Do ciclista urbano aos trilheiros ou mesmo aqueles que se aventuram nas longas viagens, seja qual for seu perfil, ter uma boa bolsa para bike faz toda a diferença.
Mais do que praticidade, elas garantem conforto, segurança e organização na hora de levar seus itens essenciais, isso sem sobrecarregar os bolsos ou a mochila. E o melhor: existem diversos modelos, formatos e tamanhos para atender a todos. Tá na dúvida de qual é a melhor bolsa pra bike? Vem que a gente te ajuda.
LEIA TAMBÉM: 17 presentes para quem gosta de trilha, natureza e aventura
Mochila cargueira para viajar: como escolher e melhores modelos
ÍNDICE
- Por que comprar uma bolsa para bicicleta?
- Quais os tipos de bolsa para bike?
- Qual a diferença entre alforje e bolsa de bike?
- Vale mais a pena bolsa de guidão ou de selim
- Como escolher a melhor bolsa para bike?
- Qual é a capacidade ideal de uma bolsa para bicicleta?
- As melhores bolsas para bike
Por que comprar uma bolsa para bicicleta?
Nem sempre dá para levar tudo que você precisa nos bolsos ou na mochila sem comprometer a segurança e o conforto na bike. É aí que entram as bolsas para bike: pensadas para distribuir melhor o peso, proteger seus itens e tornar o transporte muito mais prático e otimizado. Além de estarem disponíveis em diversos formatos, materiais e designs para adequar-se às mais diferentes ocasiões, do dia a dia à trilha, é só escolher a melhor para você. Calma que vamos te ajudar!
Quais os tipos de bolsa para bike?
- Bolsa de selim: são modelos que ficam presos debaixo do banco, chamado de selim. Geralmente é mais usada pra levar os equipamentos de manutenção rápida da bike e outros itens menores.
- Bolsa de guidão: um modelo menor, prático e bem otimizado, usado principalmente para itens que você precisa de rápido acesso, como celular, snacks, óculos, ou mesmo para acoplar as garrafinhas.
- Bolsa de quadro: esse tipo de bolsa é acoplada no centro da bike, tem bom equilíbrio e também funciona bem para o fácil acesso de pequenos objetivos.
- Alforge: os modelos alforges são mais robustos e suportam maior carga, tornando-se ideal para viagens mais longas, pra carregar roupas e equipamentos. Ela é acoplada nas laterais da parte de trás do passageiro.
- Bolsa de garfo: as bolsas de garfo vão presas justamente nos garfos da bike, no pneu dianteiro, comprometendo menos espaço ou o equilibrio da bike. Por ficarem mais afastadas do corpo, não atrapalham o pedal em terrenos irregulares.
Qual a diferença entre alforje e bolsa de bike?
Na verdade, alforge é estilo de bolsa de bike. Ela se difere de outros modelos por oferecer maior capacidade de armazenamento, especialmente adequada para quem viaja e precisa de espaço para roupa e outros mantimentos. Isso, claro, não descarta a possibilidade de combinar ela com outros modelos, como as de selim ou guidão, tornando o sistema todo ainda mais funcional.
Vale mais a pena bolsa de guidão ou de selim?
Depende de ciclista para ciclista. A bolsa de selim é super discreta e às vezes até passa como elemento natural da bike, mas geralmente é usada apenas para coisinhas tipo ferramentas, kit de primeiros socorros, câmara extra… porque, para acessá-la, é necessário parar. Já a bolsa de guidão tem o acesso mais facilitado, podendo até mesmo abri-la com a bike em movimento pra beber água, comer um snack ou pegar o celular. De novo, na dúvida, você pode usar as duas para suas diferentes funções.
Como escolher a melhor bolsa para bike?
Capacidade
Em que momento você vai precisar da bike? para o dia a dia? fazer uma trilha? participar de corridas? analise as possibilidades para entender quais itens vai precisar carregar consigo. Abaixo destrinchamos melhor esse tópico.
