Se você busca uma viagem descomplicada, cheia de opções e que agrada todos os públicos, os cruzeiros na Flórida precisam estar no seu radar.
O estado abrange portos modernos, voos acessíveis, clima tropical que amamos e cidades que entregam muito desde antes do embarque. Quer saber mais? Aqui respondemos as principais dúvidas sobre cruzeiros na Flórida, incluindo dicas de roteiros, portos de saída e mais.
ÍNDICE
- Principais portos de cruzeiros na Flórida
- Por que cruzeiros na Flórida são boas opções para brasileiros?
- Qual é a melhor época para cruzeiros em Miami?
- Tem cruzeiro do Brasil para Orlando?
- O que fazer na Flórida depois do cruzeiro
Principais portos de cruzeiros na Flórida
De Miami a Fort Lauderdale, Port Canaveral e Tampa, o estado reúne os principais terminais de cruzeiros do mundo.
PortMiami
É o maior porto de cruzeiros do mundo, sede de companhias como Royal Caribbean, Carnival e Norwegian. Moderno, eficiente e com infraestrutura invejável, além de estar super bem localizado.
Port Everglades
Everglades é o segundo porto mais movimentado da Flórida. Continua sendo bem localizado, com fácil acesso a partir do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale.
Port Canaveral
Fica próximo a Orlando, base para os cruzeiros da Disney e alguns outros roteiros diferenciados. É uma base interessante para quem quer combinar passeios da Disney e Universal com dias no navio.
Port Tampa Bay
O porto de Tampa está timidamente ocupando seu espaço no ramo. É menor que os outros, mas oferece rotas interessantes pelo Caribe Ocidental. Opção mais tranquila e prática para quem já está na região.
LEIA TAMBÉM: Cruzeiros saindo de Miami: quando ir, para onde viajar e mais dúvidas
Cruzeiro Caribe: descubra o paraíso navegando pelas ilhas mais deslumbrantes
Por que cruzeiros na Flórida são boas opções para brasileiros?
São vários fatores: o clima tropical, a hospitalidade calorosa, forte presença latina e um serviço que já está acostumado a atender e acolher o brasileiro. Digo isso porque, por exemplo, é comum encontrar serviços em português, produtos familiares nos mercados e até música brasileira rolando por lá. Dá um gostinho acolhedor de casa, mas num cenário completamente diferente.
VEJA MAIS: Os melhores destinos de cruzeiros ao redor do mundo
Como planejar um cruzeiro: 8 passos para uma viagem perfeita
Tipos de roteiros de cruzeiro saindo da Flórida
Praticamente todos os cruzeiros que saem da Flórida, seja de Miami, Fort Lauderdale, Orlando ou Tampa, incluem destinos no Caribe e nas Bahamas. Rotas pelo Caribe Ocidental costumam incluir paradas na Jamaica, Ilhas Cayman e Cozumel (México); já o Caribe Oriental leva a lugares como St. Maarten, St. Thomas e Porto Rico. As Bahamas, por sua vez, estão sempre presentes nos roteiros mais curtos, com direito a parada em ilhas privativas, como a Perfect Day at CocoCay da Royal Caribbean.
Bahamas e CocoCay: ideal para quem tem menos tempo. Inclui parada em ilhas paradisíacas com praias exclusivas e atividades aquáticas.
Caribe Ocidental: roteiros que passam por Cozumel, Jamaica e Haiti são ideais para quem busca cultura, aventura e paisagens tropicais.
Caribe Oriental: paradas em destinos como St. Thomas, St. Maarten e Porto Rico. Mais indicado para quem valoriza praias paradisíacas e compras duty free.
Transatlânticos ou cruzeiros mais longos: Perfeitos para quem tem mais tempo disponível e deseja explorar outros continentes, como Europa e América do Sul, com saída de Miami.
E tudo isso a bordo de alguns dos navios mais icônicos e inovadores da atualidade, como o Icon of the Seas, o Symphony of the Seas e o recém-lançado Utopia of the Seas, verdadeiras cidades flutuantes equipadas com o que há de mais sofisticado em entretenimento, gastronomia e conforto.
Qual é a melhor época para cruzeiros em Miami?
Geralmente, a melhor época para fazer cruzeiros em Miami é entre os meses de dezembro a abril; momento esse em que as temperaturas estão amenas, entre 20 e 28°C, para curtir o mar do Caribe sem o calor excessivo, além de estar fora da temporada de furacões, que acontece entre junho e novembro, o que reduz o risco de alterações de rota ou cancelamentos. Agora, se quer economizar, os meses de maio e setembro costumam ter mais promoções, com o contra que a viagem vai estar mais sujeita a chuvas e outras instabilidades climáticas.
LEIA MAIS: Temporada de furacões na Flórida: quando é, o que esperar e cuidados
Melhor época pra ir a Miami: mês a mês com clima, eventos e liquidações
Tem cruzeiro do Brasil para Orlando?
Não existem cruzeiros diretos do Brasil para Orlando, mas é possível combinar o trecho de avião com o navio e, quem sabe, até aproveitar para fazer uma dobradinha entre parques e o mar. A melhor opção é voar até a Flórida, curtir os parques temáticos de Orlando e, depois, embarcar em um cruzeiro saindo de Port Canaveral, o porto mais próximo da cidade, com rotas pelo Caribe e América Central.
O que fazer na Flórida depois do cruzeiro
A grande vantagem de embarcar em cruzeiros na Flórida é que sua viagem pode começar (ou terminar) com algumas das atrações mais famosas dos Estados Unidos.
- Em Miami, passeie por Wynwood, relaxe em South Beach, explore Little Havana ou aproveite os outlets;
- Em Orlando, a combinação com os parques da Disney e da Universal torna o roteiro perfeito para famílias;
- Em Tampa, visite o bairro histórico de Ybor City e conheça o parque de montanhas russas Busch Gardens;
- Em Fort Lauderdale, navegue pelos canais da cidade, apelidada de Veneza da América.