Tá com viagem marcada para a ilha da magia e a previsão é de chuva? Não precisa cancelar os planos.
Confira aqui o que fazer em Floripa com chuva, entre museus, mercados e outros passeios cobertos.
LEIA TAMBÉM: 14 principais pontos turísticos de Florianópolis que você precisa conhecer
ÍNDICE
- Dá para curtir Florianópolis mesmo com chuva?
- Qual a melhor época para visitar Florianópolis?
- Mercado Público de Florianópolis
- Casa da Alfândega
- Day use de hotel
- Shopping Villa Romana
- Projeto Tamar
- Casa Açoriana Artes & Tramoias
- Mercadoteca Floripa
- Museu Histórico de Santa Catarina
- Aula de yoga no Madhya Studio
- Akitutes
Dá para curtir Florianópolis mesmo com chuva?
Sim, dá para curtir Floripa mesmo com chuva. Isso porque, apesar de ser principalmente conhecida por suas praias marcadas por águas cristalinas, público jovem e climinha natural, a ilha da magia não se resume apenas aos dias de sol. Quando o tempo fecha, ainda dá para curtir passeios mais culturais, gastronômicos e outros cantinhos especiais (e cobertos rs), o que inclui museus, estúdio de yoga, um bom café com vista, mercados e alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar.
Qual a melhor época para visitar Florianópolis?
Florianópolis, por estar no Sul do Brasil, tende a ter um clima mais frio no outono e inverno, com água do mar geladíssima e vento. A melhor época para visitar é durante o verão, quando as temperaturas estão mais altas e as praias mais convidativas, mas também tá tudo mais lotado, com preços elevados e chance de chuva, com pancadas fortes, rápidas e frequentes. Ainda dá para tirar bom proveito entre março e maio e setembro a novembro.
O que fazer em Floripa com chuva
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Mercado Público de Florianópolis
Visitar o Mercado Público de Florianópolis é praticamente uma visita obrigatória por ser um patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da cidade. Ele foi construído em 1898, dividido em duas alas, a norte, com lojinhas mais comerciais, e a ala sul, que contém diversas peixarias, bares e empórios. Está sempre muito movimentado, mas vale um almoço ou até lanche da tarde no ilustre Box 32, que funciona desde a abertura do Mercadão e possui uma infinidade de pratos à base de frutos do mar, incluindo sanduíches e pastéis. Além disso, vale dar uma olhada nas vendinhas de ostras, que são famosas pela ilha e que são servidas em pratos ou petiscos.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Casa da Alfândega
Já que está pelo mercado público, não custa nada uma passadinha na Casa da Alfândega, que está logo ali do lado. O espaço foi recentemente restaurado mas, desde 1988 funciona como um centro de artesanato dos artesãos da ilha. Tem uma vibe bem turística mesmo, pra quem quer encontrar lembrancinhas e outras peças decorativas, dos tapetes a pinturas, bordados e muito mais.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Day use de hotel
Passar o dia num hotel gostoso aproveitando todas as comodidades de piscina, spa, sauna, academia e restaurantes sem a necessidade de pagar valores exorbitantes nas diárias também é uma boa opção. O day use é um serviço cada vez mais popular oferecido por hotéis e pousadas. Em Floripa, tá disponível no LK Design Hotel, Jurerê Beach Village, Pousada dos Sonhos e outros mais. Basicamente, você paga uma tarifa que varia conforme o tempo de permanência e as áreas que deseja utilizar.
