Como levar joias em viagens: regras, cuidados e quais peças levar na mala

Viajar com joias exige alguns cuidados. Afinal, ninguém quer abrir a mala e encontrar um emaranhado sem fim com risco de estragar as peças ou até perder alguma no meio da correria, né?

Para facilitar, reunimos aqui as principais dúvidas de como levar joias em viagens e algumas outras dicas essenciais em parceria com a Carol Juste Joias.

ÍNDICE

  1. Posso levar joias na bagagem de mão?
  2. Pode passar com joias no aeroporto?
  3. O que fazer para a bijuteria não marear?
  4. Como levar joias em viagens?
  5. Quais joias levar em viagens?

Posso levar joias na bagagem de mão?

Sim, inclusive, essa é a recomendação das companhias aéreas. Objetos de valor devem ser levados na cabine do avião, sob a responsabilidade do passageiro, principalmente aquelas de alto valor. 

Em tempo: agora, se a empresa requisitar que você despache a mala, peça para preencher a Declaração Especial de Valor (DEV), um documento  para declarar itens de alto valor na bagagem despachada, garantindo indenização maior em caso de extravio/dano. Ela deve ser solicitada de forma gratuita se a companhia for obrigada a despachar sua mala de mão; se negarem, filme o conteúdo.

Pode passar com joia no aeroporto?

Geralmente, os pontos de verificação da TSA (Transportation Security Administration) não incluem vistorias em cima de joias pequenas como alianças, anéis, brincos e pulseiras mais finas, portanto, podem ser usadas sem a necessidade de remover para passar no detector de metais. Contudo, peças mais volumosas ou em grande quantidade, podem acionar o scanner. Neste caso, talvez seja necessário removê-las para a inspeção. 

O que fazer para a bijuteria não marear?

As bijuterias são bem mais sensíveis à umidade, portanto, tudo que você puder fazer para evitar esse contato, maior será a vida útil do seu acessório. Por exemplo, evite sempre contato com água, suor, perfumes, cremes, prefira guardá-las em saquinhos separados uma a uma e, de preferência, com sílica, que suga a umidade, ou mesmo, use truques caseiros para garantir uma proteçãozinha extra, como aplicar base de unha em toda a peça. Ah, passe um pano de vez em quando, a poeira também escurece.

CRIE SUA PRÓPRIA JOIA

E por que não ter sua própria joia em ouro personalizada? Além de durar uma vida inteira, ela vai carregar consigo um significado único, seja um símbolo, formato, data, desenho… o que fizer sentido para você.

Cote sua joia com o atelier Carol Juste

Empresa mineira dedicada a criar joias com significado, produção artesanal, pedras naturais e design sob medida, materializando afetos, contando histórias e trazendo vida a ideias e sentimentos únicos.

Como levar joias em viagens?

SELEÇÃO ESPERTA

Na hora de viajar, de nada adianta empacotar um monte de acessório, sem ao menos pensar na utilidade de cada um. Assim como as roupas, seus anéis, colares e pulseiras devem ser pensados para todas as ocasiões previstas, evitando colocar um monte de peça e só acabar usando uma só, enquanto as outras ficam lá no fundo da mala.

GUARDE COM CUIDADO

E é aí que entramos no ponto principal se decidir levar suas joias nas viagens: transporte com cuidado e com os equipamentos adequados, seja um porta-joias, saquinhos individuais…Elas merecem e exigem atenção redobrada para não enroscarem, riscarem ou mesmo amassarem no transporte.

PORTA JOIAS

Existem modelos leves, acolchoados, revestidos em cetim, veludo e tecidos que evitam atrito direto, pensados justamente para proteger suas joias no transporte, além de facilitarem a visualização de todas, para que nenhuma seja negligenciada por esquecimento. Assim, você evita a formação de nós e mantém tudo em ordem.

Porta Joias Compacto

Estojo compacto para as minimalistas. Tem espaço para 6 anéis ou vários pares de brincos, nível superior com 3 ganchos para correntes, pulseiras, relógios, e nível inferior com 2 divisórias removíveis.