Resistência à água
Não só vai garantir que seus pertences fiquem seguros em caso de chuva ou garoa, como também é útil contra aqueles respingos de sujeira do chão com mais eficiência. É quase que característica obrigatória na sua bolsa para bike.
Material de qualidade
Pense que essa vai ser uma bolsa que vai estar em constante atrito com o ambiente, seja pelo vento, água ou sujeiras. Pra isso, prefira tecidos resistentes, sustentáveis e de qualidade, para que não durem apenas algumas pedaladas.
VEJA MAIS: Capa de chuva para viajar: modelos à prova de vento, água e compactas
Qual é a capacidade ideal de uma bolsa para bicicleta?
- ATÉ 1 LITRO
Para itens pequenos e essenciais. Celular, chaves, pequenos reparos.
- DE 2 A 5L
Cabe bomba de ar, lanchinhos e uma troca de roupas leves.
- 10L OU MAIS:
Para viagens, trabalho ou bikepacking e com equipamento completo.
As melhores bolsas para bike
As melhores bolsas para bike combinam praticidade, durabilidade e conforto. E as bolsas da Fjällräven se destacam justamente por combinarem todos esses fatores, aliado ao seu design funcional, acabamento robusto, e estilo atemporal.
SOBRE A FJÄLLRÄVEN
Fajllraven vem do sueco, raposa ártica. Suas bolsas, mochilas, roupas e acessórios são conhecidas pela autenticidade que vem do simples, prático e eficiente. A marca teve seus primeiros passos em 1960, na pequena cidade de Örnsköldsvik, na Suécia, até por isso segue a padronagem sueca de produtos, que enfatiza a funcionalidade, a simplicidade e o minimalismo, que até reflete alguns dos valores culturais e sociais do país, como a conexão com a natureza, a qualidade de vida e a atenção aos detalhes, o que inclui o uso de materiais reciclados e orgânicos na linha de produção, além da criação de produtos que possam ser usados e amados por gerações e que inspirem as pessoas a passarem mais tempo ao ar livre.
USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA FJÄLLRÄVEN
Hoja Seatbag Black – Bolsa de Selim
Compacta e discreta, é ideal para carregar itens essenciais como ferramentas, câmara de ar ou um pequeno kit de primeiros socorros. Ela fica fixa embaixo do selim e conta com um design minimalista e resistente à água, como deve ser.
Hoja Top Tube Bag Black – Bolsa de Quadro
Ela fica acoplada ali sobre o quadro, que, para os leigos, é a barra que liga o guidão ao banco da bicicleta. É um daqueles exemplos de bolsa de bike que é interessante para levar objetos de fácil acesso, como o celular, snacks, carteira… Tem zíper com fácil abertura e tecido durável.
USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA FJÄLLRÄVEN
Hoja Frame Bag Black G – Bolsa de Quadro
Com maior capacidade de armazenamento, de 5L, ela é pensada para quem precisa de mais espaço sem recorrer a alforjes.Compacta e aerodinâmica, ela otimiza o espaço e centraliza o peso, para mais conforto e aerodinamismo, já que é acoplada por vários velcros no quadro da bicicleta, pra que não fique balançando. Este modelo grande conta com diversos bolsos internos em mesh, enquanto que placas plásticas nas partes superior e inferior mantêm a bolsa estruturada. O acesso é por zíper e super prático.
Hoja Frame Bag Black M – Bolsa de Quadro
Enquanto isso, o modelo médio oferece bom volume para carregar ferramentas, lanches, bomba de ar ou roupas leves, sendo uma escolha versátil para quem faz percursos médios ou longos. Funciona como a anterior, com acesso fácil e rápido por meio de uma grande abertura com zíper e bolsos em mesh, só a capacidade de armazenamento que é um pouco melhor, para até 3L.
USE O CUPOM ANNALAURA PARA 10% OFF NA FJÄLLRÄVEN
LEIA MAIS: Mochilas Fjällräven: tudo sobre a marca sueca que não para de crescer
Review Fjällräven Brasil: vale mesmo a pena?
Bolsas tiracolo e transversais para viajar: 8 modelos práticos, seguros e estilosos