LEIA MAIS: Confira aqui 9 hotéis que valem o day use em Florianópolis
LK Design Hotel: hotel cinco-estrelas na Beira Mar de Florianópolis (SC)
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Shopping Villa Romana
O Shopping Villa Romana é bem localizado a meio caminho da Costa Norte, além de ser o maior shopping de Florianópolis, com boa estrutura e opções de entretenimento de qualidade, que reúne coleções de marcas internacionais da Polo Ralph Lauren, Emporio Armani e EA7, Boss e Hugo, Tommy Jeans, Diesel, Veja, Lacoste, Coach New York e Columbia, além de cinema e boas opções de gastronomia rápida.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Projeto Tamar
O Projeto Tamar é um importante programa de conservação de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção ao longo do litoral brasileiro. São, no total, 22 bases espalhadas pelo litoral do Nordeste, Sudeste e Sul, sendo que 6 delas estão abertas para visitação. A unidade de Florianópolis, na Barra da Lagoa, é a segunda mais popular entre os turistas. Por lá, parte da estrutura é coberta, tornando possível o passeio também em dias de chuva. A visita envolve conhecer tanques e aquários onde é possível observar tartarugas-marinhas de diferentes espécies e tamanhos, além de poder participar de alimentações guiadas, conversar com os biólogos, participar de oficinas educativas e ver réplicas de ninhos.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Museu Histórico de Santa Catarina
Para explorar um pouquinho da cultural local, o Museu Histórico de Santa Catarina é nossa casa rosada brasileira. Está localizado no Palácio Cruz e Sousa, em frente à Praça XV, e é como um mergulho no passado da cidade e do estado. Além do acervo de móveis, quadros e documentos, o edifício em si é belíssimo, com vitrais coloridos e piso de madeira nobre.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Casa Açoriana Artes & Tramoias
No bairro de Santo Antônio de Lisboa, naturalmente uma boa opção para quem quer fugir um pouquinho das praias, a Casa Açoriana reúne obras de arte, artesanato, móveis, cerâmicas e outros objetos em um casarão cheio de personalidade. Por lá, dá pra aproveitar e desfrutar do fato do bairro ser uma das maiores produtoras de ostras do Brasil. Na maioria dos estabelecimentos você será servido de uma comida de qualidade, com mariscos, camarões, peixes e ostras fresquinhas e com o cenário perfeito para a orla que fica ainda mais charmosa no final de tarde.
LEIA MAIS: Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis: o que fazer, onde comer e mais
MELHORES RESTAURANTES DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
Freguesia Oyster Bar
São 18 anos de tradição, onde a ostra é a estrela principal. Leonardo Costa, dono do Grupo Freguesia e do restaurante, possui a maior fazenda marinha da região! Você pode comê-las bebendo de um bom vinho enquanto curte nas mesinhas de dentro, no deck ou na areia da praia. Vista para o mar com os veleiros no pôr do sol.
Rosso
O Rosso é um dos mais elegantes, com um menu bem Mediterrâneo. O polvo tem destaque que, inclusive, leva o nome da casa em um dos pratos, o Polvo Rosso, que acompanha arroz, pirão e farofa, que podem ser repetidos sem custo adicional. Mas você também vai encontrar outras variações interessantes, como o polvo com gengibre.
Fish and Co
O Fish and Co abriu suas portas em outubro de 2024 e entrega não só um ambiente sofisticado e harmonioso, como um cardápio único e autêntico, com inspirações asiáticas misturadas com a vantagem dos ingredientes frescos locais. A assinatura vem de Emerson Kim, que já trabalhou em menus do Black Sheep, Makoto, Nobu e Spicy Fish.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Mercadoteca Floripa
A Mercadoteca é pra agradar todos os gostos. Trata-se de um descolado mercado gastronômico localizado em Santa Monica, com cafés, bares, coworking e restaurantes que vão da pizza ao japonês e cervejas artesanais. Funciona tanto para uma parada estratégica para forrar o estômago, quanto para passar uma tarde gostosa provando um quitutes. De terça e sexta tem música ao vivo.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Aula de yoga no Madhya Studio
Nada mais justo que marcar uma prática de yoga para se conectar com a essência da Ilha da Magia, né? Nos dias de chuva, além de ajudar a aquecer o corpo, num estúdio de yoga a água cai lá fora e, dentro, a desaceleração acontece. O Madhya Studio, na Lagoa da Conceição, é inspirado na essência mística e espiritual de Bali e nas tradições de cura que abrangem sound healing, yoga, meditação e tantas outras práticas ancestrais em sessões avulsas ou pacotes mais estruturados, se for ficar na ilha por mais tempo.
O QUE FAZER EM FLORIPA COM CHUVA
Akitutes
Confeitaria tradicional, presente a mais de três décadas na beira-mar de Florianópolis, fica dentro de uma casinha de madeira, de inspiração holandesa e conta com um cardápio sem erros para os fãs de um bom docinho. Os grandes pedaços de bolo e tortas são os que mais saem, mas também tem cucas, brownies, bombons e mais. Para dar uma equilibrada no paladar, ainda é possível experimentar croissants caseiros, salgadinhos e mais.