Porta Joias Organizadora

Modelo um pouco maior, com 5 ganchos para correntes e uma bolsinha para organizar os fios, mais de 20 espaços para brincos, 6 slots para anéis, além da divisória inferior para relógios, pulseiras, etc.

Estojo Porta-Joias

Feito em couro PU ecológico e impermeável, este porta-joias tem proteção antirriscos com forro interno aveludado, 3 bolsos individuais de veludo e elásticos laterais. Cabe na palma da mão e é super elegante e maleável.

LEIA MAIS: 14 organizadores de mala super úteis para a sua viagem
A bagagem de mão perfeita: veja o que não pode faltar na sua

Quais joias levar em viagens

COLARES PARA VIAJAR

Um bom e simples colar compõe os looks mais versáteis possíveis. Os mais delicados, com pontos de luz e cores sutís vão ajudar a iluminar o colo sem roubar a cena, e podem ser facilmente adaptáveis trocando pingentes e variando o estilo.

Corrente Veneziana

Disponível em três tamanhos, para combinar com o pingente que estiver afim e não tirar nunca.

Pingente Medalha com Inicial

Medalhinha com a inicial da sua preferência. Dá para fazer um mix ou mesmo usar sozinha.

Pingente Birthstone

Como um amuleto, a estrela guia é como um farol celestial que nos orienta em meio à escuridão.

BRINCOS PARA VIAJAR

Prefira os mais pequenos, delicados e leves. Eles são mais práticos, não pesam, combinam com qualquer look e evitam incômodo ao longo do dia, ao mesmo tempo que luminosidade e refinam o visual sem esforço.

Brinco Rococó

Toda mulher precisa de uma pérola pra chamar de sua. O brinco Rococó tem um estilo romântico e clássico.

Brinco Pérola Trevo

Uma joia delicada, perfeita para uso cotidiano ou para fazer composição com outros brincos, no segundo ou terceiro furo.

Brincos Earcuff

Para quem quer sair do óbvio sem perder o conforto. Tem um quê mais criativo e parece se ajustar ao formato da orelha.

ANÉIS PARA VIAJAR

Modelos minimalistas em formatos suaves são perfeitos para viajar: discretos, sofisticados e fáceis de fazer um combo entre si. Um com design mais orgânico, outro mais clássico, e pronto, você tem um conjunto para todas as ocasiões.

Anel Onda do Mar

Um clássico reinventado, com design fluído sem deixar de ser atemporal. Acredita-se que a pedra, Topázio Swiss, promova calma, serenidade e clareza mental.

Aparador Blossom

Pode ser usado sozinho, como aliança, ou em conjunto com outros anéis, como um aparador. O nome Blossom, que significa “flor”, reflete a inspiração da peça.

Anel Torcido

Um clássico bem feito, com estrutura retorcida e um Moissanite que vai trazer mais sofisticação para qualquer look que for compor. Traz modernidade e personalidade.

LEIA TAMBÉM: Seleção de joias curinga para levar nas viagens: brilho e praticidade
Joias inspiradas em destinos: leve cada viagem nas mãos

PLANEJANDO SUA VIAGEM

Melhores hotéis no Booking.com

BUSCAR
kindle-paperwhite

Compras com desconto na Amazon

BUSCAR
Porta passaporte com o documento, passagem e cartões de crédito

Proteja-se com seguro viagem

BUSCAR
bike-tour-bocas-del-toro

Agende passeios e compre ingressos

BUSCAR
Por Pietra Palma
@pietrapalma

É a viajante profissional e principal repórter do Carpe Mundi. Coleciona momentos e pedaços de seus caminhos pelo mundo através da escrita e em seus quase três anos de blog já escreveu mais de duas centenas de posts com dicas de viagens. Férias, feriados e finais de semana são sempre oportunidades para conhecer um novo lugar e exercitar a corrida, seu esporte preferido, além de acreditar que uma boa viagem tem o poder de reanimar a alma.

Deixe seu comentário aqui!