onde é necessário carregar mais coisas. Tem capacidade de 45 litros, oito bolsos, alças ergonômicas e cinto de suporte de quadril altamente respirável.
Use o cupom ANNALAURA para 10% off na Fjällräven
PRAIAS PARA ACAMPAR NO BRASIL
Praias para acampar no Nordeste
Praia Corumbau, Prado, Bahia
Corumbau vem do tupi guarani “um lugar longe de tudo”, que reflete bem o vilarejo de pescadores entre Porto Seguro e Caraíva. Por ali, o acesso é feito via 50 km de estrada de terra e, por isso, apelidada por muitos como a capital do sossego. O Odoyá Corumbau Camping vem pra integrar esse imaginário roots, proporcionando um espaço onde é possível instalar-se em quartos simplinhos entre muito natureza ou, claro, montar sua barraca onde puder. O legal é que o espaço não só foi pensado para os exploradores de plantão, como também construído por eles, o casal Carlos e Fernanda, que abriram mão dos seus empregos para começar uma nova história por ali. Pra quem fica, para alcançar a praia, basta uma caminhada de seis minutos de trilha e, além do espaço, também oferecem serviços a parte como pacote de café da manhã com almoço/ jantar, passeio de caiaque para contemplar o nascer do sol e muito mais. Crianças de até 10 anos não pagam.
Praia do Mundaí, Porto Seguro, Bahia
A Praia do Mundaí é uma boa opção para acampar no Brasil se você busca uma praia menos isolada e com mais agito, infraestrutura de restaurantes e comércios no geral, mas, claro, sem perder a graça do escapismo do camping. A apenas 3,6 km do centro de Porto Seguro você encontra o Camping Mundaí, com ampla área arborizada para montar barraca ou estacionar o motorhome ou trailer. Os banheiros são amplos e bem equipados, há pontos de energia, TV, água e esgoto, para mais funcionalidade. A praia está a poucos passos dali.
Mata de São João, Bahia
Mata de São João, no litoral norte da Bahia, é um destino bastante procurado justamente pelas suas praias. A mais famosa é a Praia do Forte, enquanto Imbassaí também entra na disputa. Um pouco mais distante, você pode conhecer e se hospedar no Tendal Campings, bem próximo à Praia do Diogo, operando desde 1997 com muita integração com a natureza, silêncio, árvores e o cantar dos pássaros. A infra atende bem com áreas sombreadas, ponto de luz, estacionamento, sanitários, duchas internas e externas, lavanderia, lavatórios, cozinha compartilhada, fonte de água potável, wi-fi e mesas no jardim.
Maxaranguape, Rio Grande do Norte
O Aldeia Maracajaú é um camping localizado na praia homônima, em Maxaranguape, no litoral norte do Rio Grande do Norte, conhecida principalmente por sua formação de recifes de corais e águas cristalinas que, durante a maré baixa, revelam piscinas naturais ideias para mergulhos simples. O camping em si fica à beira-mar, em meio a um coqueiral e com uma vista privilegiada da orla. A estrutura inclui opções de camping com banheiros, cozinha comunitária, pontos de água e energia, wifi e estacionamento, mas também há chalés para quem preferir.
PRAIAS PARA ACAMPAR NO BRASIL
Praias para acampar no Sudeste
Praia de Itamambuca, Ubatuba, São Paulo
A Praia de Itamambuca, no litoral norte de São Paulo, atrai o público mais jovem de Ubatuba: é a queridinha dos surfistas e uma das melhores do país para pegar boas ondas. O lado direito da praia possui uma melhor infraestrutura, com quiosques e restaurantes, escolinhas de surf e o Itamambuca Eco Resort, para quem quiser curtir a sensação de campismo, mas com toda a infraestrutura de resort. Nesse espaço de camping a sombra vem das árvores e a vista é pra praia, que fica a uma pequena caminhada dali. Há também espaço para lavar a louça e roupa, além dos banheiros e toda a área de lazer como restaurantes, centro náutico, brinquedoteca, boutique, piscinas, quiosques com churrasqueira e muito mais.
Praia de Castelhanos, Ilhabela, São Paulo
Pra começar que em Castelhanos apenas veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos, diminuindo consideravelmente a lotação que teria. Por ali, o clima é de descanso e vista bonita, com um mar calmo e sereno, ou seja, como um convite ao acampamento. Campings como o Camping do Léo, Camping do Banana da Terra e o Camping do Formiga oferecem uma estrutura literalmente pé na areia, mas com o porém da energia limitada e zero acesso a internet, mas desenrolam simples banheiros e chuveiros.
Praia da Pedra do Sino, Ilhabela, São Paulo
Praias para acampar no Brasil: A Pedra do Sino, em Ilhabela, na verdade se chama Garapocaia, mas foi batizada pelo apelido devido ao som que as rochas emitem. O mar é calmo, a infraestrutura é boa e, por isso, o clima é bem familiar. A 50 metros dali, o Camping Pedra do Sino tem a mesma pegada, dentro de um terreno que vai te lembrar um pouco estar em casa. Além do espaço para barracas com vista para o mar, há também piscina relaxante, lago, campo de futebol, cozinha, muitos banheiros e, principalmente, segurança e cuidado.
Praia de Trindade, Paraty, Rio de Janeiro
Trindade é um pequeno vilarejo de pescadores ainda pouco desenvolvido e com uma beleza natural sem igual. Com poucos moradores e comércios, as praias são bem vazias e ideais para aproveitar muito a beira-mar, inclusive dormindo em uma barraca por lá no Na Praia Camping, que fica em frente ao mar da Praia de Fora. Ali, a vista é perfeita para o nascer do sol e a estrutura é simples, mas bem executada, com banheiros limpos toda hora, chuveiros, cozinha equipada, wifi, estacionamento e estações de tomada espalhadas por todo o espaço.
PRAIAS PARA ACAMPAR NO BRASIL
Praias para acampar no Sul
Praia de Garopapa, Santa Catarina
Pertinho de Florianópolis, Garopaba é um destino quase tão procurado quanto a capital de Santa Catarina, atraindo surfistas e famílias para praias cercadas por trilhas, lagoas e muita Mata Atlântica. Um dos maiores campings do Brasil está instalado aqui, o Lagoamar, com uma área total de quase 60.000 m² ao lado do mar e rodeado por belezas naturais, muita sombra e tranquilidade de uma estrutura completa com banheiros, churrasqueiras de uso coletivo, pias de lavar roupa/louça, restaurante, padaria, lanchonete, mini mercado, casa de sucos, salão de jogos, campo de futebol e de vôlei, além de, claro, os 100 boxes para Trailers e Motor Homes e capacidade para abrigar aproximadamente 500 barracas.
Bombinhas, Santa Catarina
Entre Florianópolis e Balneário Camboriú, Bombinhas é uma das queridinhas do litoral catarinense e suas 39 praias disponíveis agradam pelas águas cristalinas e clima familiar. Na Praia de Canto Grande é possível encontrar tudo isso, fora o Camping Maravilha, que atua no local há mais de quatro décadas, com espaço para camping super tranquilo, encostado na praia e bem ali onde tudo é bem acessível: lojas, mercados, restaurantes…inclusivo o morro do macaco para passeio. Além do pé na areia, o camping tem também banheiros com duchas, cozinhas comunitárias com mesa e totalmente equipada e muita atenção.